espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 11424 - Mosteiro de Santa Catarina, no deserto do sinai, fechado à visitação por medo de atentados islâmicos.
Artigo visto 3064




Visto: 3064
Postado em: 11/09/13 às 22:26:33 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=11424
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


O Mosteiro de Santa Catarina, construído no deserto do Sinai, no Egito, permanece fechado à visitação por determinação das autoridades de segurança, que temem novos atentados jihadistas contra objetivos cristãos.

O fato foi revelado por uma reportagem do site ‘Al Monitor’, que traz informações sobre o Oriente Médio, e publicada pelo Vatican Insider. O Mosteiro é uma das metas privilegiadas de peregrinações cristãs no Egito.
 
Desde o início da crise no Cairo, as peregrinações haviam tirado do programa os itinerários do Sinai, transformada numa das zonas de maior risco, devido à violência de islâmicos radicais. Há pouco, chegou uma determinação das autoridades de segurança para que os monges mantenham o local fechado. 
 
“Após os ataques às Igrejas ocorrido nas últimas semanas – contou ao ‘Al Monitor’ Padre Paolo, um dos monges que vive no local – recebemos das autoridades de segurança a ordem para fechar as portas aos visitantes. Temos mais tempo para rezar e para o nosso trabalho – observa – mas estamos vivendo uma grave crise financeira: não conseguimos mais sustentar as dezenas de famílias que habitualmente ajudávamos”.
 
O site explica que o governo egípcio não deu nenhuma comunicação oficial sobre o pedido de fechamento. A origem da decisão teria sido uma tentativa de sequestro de um monge e a crescente preocupação com um possível ataque ao complexo. Há semanas, no Sinai, acontecem quase que diariamente confrontos entre o exército egípcio e grupos jhihadistas. Na parte setentrional da Península, em El Arish, no início de julho, foi morto o sacerdote copta Padre Mina Aboud.
 
O fechamento do Mosteiro de Santa Catarina aos fiéis é um novo símbolo evidente do sofrimento dos cristãos no Oriente Médio. Neste lugar, onde segundo a tradição Moisés falou com Deus na Sarça Ardente, foi mandado construir uma capela, no século IV, por desejo da Imperatriz Helena. O Mosteiro, por sua vez, foi construído no século VI por ordem do Imperador Justiniano, que o circundou com altos muros, o que permitiu que sobrevivesse por séculos como o mais antigo mosteiro cristão do mundo. Era considerado também um local privilegiado da convivência entre cristãos e muçulmanos. A sua biblioteca guarda um escrito de Maomé que concordava na proteção do mosteiro, sendo aqui acolhido e protegido dos inimigos.
 
A relevância do local fez com que João Paulo II iniciasse aqui, em fevereiro de 2000, a sua peregrinação jubilar pelos Lugares da Salvação. Seguindo seu exemplo, nestes últimos anos milhares de peregrinos cristãos incluíram o Sinai nos roteiros de viagens, para alegria das populações de beduínos que vivem no vilarejo que se encontra próximo ao Mosteiro.

 


Fonte: http://blog.comshalom.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.852.844
Visitas Únicas Hoje: 1.168
Usuários Online: 322