Postado em: 06/09/09 às 21:49:00 por: James
Categoria: Anjos de Deus
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=38&id=2988
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Anjos de Deus
Em hebraico, gabrî 'êl quer dizer: "Homem de Deus" ou "Deus se mostrou forte" ou, ainda, "força de Deus".
Já no Antigo Testamento esse Arcanjo aparece a Daniel. Depois da visão que este profeta teve sobre os impérios dos persas e gregos, e procurava entendê-la, aparece-lhe São Gabriel.
E o faz com tanta majestade e esplendor, que quando ele chegou, caí espavorido com o rosto por terra" – confessa Daniel.
Depois que o Arcanjo lhe explica o significado da visão e desaparece, afirma Daniel: "perdi as forças e fiquei doente alguns dias" (Dan 8, 15ss).
Pouco tempo depois São Gabriel aparece-lhe novamente para lhe revelar o tempo preciso da vinda do Messias (Dan 9,19ss).
Chegada a plenitude dos tempos, o próprio Arcanjo aparece a Zacarias (pai do Precursor, São João Batista), dizendo-lhe: "Eu sou Gabriel que assisto diante (do trono) de Deus" (Lc 1,29). O que leva a crer que se trata mesmo de um dos primeiros espíritos angélicos.
São Gabriel, o Anjo da Encarnação, é considerado igualmente como o Anjo da Consolação e da Misericórdia; mas, de acordo com o significado de seu próprio nome, representa o poder de Deus.
É por isso que as Escrituras, ao referir se a ele, utilizam expressões como poder, força, grande, poderoso (cf. Dan 8- 10).
A tradição judaica atribuía a esse glorioso Arcanjo a destruição de Sodoma (cf. Gen 19, 1 – 29), bem como o ter marcado com um Tau* a fronte dos eleitos (Ez 9, 4); e o apresentava como o Anjo do Julgamento Final*.
A tradição cristã vê nele o Anjo que apareceu aos pastores para anunciar o nascimento do Salvador (Lc 2, 8- 14), e a São José, em sonhos, para explicar a concepção virginal de Maria Santíssima (Mt 1, 20). Teria sido ele também quem confortara Jesus em sua agonia no Horto (cf. Hino de Laudes* do dia 24 de março).