Deus quer e pode vencer o mal?
Espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 15546 - Deus quer e pode vencer o mal?
Artigo visto 643




Visto: 643
Postado em: 11/11/19 às 22:58:16 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=15546
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Deus, com sua graça, nos capacita para que enfraqueçamos o mal na vida do mundo

O problema do mal está presente na realidade e nas perguntas do ser humano. Por que existe o mal? Porque Deus, que é amor e tudo pode, não evita o mal? Muitas vezes, olhando a história e a realidade somos impulsionados a pensar que o mal está vencendo. Mas essa é uma ilusão, porque na totalidade da vida, o mal sempre perde a batalha. O bem sempre vence a longo prazo. A sagrada escritura chega a afirmar que “nem a altura, nem a profundeza”, nada nos separará do amor. É sempre possível perceber que a vida tem sentido, que somos salvos, que a vida “pode ser eterna”. Mas, como perceber isso?

Percebemos isso a partir da fé. É bem mais difícil para alguém que não crê perceber que a vida e o bem sempre vencem. Isso porque, para alguns, a vida se resume em sofrimento e perdas. Em Jesus Cristo vemos a vitória de Deus sobre todos os poderes e dominações do mal. Vitória que já, em parte, podemos experimentar, mas não ainda de forma definitiva. O mal continuará acontecendo enquanto vivemos nesse mundo. Mas o que podemos ver é que quando uma pessoa vive na comunhão com o Deus amor, revelado em Jesus, embora o mal continue sendo inevitável, ele fica totalmente afetado pela dinâmica do bem, que harmoniza e dá sabor sempre novo a realidade. Se, por exemplo, alguém chega a me ferir maldosamente, posso perceber que a minha vida está envolvida por um amor que vai além dos ferimentos. Ninguém pode ferir o profundo de minha alma que confia e está em comunhão com Deus. Se acontecer uma tragédia grave que me faça perder pessoas que amo, posso entregá-las na comunhão de Deus, e esperar confiante um reencontro na vida definitiva. Diante disso, poderei perceber que o mal continuará inevitável, porque sofremos com tudo isso, mas as respostas que posso encontrar no amor de Deus vão enfraquecendo a força destruidora do mal em mim.

A vida é um caminho de permanente aprendizagem. A fé cristã, além de assumir essa verdade, me ajuda a aceitar aquilo que é negativo, como matéria possível para o crescimento rumo à plenitude definitiva. Não é um conformismo diante da vida e do sofrimento. É sim, percepção da dureza da realidade e ao mesmo tempo confiança plena no bem e na sua força definitiva. Com Paulo afirmamos: “Onde abundou o pecado superabundou a graça” (Rm 5, 20).

Se a realidade é sempre difícil e o mal é algo inevitável, podemos dizer que a nossa atitude mais verdadeira é lutar e trabalhar contra o mal. Deus, com sua graça, nos capacita para que enfraqueçamos o mal na vida do mundo. Ele também está trabalhando continuamente no esforço de amenizar o mal do mundo, muito embora, como dissemos, no mundo sempre existirá o peso do mal, porque o mundo criado é finito e limitado. Assim, tudo o que se opõe ao bem do ser humano, como falta de pão, de água, de liberdade, ausência de esperança, escassez de recursos para a dignidade, falta de escola, más condições de trabalho e moradia, tudo deve ser combatido porque se opõe a Deus. A atividade de Deus e do ser humano de bem se opõe a tudo isso. Se sabemos pela fé que a ressurreição de Jesus vem dar uma resposta definitiva, dizendo que a plenitude nos espera, então tudo o que prejudica o ser humano, quer material, quer espiritual, se opõe ao plano de Deus.


Fonte: www.aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.699.677
Visitas Únicas Hoje: 1.004
Usuários Online: 237