espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 15532 - A capela decorada com 5.000 ossos humanos e sua útil recordação
Artigo visto 1652




Visto: 1652
Postado em: 01/11/19 às 23:39:37 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=15532
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Frades franciscanos ergueram paredes inteiras de caveiras e ossos para nos lembrar da inevitabilidade da morte

Muitas igrejas medievais guardam coleções assustadoras de ossos, também conhecidos como “ossários”, do latim “ossum” (osso). Mas talvez nenhuma possa rivalizar com a decoração da Capela dos Ossos, uma pequena capela na cidade portuguesa de Évora, adornada com 5.000 ossos.

Localizada Igreja de São Francisco, a Capela dos Ossos foi criada no século 16, depois que os cemitérios locais estavam ficando sem espaço para enterrar cadáveres.

Em vez de simplesmente encontrar um novo cemitério para os crentes que partiram, os frades franciscanos que dirigiam a Igreja de São Francisco decidiram criar um projeto misterioso destinado a lembrar aos visitantes a inevitabilidade da morte.

Os visitantes que entram na capela estão literalmente cercados de ossos: linhas de caveiras decoram as paredes, enquanto uma mistura de ossos de braços e pernas formam as colunas. E, de fato, ossos são o foco da frase gravada no topo da entrada de mármore da caverna: “Nós ossos que estamos aqui, pelos vossos esperamos”.

Para entender a intenção dos frades franciscanos, é útil examinar a história de Évora. Durante o século XVI, a cidade estava passando por um período de imenso crescimento, graças ao estabelecimento de rotas comerciais com colônias portuguesas na América do Sul. Muitos cidadãos locais ficaram subitamente mais interessados ​​em riqueza do que em fé.

Por esse motivo, os frades franciscanos decidiram criar um lugar que pudesse convidar as pessoas a refletir sobre a inevitabilidade da morte e suas implicações para o nosso comportamento como católicos durante a vida.


Fonte: www.aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.854.468
Visitas Únicas Hoje: 924
Usuários Online: 483