espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 15168 - 16 lindas representações de Maria na arte
Artigo visto 2839




Visto: 2839
Postado em: 13/01/19 às 00:06:10 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=15168
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Um belíssimo arranjo de eternas imagens – clássicas e modernas – para honrar a Virgem Maria

No mundo inteiro os cristãos louvam e recordam a Virgem Maria rezando terços e rosários. Apresentamos 16 representações belíssimas – clássicas e modernas – que nos lembram o grandioso significado de Maria. 

 

ÍCONE AGIOSORITISSA (MÃE DE DEUS), ARTISTA DESCONHECIDO: Ícones são janelas para o céu e um lembrete de que aqueles que morreram ainda estão entre nós. Este lindo ícone, pintado no século 7, é uma das mais antigas imagens conhecidas de Maria. Muito poucos ícones deste período permaneceram.

--

VIRGEM MARIA, POR EL GRECO: El Greco pinta Maria aqui de uma forma que permite sua alma brilhar a partir da imagem. A coloração é sutil, mas luminosa, e, embora Maria pareça apreensiva, ela também está radiante.

--

ANUNCIAÇÃO A VIRGEM MARIA, POR FRA ANGELICO: Maria – pintada aqui por Fra Angelico, monge do século 15 – é frequentemente retratada segurando uma Bíblia. De certa forma, ao estudar as Escrituras, Maria conhecia e amava seu filho antes que ele fosse concebido.

--

NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO, ÍCONE BIZANTINO (QUE SE ACREDITA SER DO SÉCULO 13 OU 14): A lenda por trás deste ícone bizantino diz que é uma cópia de um original perdido pintado pelo próprio São Lucas. A tradição conta que esta cena retrata o momento em que Jesus acordou de um sonho ruim e Maria o confortou. Durante séculos os cristãos têm se voltado para Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para pedir a intercessão de Maria.

--

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE:  Esta imagem historicamente significativa e famosa de Maria nunca deixa de surpreender os espectadores, especialmente quando se olha para o original na Cidade do México. Quando milagrosamente apareceu no manto de um camponês chamado Juan Diego, em 1531, a imagem tornou-se um sinal de amor de Maria para a humanidade.

--

VIRGEM MARIA, POR FILIPPO LIPPI (MEADOS DO SÉCULO 15): As Escrituras dizem que Maria ponderou as palavras e ações de Jesus em seu coração. Maria, sempre em oração e calma, considerava que Deus estava em ação em sua vida e no mundo.

--

MAMENTAÇÃO DE CRISTO, ARTISTA DESCONHECIDO: Uma das muitas imagens históricas de Maria amamentando Jesus, esta descreve a beleza do corpo humano e a proximidade de uma mãe com seu filho na mais fundamental das interações humanas.

--

VIRGEM MARIA AFRICANA, ARTISTA DESCONHECIDO: Esta bela representação de uma Virgem Maria Africana, com cores vibrantes e de forma estilizada, é uma reminiscência de um ícone na sua formalidade, e transmite o tenro protecionismo de uma mãe por seu filho.

--

CABEÇA DA VIRGEM (HEAD OF THE VIRGIN), DE LEONARDO DA VINCI: Esta imagem mostra quão magistral Leonardo estava em seu ofício. O perfil da Virgem é sereno e é descrito como possuindo “beleza mágica”. É difícil não notar o amor em seus olhos.

--

VIRGEM MARIA AFRICANA, POR HENNIE NIEMANN JNR: Pintada pelo artista sul-africano Hennie Niemann Jnr, a criatividade e o uso da cor nesta pintura revelam Maria como nunca vimos antes. Serena e bonita, ela aparece sem idade.

--

VIRGEM MARIA, POR FRANCESCO FRANCIA, CERCA DE 1450: Francia pintou a Virgem aqui com tal delicadeza que supostamente o povo de Veneza, quando viu a nova e viva beleza, correu imediatamente para vê-la, pensando que nunca seria possível melhorá-la.

--

VIRGEM MARIA, POR JAN VAN EYCK (DO GHENT ALTARPIECE, 1432): Esta imagem é um painel de uma coleção de pinturas criadas em um altar de uma igreja. Durante a Segunda Guerra Mundial, a pintura foi roubada e recuperada posteriormente pelos Monuments Men. Van Eyck, o artista, trabalhou com um novo tipo de tinta feita de óleos e os usou para obter uma saturação da cor que é incomparável.

--

COROAÇÃO DA VIRGEM, POR EL GRECO: A luminosidade típica de El Greco brilha nesta cena de coroação. Lá embaixo, os discípulos estão reunidos olhando com espanto para a celeste Rainha – a Virgem Maria sendo coroada Rainha do Céu pelas três pessoas da Trindade.

--

THEOTOKOS (MÃE DE DEUS), POR ANN MARIE CAMPBELL: Theotokos significa “Deus-portador”, um título dado a Maria, que deu à luz o filho de Deus. A artista Ann Marie Campbell fez sua própria tinta usando gemas de ovo e pigmentos em pó de todo o mundo e adicionou 23 quilates de ouro e cristais Swarovski para este belo ícone, que segundo ela está entre os seus favoritos pessoais.

--

LA VIRGEN DE LA LECHE, DE LUIS DE MORALES: Neste retrato do artista espanhol do século 16 conhecido como “El Divino”, o menino Jesus puxa o véu de sua mãe e agarra em seu peito. A pintura nos lembra a maternidade de Maria. Como qualquer bebê, Jesus era totalmente dependente de sua mãe para sua vida e sustento.

--

MADONNA OF THE MAGNIFICAT, POR SANDRO BOTTICELLI (CERCA DE 1445): O título da pintura de Botticelli alude ao Magnificat, uma oração de agradecimento que Maria oferece a Deus. A Mãe de Deus é descrita aqui sendo coroada com estrelas brilhantes, uma alusão a um dos seus títulos tradicionais, “Stella”, que significa “estrela”.


Fonte: www.aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.826.192
Visitas Únicas Hoje: 581
Usuários Online: 486