espacojames



Página Inicial
Listar Devoção




Artigo N.º 1586 - Devoção a Nossa Senhora da Anunciação
Artigo visto 4792




Visto: 4792
Postado em: 13/05/09 às 12:08:26 por: James
Categoria: Devoção
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=36&id=1586
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Devoção


Origem do título

Se a invocação de Nossa Senhora da Anunciação só apareceu quando títulos foram dados a Nossa Senhora, a Anunciação do Anjo a Maria, de que Ela fora escolhida para Mãe do Salvador, marca o começo de um mundo novo, na aurora dos tempos cristãos. Foi o seu Fiat "faça-se em mim, segundo a tua palavra" que realizou o incompreensível mistério da Encarnação do Verbo. O Filho de Deus fez-se um de nós e veio habitar connosco. No Evangelho de S. Lucas 1, 26-38 poderemos ler e meditar esta página que descreve a Anunciação de Gabriel a Nossa Senhora e a entrada do Verbo feito carne, no mundo dos homens.





A Festa

A festa da Anunciação é antiquíssima e foi sempre considerada das maiores.

No tempo de Santo Agostinho, como ele próprio declara, já estava fixada no dia 25 de Março.

O décimo concílio de Toledo (656) chama à solenidade deste dia " a Festa por excelência da Mãe de Deus, a grande Festa da Virgem".

Porque esta alegre solenidade coincidia com o tempo da Paixão, a igreja de Toledo fixou-a em 18 de Dezembro e a de Milão no domingo anterior ao Natal. Mas como a igreja Romana a restituisse no século IX ao seu próprio dia, foi pelas outras imitada. E, por ser celebrada em Março, há quem atribua a Nossa Senhora da Anunciação o título de Nossa Senhora de Março.

O toque das Avé-Marias

A devoção a Nossa Senhora da Anunciação levou muitas ordens religiosas a honrarem-se com o distintivo da Anunciação de Maria e o mesmo espírito de devoção levou o papa Urbano II a ordenar em 1095, que por três vezes ao dia, pela manhã, ao meio dia e à noite, se tocassem os sinos para lembrar aos fieis a reza das "Ave-Marias". Ainda hoje o toque das A.M. se faz em muitos lugares. Já Sto. Antonio pregava a devoção das "Três Ave-Marias", mas ela tomou maior incremento quando a própria Virgem a aconselhou Sta. Matilde (1241-1297), para obter a graça de uma boa morte. S. Leonardo, grande pregador missionário e Santo Afonso Maria de Ligório foram apóstolos ardorosos desta devoção, que também o Santo Cura d'Ars propagou para restaurar a vida cristã da sua freguesia.

A Anunciação de Maria é um dos temas mais abordados na pintura do Renascimento e tomou impulso após as visões de Santa Brígida, no século XIV, quando, segundo a tradição, Nossa Senhora lhe apareceu e narrou-lhe as principais cenas do nascimento de Cristo.

Do livro "Nossa Senhora na história e devoção do povo português" de P. José do Vale Carcalheira




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.854.808
Visitas Únicas Hoje: 1.264
Usuários Online: 393