espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 14637 - Como um jornalista ateu virou cristão depois de tentar “desmascarar” o Cristianismo
Artigo visto 2593




Visto: 2593
Postado em: 10/03/17 às 19:11:26 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=14637
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


As pesquisas do jornalista deram origem a um livro e a um filme que defendem a fé cristã

Decidido a argumentar contra a mensagem cristã, o jornalista Lee Strobel converteu-se graças às suas pesquisas. Seu best-seller “Em Defesa de Cristo” foi adaptado e virou um filme nos Estados Unidos, como informa a revista Pro.

Lee Strobel foi jornalista durante muitos anos. Trabalhou 14 anos para o Chicago Tribune e recebeu  muitos prêmios por suas reportagens. Quando sua mulher se tornou cristã, ele buscou contradizer com força o Cristianismo, usando as ferramentas do jornalismo e da investigação próprias da justiça americana.

Assim, em 1980, começou a entrevistar numerosos teólogos, com o objetivo de rebatê-los. Mas o que aconteceu foi o contrário: foram eles que o convenceram de tal forma que o jornalista decidiu fazer de seu livro uma obra de testemunho.

Strobel escreveu, então, livros que buscam defender o Cristianismo e mostrar sua credibilidade. É um gênero muito antigo chamado de “apologética”, indispensável para mostrar aos que estão longe dos ensinamentos de Cristo o os fundamentos que são válidos em qualquer época.

Entre a fé e a razão

Como explica Lee Strobel, o livro mostra a incrível quantidade de informações exatas sobre as quais o cristão pode se debruçar para afirmar sua fé, mas também assegurar sua inteligência – que não tem nada de contraditório com as exigências mais fortes da racionalidade e da fé cristã.

É o que João Paulo II afirmava em sua Encíclica Fides et Ratio: “A fé e a razão são como as asas com as quais o espírito humano se eleva a partir da contemplação da verdade. Deus pôs no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, definitivamente, de conhecê-Lo para que, conhecendo-o e amando-o, possa alcançar também a plena verdade sobre si mesmo”.

Neste sentido, um livro escrito pelo filósofo católico francês, Frédéric Guillaud,  demonstra que a fé cristã mais católica e mais fiel aos ensinamentos da Igreja é também a mais respeitosa para com a razão humana universal. O nome do livro é “Catholix Reloaded – Ensaio sobre a verdade do Cristianismo”. Nele, o autor mostra até que ponto são falsas as concepções que  permanecem na superfície (o politicamente correto) e com as  quais tentam nos convencer de que a fé cristã seria contrária à razão. Não há que se temer, portanto, a razão: ela nos levará a Cristo, se fizermos o esforço de abrirmos integralmente nossos corações à contemplação da verdade. 


Fonte: www.aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.853.899
Visitas Únicas Hoje: 355
Usuários Online: 409