espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 11574 - Circuncisão judia é questionada pelo “Conselho da Europa”. Laicismo!
Artigo visto 2609




Visto: 2609
Postado em: 12/10/13 às 09:22:29 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=11574
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


O ministério israelense de Exteriores tem expressado sua oposição frontal à resolução aprovada pela Assembléia Parlamentar do Conselho da Europa que insta aos Estados membros a regular a prática da circuncisão, de forma que esta não se possa praticar em meninos pequenos.

Em sua resolução, instava aos países a “iniciar um debate público, incluído o diálogo intercultural e inter-religioso, encaminhado a atingir um amplo consenso sobre os direitos do menino à proteção contra violações da integridade física de acordo com as normas de Direitos Humanos” e de “adotar disposições jurídicas específicas para garantir que certas operações e práticas não se levem a cabo antes de que um menino seja o suficientemente maior como para ser consultado”.

O Conselho debateu e aprovou a resolução sobre a base de um relatório da Comissão de Assuntos Sociais, Saúde e Desenvolvimento Sustentável liderado pela alemã Rupprecht. A resolução foi aprovada por uma votação de 78 a favor e 13 na contramão, com 15 abstenções.Nela, se pede aos Estados que “definam com clareza as condições médicas, sanitárias e de outra índole que têm de garantir as práticas como a circuncisão não medicamente justificadas dos meninos pequenos”.As práticas cobertas pela resolução incluem a mutilação de genitais femininos, a circuncisão dos varões jovens por motivos religiosos, as primeiras intervenções médicas infantis no caso dos meninos inter-sexuales, os castigos corporais e a submisão ou a coerção dos meninos com piercings, tatuagens ou a cirurgia plástica.

ISRAEL ADVERTE TENDÊNCIAS RACISTAS

Não se fez esperar demasiado a reação de Israel, que através do ministério de exteriores, tem expressado seu estupor ante o que considera um “ataque intolerável” às tradições religiosas, advertindo ademais que a norma promove “o ódio e as tendências racistas”.

Em um comunicado, o departamento de Exteriores instou ao Conselho da Europa a “revogar imediatamente” essa resolução antes de destacar que a circuncisão dos meninos varões é “uma antiga tradição religiosa do judaísmo e o islã”, além de “algo habitual também em alguns círculos cristãos”.

“Qualquer comparação desta tradição com a prática bárbara e censurável da mutilação genital feminina supõe uma terrível ignorância, no melhor dos casos, ou difamação e ódio anti-religioso, no pior”.

Segundo o Ministério israelense de Exteriores, os argumentos que asseguram que a circuncisão fere a saúde e o corpo dos meninos “são falsos” e “não se baseiam em evidência científica alguma”. pelo contrário -acrescenta- um documento oficial da Academia Americana de Pediatria publicado em agosto de 2012 mostra os benefícios para a saúde que implica a circuncisão dos varões recém nascidos.

O departamento israelense afirma que a resolução do Conselho dá a Europa “constitui por isso um intolerável ataque, tanto à respeitável e antiga tradição religiosa que está na base da cultura européia, como à ciência médica moderna e seus achados”.

“Esta é uma antiga tradição de duas grandes religiões, o judaísmo e o Islã, e também é comum em alguns círculos cristãos”, especificou finalmente o Ministério israelense.


Fonte: http://blog.comshalom.org/carmadelio



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.853.458
Visitas Únicas Hoje: 1.782
Usuários Online: 455