espacojames



Página Inicial
Listar Devoção




Artigo N.º 10035 - Poderosa QUARESMA DE SÃO MIGUEL - Introdução, História e Orações - Completo
Artigo visto 13642




Visto: 13642
Postado em: 15/08/12 às 08:30:26 por: James
Categoria: Devoção
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=36&id=10035
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Devoção


Enviado por email ao espacojames: Mônica Rivaroli de Morais


Paz,
Gostaria de partilhar com vocês material e a devoção.


Por primeiro, o conteúdo, sobre a DEVOÇÃO AOS SANTOS ANJOS E ARCANJOS, cuja devoção é reconhecida pela Igreja e conteúdo embasado em literatura Católica. Segundo, muitos depoimentos, que chegam das pessoas que adotaram a devoção e se propuseram a fazê-la, nos anos anteriores,

Vou relatar algumas, citando as situações, que as pessoas testemunharam e me autorizaram contar, a maioria de nossa comunidade.

  • Sequestro planejado contra os filhos, que foi mal sucedido e desarticulado,
  • Um filho que sofreu acidente de transito, por infelicidade eram marginais perigosos que bateram no carro e partiram para cima da vitima, mas um segurança indo embora após o trabalho assistiu a cena e relata que não entende como o moço não morreu, pois iam com tanta força contra o rapaz, mas tinha algo que desviava os golpes;
  • Curas de doenças espirituais,
  • Restauração do ambiente e das relações familiares entre pais, filhos, cônjuges.
  • Solução de dificuldades de ordem financeiras e judiciais;


--


COGRAÇÃO DA FAMÍLIA

QUARESMA DE SÃO MIGUEL 2.012 - PARÓQUIA SÃO MIGUEL ARCANJO
Festa dos Arcanjos São Miguel, São Rafael e São Gabriel.

Início da Quaresma: 15 de agosto a 29 de setembro

 


Eis que mandarei um anjo a sua frente, pra que te oriente, guarde o coração. Ele não te deixará sozinho, te abrirá caminho e teus pés jamais vacilarão. “Ouve sua voz dá-lhe atenção...” Êxodo 23, 20-22ª.

Esses três arcanjos representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são seus "mensageiros dos decretos divinos" aqui na terra.

 


Miguel, que significa "ninguém é como Deus", ou "semelhança de Deus", é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Sagrada Escritura, que narramos na sua página. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja.

São Miguel, o Arcanjo de Deus na batalha contra Lúcifer e os anjos rebeldes (Apoc 12,7-8), é o primeiro Anjo honrado pelos fiéis, honrado como "o príncipe da milícia celeste".


A São Miguel atribuem-se três funções:

1. A de guiar e conduzir as almas ao céu, depois de tê-las pesado na balança da justiça divina;

2. De defender a Igreja e o povo cristão;

3. De presidir no céu o culto de adoração a S.S. Trindade e oferecer a Deus as orações dos Santos e dos fiéis.

 


Gabriel significa "Deus é meu protetor" ou "homem de Deus". É o arcanjo anunciador, por excelência, das revelações de Deus e é, talvez, aquele que esteve perto de Jesus na agonia entre as oliveiras. Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones, comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias. Na sua página, descrevemos com detalhes as suas aparições citadas na Bíblia. Além da missão mais importante e jamais dada a uma criatura, que o Senhor confiou a ele: o anúncio da encarnação do Filho de Deus. Motivo que o fez ser venerado, até mesmo no islamismo.

 



Rafael, cujo significado é "Deus te cura" ou "cura de Deus", teve a função de acompanhar o jovem Tobias, personagem central do livro Tobit, no Antigo Testamento, em sua viagem, como seu segurança e guia. Foi o único que habitou entre nós, passagem que pode ser lida na página dedicada a ele. Guardião da saúde e da cura física e espiritual é considerado, também, o chefe da ordem das virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escoteiros, dos casados e famílias.

 

 

 

A Igreja Católica considera esses três arcanjos poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo. Durante as atribulações do cotidiano, eles costumam aconselhar-nos e auxiliar, além, é claro, de levar as nossas orações ao Senhor, trazendo as mensagens da Providência Divina. Preste atenção ouça e não deixe de rezar para eles.



SÃO MIGUEL ARCANJO


Esta devoção deve-se a São Francisco de Assis. São Miguel Arcanjo, Quem como Deus?

Que sempre fazia orações especiais a São Miguel, quarenta dias antes da festa do Arcanjo. Foi difundida através dos seus discípulos que o imitavam nessa devoção e recebiam graças. E até hoje, temos esse belíssimo costume de consagrar nossas vidas a São Miguel. São Francisco que era devoto do Arcanjo sentia o desejo de experimentar no corpo e na alma a Paixão de Cristo sua dor e também o imenso amor por se entregar ao imenso sofrimento por nós.

No ano de 1224, realizou a primeira quaresma de jejum e oração no Monte Alverne, local deserto, distante, próprio para oração. São Francisco disse: "Para honra de Deus, da bem-aventurada Virgem Maria e de São Miguel, príncipe dos anjos e das almas, quero fazer aqui uma quaresma".

No dia 17 de setembro, durante a quaresma, enquanto estava em oração, teve a visão de um serafim, o qual logo se aproximou, este tinha seis asas de fogo, e também estava crucificado, mãos e pés estendidos e amarrados numa cruz. Duas asas elevavam-se por cima de sua cabeça, duas outras estavam abertas para o voo, as duas últimas cobriam-lhe o corpo. E através desta visão Francisco pode compreender melhor o verdadeiro sentido da Paixão. Quando chegou a Festa em honra a São Miguel, Francisco desceu o Monte Alverner, este trazia nos pés e mãos os estigmas de Jesus, e como se achava indigno de se tornar igual a Jesus que ficou em total jejum, no final daqueles dias bebeu água e comeu um pedaço de pão.


A Quaresma de São Miguel Arcanjo tem sua origem com São Francisco de Assis. Abrasado por um profundo e devoto amor pelos mistérios da Santa Liturgia da Igreja e desejoso por viver intensamente cada um deles, o Seráfico Santo dividiu, por assim dizer, o calendário litúrgico em cinco grandes quaresmas:

 

  • A grande Quaresma (que é a quaresma oficial da Igreja);
  • A quaresma do Advento;
  • A quaresma da Epifania ou “Bendita”;
  • A quaresma que ia da festa dos Apóstolos Pedro e Paulo até a Assunção.
  • A quaresma de São Miguel


Durante toda a quaresma o Santo se dedicava a meditação daqueles aspectos escatológicos da vida de Nosso Senhor, sobretudo o seu reinado na Jerusalém Celeste habitada pelos Santos, pelos Anjos e ornada com o fulgor da Virgem Maria. Para São Francisco esse período era marcado por um forte combate espiritual contra as forças ocultas do mal. Por isso é que ele tinha uma especial veneração pelos Anjos, nossos auxiliadores nesse combate, sobretudo por São Miguel Arcanjo. Tanto essa quaresma, como também as outras, eram tempos dedicados à conversão, a penitência, a mortificação, ao silêncio e ao desapego das coisas materiais. É aqui justamente que se encontra o real sentido das quaresmas vividas por São Francisco. De nada valeria a prática externa da piedade se ela não viesse acompanhada das práticas colocadas acima. É uma característica própria da espiritualidade de São Francisco. Ele nem sequer obrigou ou aconselhou que seus irmãos a fizessem. Iniciava no dia da Assunção de Nossa Senhora e encerrava-a na festa dedicada ao Glorioso Arcanjo.


Somos chamados nessa quaresma a travar o combate espiritual usando das armas que o Seráfico Santo usou para derrotar a ardil Inimigo, como por exemplo: 

1) A arma da oração e do Jejum. recomendada por Nosso Senhor (Mt1 7,20b) e também pelo Santo (RNB 3,1).

2) A arma do despojamento. “Irmãos, para os servos de Deus o dinheiro é apenas o diabo e uma cobra venenosa” (2Cel 68; LM 7,5).

3) A arma da constância. “Espíritos malignos e perversos, atormentai-me quanto puderes, pois nunca podereis mais do que aquilo que vos concede a mão do Senhor. De minha parte estou disposto a sofrer com sumo gozo quanto queira Ele consentir-vos” (LM 10,3). São Boaventura diz que “os demônios não podendo suportar tão admirável constância, fugiram cobertos de confusão” (ibid.).

4) A arma da obediência. Francisco a usa para libertar uma alma atormentada; “Ordeno-te em virtude da obediência, espírito imundo, sai dela. E a deixou imediatamente, sem lesão alguma, retirando-se muito indignado” (1Cel 70).

5) A arma da alegria. “Os demônios não conseguem fazer mal ao servidor de Cristo quando o veem transbordante de santa alegria” (2Cel 125; LP 96 e 97).


Levantai-vos Soldados de Cristo! O Arcanjo Miguel já está com a “espada desembainhada na mão” (Js 5,13) para combater ao vosso lado. Não há o que temer, pois o Chefe do Exército do Senhor (Js 5,14) vai à frente. Assim como na batalha do céu, o Inimigo e seu séquito não prevalecerão (Ap12, 8).

Não importa o tamanho da invertida do Inimigo “Non valuerunt!” (não prevalecerá!).

Não importa o tamanho do seu poder. “Non valuerunt!”.

Mesmo que alguns sucumbam no combate. “Non valuerunt!”.


--


OS PAPAS

O que falaram os Papas: Sua Santidade, Pio X, disse em 18 de setembro de 1903: "DEUS, na primeira luta, venceu, servindo-se do Arcanjo São Miguel; devemos, portanto, acreditar firmemente que a luta atual terminará triunfante e também como outrora com o socorro e ajuda deste Arcanjo bendito".

O predecessor de S. Pio X, o grande Papa Leão XIII, por estar convencido da realidade desta terrível luta final, e da visão que teve durante a celebração de uma missa particular, a qual soube que o Demônio pediu permissão para submeter à Igreja a um período de provações. Deus concedeu-lhe permissão para provar a Igreja por um século (este século). Assim que o Demônio se afastou, Deus chamou Nossa Senhora e São Miguel Arcanjo e lhes disse: "Dou-vos, agora, a incumbência de contrabalançar a obra nefasta do Demônio."


O Papa Leão XIII, a seguir compôs a oração a São Miguel Arcanjo, ordenando que obrigatoriamente no fim de cada Santa Missa , os sacerdotes a rezassem de joelhos, e fez publicar com a data de 29 de setembro de 1891.

"São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio!

Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos; e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai ao inferno satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém
.”


A Sua Santidade o Papa João Paulo II, também nos fala de São Miguel, na sua visita de 24 de maio de 1987, ao Santuário de São Miguel, no Monte Gargano, na Itália. Nos dizendo, o que a Igreja pensa sobre a atualidade do culto ao Príncipe e grande Chefe dos Anjos, no mundo de hoje. O Papa nos diz que se sentiu muito alegre por estar no santuário, onde há tantos séculos vem sendo lugar de peregrinação. Sua Santidade diz que também foi rogar e reverenciar o Arcanjo pedindo para que ele ampare e resguarde a Santa Igreja.


João Paulo II também fala sobre a presença do Arcanjo Miguel nas Sagradas Escrituras, da sua luta contínua contra o Grande Dragão, o qual foi vencido, derrotado por Miguel e seus anjos. Diz também que é verdadeiro: "as portas do inferno não prevaleceram" , mas isto não significa que nós estamos livres dos testes e das batalhas contra o inimigo, contudo nesta luta temos São Miguel, o defensor da Igreja, ao nosso lado combatendo por nós. 



AS ESCRITURAS DÃO TESTEMUHO DE SÃO MIGUEL ARCANJO


São Miguel Arcanjo, o poderosíssimo príncipe dos exércitos do Senhor, baluarte da verdadeira fé, é o guardião e o protetor da Igreja, defensor das almas, é o guia das almas ao Juízo Divino, "pescador de almas".


O Santo Arcanjo Miguel é citado nas Sagradas Escrituras diversas vezes, incluindo no antigo testamento, sendo reconhecido inclusive pelos judeus. Podemos ver como exemplo:

Daniel 10:13 - "O chefe do reino persa resistiu-me durante vinte e um dias; porém Miguel, um dos principais chefes, veio em meu socorro. Permaneci assim ao lado dos reis da Pérsia. "

Daniel 10:22 - "Contra esses adversários não há ninguém que me defenda a não ser Miguel, vosso chefe."

Daniel 12:1 - "Naquele tempo, surgirá Miguel, o grande chefe, o protetor dos filhos do seu povo. Será uma época de tal desolação, como jamais houve igual desde que as nações existem até aquele momento. Então, entre os filhos de teu povo, serão salvos todos aqueles que se acharem inscritos no livro."

Judas 1:9 - "Ora, quando o arcanjo Miguel discutia com o demônio e lhe disputava o corpo de Moisés, não ousou fulminar contra ele uma sentença de execração, mas disse somente: Que o próprio Senhor te repreenda! "

Apocalipse 12:7-8 - "Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles."

Através destes textos, podemos perceber o porquê de sempre nos referenciarmos a São Miguel como sendo um anjo Guerreiro. Sempre aparece nas leituras como um combatente, como um defensor ou como quem luta contra o Inimigo de Deus. É em Judas que percebemos a origem do título guardião e protetor das almas, quando o profeta afirma que o Arcanjo lutava, brigava, discutia, disputava com o inimigo pelo "corpo de Moisés"

Em Apocalipse, vemos que ele é responsável pelo combate contra os anjos decaídos, ele chefia os demais nas batalhas, já que o profeta diz "Miguel e seus anjos". Em Daniel são confirmadas ambas as coisas.

A Igreja Católica Apostólica Romana, comemora-o não só as Sagradas Escrituras que vem nos revelar as aparições do Arcanjo São Miguel. A Igreja também reconhece outras aparições, sendo algumas festejadas com Missas e ofícios próprios. São Miguel Arcanjo, juntamente com os não menos admiráveis, Arcanjos São Gabriel e São Rafael, no dia 29 de setembro. Este acontecimento também é comemorado no dia 6 de setembro, pela Igreja Oriental, com Missa e ofícios próprios.

AS APARIÇÕES

1. São João Evangelista, começou seu trabalho de evangelização na Ásia Menor, após a Ascensão do Senhor Jesus ao Céu. Havia um cidade nesta região chamada Hierópolis, onde se tinha como deusa uma serpente. Após fervorosa e contínua oração de São João, a serpente morreu. O Apóstolo teve que fugir, pois foi perseguido, pelos sacerdotes do ídolo. São João foi para região de Chones, na Frígia, lá pregou e muitos se converteram. São João falou-lhes sobre os anjos e o nobilíssimo príncipe dos anjos, São Miguel, o qual fez brotar uma fonte nas portas da cidade, e todos doentes, tanto fiéis como pagãos, que invocavam a sua proteção e faziam o sinal-da-cruz, na mesma hora ficavam curados, o fato se espalhou por várias regiões.

Havia um homem, que tinha uma filha muda. Certa noite, São Miguel apareceu-lhe em forma humana e disse: "Conduze a tua filha à fonte dos cristãos e acredita na onipotência do seu Deus, que a tua fé será recompensada". Cheio de esperança e de temor, foi com a filha até a fonte, e lá perguntou o que deveria fazer. Eles disseram: "É em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e pela intercessão de São Miguel que nós usamos desta água". O homem repetiu essas palavras, e a filha começou a falar e a fé iluminou a sua alma e a de seu pai. Os dois pediram o batismo. Em forma de gratidão e para testemunhar o milagre, o homem mandou edificar junto à fonte uma igreja. um cristão jovem, que seguia a vida eremita ficou como guardião desse santuário.

“Os adoradores da serpente, tentaram destruir o santuário, rompendo os diques que continham os rios que por ali passavam, quando o guardião do santuário escutou o barulho, clamou a Deus dizendo:” Senhor, a Vossa onipotência comanda e rege os abismos do mal. Vós podeis salvar o templo do Vosso arcanjo", e São Miguel veio em seu socorro para combater o inimigo, e disse ao eremita: "Não temais, o inferno não pode nada contra nós", o Arcanjo traçou sobre as águas o sinal-da-cruz e estas no mesmo instante se acalmaram e mudaram seu curso. São Miguel pediu ao eremita que continuasse a chamar todos que estivessem doentes, não só fisicamente, mas também doentes da alma, a traçar sobre si o sinal-da-cruz, e assim alcançar a cura que necessitassem.


2. Aparição de São Miguel no Monte Gargano - Nos os fins do século V, quando na cadeira de São Pedro regia a Igreja o Papa São Gelásio, um pastor que apascentava uma manada de vacas no alto do Monte Gargano, na Itália, província da Apúlia, querendo obrigar um novilho a sair de uma caverna onde se refugiara, desferiu lá dentro uma flecha, a qual retrocedeu com a mesma velocidade, vindo ferir quem a lançara. Este fato causou admiração nos que presenciaram este acontecimento e a notícia foi longe e chegou também aos ouvidos do Bispo de Siponto, cidade que ficava no sopé da montanha.

Julgou ele tratar-se de algum misterioso sinal da parte de DEUS e ordenou um jejum de três dias em toda a diocese, pedindo ao SENHOR se dignasse revelar-lhe do que se tratava. DEUS escutou as orações do Prelado e, passados três dias, apareceu-lhe o Arcanjo São Miguel declarando-lhe que o SENHOR queria que a ele. Anjo tutelar da Igreja, e aos outros Anjos, se edificasse naquela caverna, onde se manifestou o prodígio, uma igreja em sua honra, para reavivar a fé e a devoção dos fiéis no seu amor e proteção, como Anjo custódio da Igreja Católica. Tendo o Bispo comunicado ao povo a visão que tivera e o que lhe fora pedido, foi ele próprio, com muita gente, observar o local. Encontraram uma caverna espaçosa em forma de templo, cavada na rocha, com uma fenda natural na abóbada, de onde jorrava a luz que a iluminava. Nada mais era preciso que pôr um altar-mor para celebrar os Divinos Mistérios. Levantado o altar, o Bispo consagrou-o. Todos os povos vizinhos acudiram para a cerimônia cheios de alegria e a festa durou vários dias.

Nunca mais até hoje se deixou de celebrar ali a Santa Missa, como também os outros ofícios litúrgicos e DEUS consagra este lugar através dos séculos, com graças e milagres de toda a espécie, em favor dos que lá acorrem, doentes de corpo e alma, mostrando quanto Lhe é grata a devoção em honra do glorioso arcanjo São Miguel que defendeu, quando da revolta de lúcifer, a fidelidade ao DEUS Uno e Trino, soltando este grito: AMJGOS, QUEM E COMO DEUS? O Santuário do glorioso Arcanjo na gruta do Monte Gargano, é considerado um dos mais célebres e devotos de todo o Mundo. A Igreja, para atestar este fato histórico, marcou para o Calendário Litúrgico Universal a Festa Comemorativa desta aparição, no dia 8 de maio. Esta festa foi obrigatória para toda a Igreja até a nova reforma litúrgica do Concílio Vaticano II. Atualmente, só é obrigatória na diocese de origem e em alguns calendários particulares.


3. O Imperador Constantino Magno era filho de Santa Helena (que encontrou e guardou a Cruz de Jesus), porém não era convertido ao Cristianismo, e nesta época os cristãos estavam sendo perseguidos, vários foram os Imperadores que perseguiram os seguidores de Nosso Senhor Jesus Cristo, os condenando a morte.

Para dar fim a estas perseguições, São Miguel apareceu a Constantino que combatia contra Maxêncio, na Gália, província do Império, este viu em plena luz do dia São Miguel e seus anjos, e no céu uma Cruz com os seguintes dizeres "Com este sinal vencerás". A Cruz tinha por cima das duas primeiras letras gregas o nome de Jesus Cristo. Como o imperador não compreendeu a visão, o Arcanjo apareceu-lhe em sonho dizendo que a cruz deveria ser levada num estandarte, na frente de suas tropas. Constantino o fez, e depois de uma batalha difícil venceu, Maxêncio. Então entrou em Roma com a cruz na frente dos seus exércitos e ainda neste ano, 312, declarou paz a Igreja. Eusébio é o primeiro historiador da Igreja, é ele quem narra esta aparição de São Miguel a Constantino. Há outras duas aparições de São Miguel ao Imperador Constantino, narrada pelo escritor Nicéforas. São Miguel apareceu uma segunda vez ao Imperador dizendo como o beneficiou nas batalhas. Como forma de agradecimento o Imperador mandou edificar na antiga Bizâncio uma nova cidade, que foi dedicada a nosso Senhor, com esta legenda "A Vós, ó Cristo Deus, eu dedico esta cidade". Mandou também construir várias Igrejas em honra a São Miguel e um belo templo, onde aconteceu a aparição. E quando alguns moradores da antiga Bizâncio se revoltaram contra Constantino, o Arcanjo apareceu mais uma vez. E disse: "Eu sou Miguel, chefe das milícias angélicas do Deus dos exércitos, defensor e protetor da fé a Cristo, eu te protejo com a minha ajuda na guerra que tu empreendes contra os tiranos ímpios. A ajuda dos meus exércitos foi-te dada" .


--

Como fazer a quaresma:

Início 15 de agosto (Assunção de Nossa Senhora) Término: 29 de Setembro (Festa dos Arcanjos)

  • Providenciar um altar para São Miguel com uma imagem ou uma estampa. (Alguns padres recomendam também colocar a imagem do Padre Pio, e em sua honra rezar a Ladainha do Preciosíssimo Sangue).
  • Prepare em sua casa algum lugar de destaque, de preferência um pequeno altar, para colocar a imagem ou o quadro de São Miguel. Cubra-o com uma toalha e coloque uma vela para ser acesa durante o momento de oração.
  • Escolha uma penitência que possa contribuir para o teu processo de conversão e santidade. Como por exemplo, se privar de algum tipo de alimento, exercitar o domínio da língua, praticar o jejum em algum dia da semana, esforçar-se para lutar contra um pecado de estimação, abster-se de algum programa de televisão que nada acrescenta para tua vida espiritual, etc.
  • Se você tiver água benta asperge-a por toda a sua casa. Santa Teresa de Ávila nos relata na sua obra “Vida por ela mesma”, que esse sacramental é um poderoso recurso na luta contra o Mal.



O que é necessário?

Primeiramente o nosso coração deve estar reconciliado com Deus e cheio de bons propósitos. Antes de tudo, termos os devidos cuidados para não cairmos em superstição. A superstição é o desvio do sentimento religioso e das práticas que ele impõe.

Esta devoção de São Miguel e dos Santos Anjos é totalmente Católico, não tem qualquer fonte de esoterismo, principalmente porque não acreditamos, em abril de 2002, o Papa João Paulo II, afirmou que os únicos Anjos cujos nomes são aceitos pela Igreja Católica, referem-se a São Miguel, São Gabriel e São Rafael... Portanto devemos evitar toda e qualquer associação que não sejam as colocadas pela Santa Igreja.

Durante a Quaresma, façamos penitências, jejuns e abstinências e uma boa confissão. É muito importante que se faça uma boa e santa confissão sacramental antes de iniciar a quaresma. Se necessário, ou se houver o desejo no coração, a confissão poderá ser feita mais vezes ao longo dos quarenta dias.

A confissão, além de nos purificar e nos dar o perdão dos nossos pecados, se estivermos sinceramente arrependidos, nos fortalecerá para viver bem a quaresma e para receber as graças, conforme as intenções que pedirmos na oração.

Após esta análise de sua vida, apresentar a intenção para a Quaresma: fazer seu pedido particular e principalmente pela Santa Igreja, pela santificação do Clero, libertação da família e pela sua conversão pessoal, quebra de maldição, do jugo hereditário, ocultismo e outras intenções.

Rezar as orações mencionadas abaixo e no dia 29 de setembro participar da Festa de São Miguel com a Santa Missa. Comungar o Corpo e Sangue do Senhor em cada Santa Missa. (Para aqueles que puderem fazer isso diariamente, será maravilhoso).

Providenciar um altar para São Miguel (com uma imagem ou estampa) faça um altar com a imagem ou foto de São Miguel colocando velas ou lamparinas bentas, e flores para enfeitar o altar.

Acender uma vela (é conveniente que seja uma vela protegida com invólucro para evitar algum acidente ou incêndio e que seja de preferência benta ou exorcizada) Um copo com água (benta ou exorcizada), para persignar-se (traçar o sinal da cruz sobre a testa todos os dias, ao iniciar as orações).

Oferecer uma penitência (pode ser uma penitência para ser cumprida durante toda a quaresma)

Fazer o Sinal da Cruz (persignar-se com a água benta)


--

EXORCISMO DE LEÃO XIII CONTRA SATANÁS E OS ANJOS REBELDES

Sede sóbrios e vigiai”. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar: Resisti-lhe fortes na fé” (I Pe 5,8)

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


“Eis que começa mais uma quaresma em honra ao Glorioso Príncipe das Milícias Angélicais

São Miguel Arcanjo”. Pe. Gilson Sobreiro _ Fundador da Fraternidade O Caminho.



QUARESMA DE SÃO MIGUEL 2.012 - ASSINALAR OS DIAS DE GRAÇAS E BENÇÃOS

 

FESTA


Nos dez primeiros dias da quaresma rezemos a São Miguel: Por toda cura e libertação de todos os vícios de dependência química (álcool, drogas, cigarros) também vícios de jogos, de compulsividade (para comprar, comer, sexo desregrado, fofoca, mentira, blasfêmias);

Nos dez segundos dias da quaresma: Rezemos além das nossas intenções particulares, também por toda a cura e libertação de maldições em nossas pontes de gerações, como : desordens sexuais, adultério, roubo, alcoolismo, perseguições, divórcios, abortos, mortes repentinas, idolatrias.

Nos dez terceiros dias da quaresma: Rezemos por toda libertação de malefícios a agouros que possam ter atingido sua vida e os seus negócios como também sua profissão e estudos: dificuldades financeiras, perdas, insucessos, invejas, ciúmes, trapaças, falta de confiança, sentimento de incapacidade.

Nos dez quartos dias da quaresma: Rezemos por toda cura e libertação física e espiritual: doenças psíquicas como: transtorno bipolar, esquizofrenia, síndrome do pânico, doenças físicas como: dores na coluna, enxaquecas, anemias, desmaios, bronquites, asmas, alergias , intolerância alimentar e outros.


--


1. Início: Fazer o Sinal da Cruz e Intenções

Pela Santa Igreja Católica, pelo Santo Padre Papa Bento XVI, pela santificação do clero, que floresçam novas vocações sacerdotais e consagradas a serviço do Reino de Deus. Reinflamar nos corações dos cristãos católicos, um coração infinitamente adorador pela Santa Eucaristia, que rezemos pela Igreja Católica sem cessar, em todas as circunstâncias, que todos nossos parentes e amigos afastados da Santa Eucaristia e dos Santos Sacramentos, retornem a Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

Em desagravo dos pecados cometidos contra Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria, pela paz no mundo, pela conversão dos pecadores, dos políticos e dirigentes das nações, que não sejam aprovadas leis que sejam contra os mandamentos da Lei de Deus e as Sagradas Escrituras, pelas Santas almas do purgatório, pelas almas da mansão pagã, pelos ateus, pelos doentes do corpo e da alma, agonizantes, pelos padecentes, pelas famílias, pelos jovens e crianças, pela minha conversão e de minha família.

Pelos funcionários na área da saúde e hospitais, na segurança publica tribunais, nas empresas, nos meios de comunicação, nas universidades, cursinhos, escolas. Pelo fim das falsas doutrinas, seitas satânicas, que impere somente a Verdade da Santa Cruz neste mundo. Pelas conversão dos presos, traficantes e sequestradores, pelos homossexuais e todos envolvidos em prostituição, pelos desempregados, viciados, transtornados, psicopatas, abandonados, perdidos, endividados, humilhados.

Pela santificação das famílias, que seja restaurado o amor nas famílias, à fidelidade, a autoridade dos pais sobre os filhos, a obediência dos filhos com os pais, que o sentimento de perdão seja infundido verdadeiramente nos corações. Que a vontade de Deus se cumpra nesta COMUNIDADE de SÃO MIGUEL ARCANJO em suas obras pastorais, pelos catequistas, catequizados, pelos dirigentes e coordenadores de pastorais desta paróquia. Pedimos pela santificação de nosso país e de todas as nações, para que sejam afastados e liberto de todos os males e perigos e do poder do mal, pelo fim do comunismo e suas ramificações, (fazer intenções pessoais...).



2. Invocação ao Espírito Santo – Vinde Espírito Santo...


3. A Invocação a São Miguel Arcanjo - composta pelo Papa Leão XIII.

Todos: São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate; sede nosso auxílio e proteção contra os embustes e ciladas do demônio. Instante e humildemente vos pedimos, que Deus sobre ele impere, e vós, Príncipe da milícia celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e os outros espíritos malignos que andam pelo mundo para a perder as almas. Amém!

Todos: Sacratíssimo Coração de Jesus! Tende Piedade de nós. (3x)

Rogai por nós, santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Jaculatória (Rezar com a mão direita levantada. Repeti-la por três vezes).

Todos: “Quem como Deus?” “Ninguém como Deus!”

Todos: Vinde oh! Deus, em meu auxílio. Socorrei-me sem demora.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre...Amém

São Miguel, vós que defendeste a honra do Senhor empunhando o estandarte divino e exclamando:

"Quem como Deus"?

Todos: Alcançai-nos zelo ardente, fé inabalável para que saibamos como vós combater todos os males e conquistar a salvação. São Miguel, vós a quem o Senhor confiou à guarda da igreja, dignai-vos ouvir nossas preces em seu favor. Guardai-a do espírito de soberba de seus filhos, das falsas doutrinas, do desamor ao seu chefe visível. Reuni as ovelhas desgarradas e apressai a hora da unidade de todos seus filhos. São Miguel, compadecei-vos de nós em meio a tantos perigos e ajudai-nos nos combates desta vida. Livrai-nos do inferno e dai que possamos viver a bem-aventurança eterna no céu. Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

--

4. Oração Perdão

Pai Celestial inflama em mim e em minha família o fogo do Amor Divino. Conduze-nos a uma união mais profunda com o Senhor através do perdão. Abre nosso olhos e dá-nos uma nova visão. Ajuda-nos a enxergar as áreas de nossa vida que estão em escuridão pela falta de perdão. Senhor Jesus Cristo, ajuda-nos a sermos obedientes, a perdoar, ajuda-nos a amar e a perdoar como Tu amas e perdoas incondicionalmente. Ajuda-nos a mudar a tendência do nosso coração para que as outras pessoas vejam a Tua paz reinando vitoriosamente em nós, e desejem esta paz que vem apenas de Ti. Ó doce Espírito Santo, ilumina nosso corpo, nossa mente, nosso coração e nossa alma. Não permitas que nenhuma área do nosso ser permaneça em escuridão. Revela-nos todas as áreas onde há falta de perdão, onde há amargura, ressentimento, ódio e raiva. Dá-nos a força e o desejo de nos abrir ao dom e a graça do perdão, de aceitá-lo e de agir de acordo com eles. Toda glória, honra e louvor ao Senhor, Pai amoroso, agora e por toda a eternidade. Amém. Aleluia. Amém."


5. Oração de Exorcismo à Rainha dos Anjos – (Aprovada pelos Papas Pio IX e Leão XIII)

Óh! Augusta Rainha dos Céus e Senhora dos Anjos, que recebestes de Deus o Poder e a Missão de “esmagar” a cabeça de satanás, nós Vos pedimos humildemente, que envieis as Legiões Celestes, para que, às Vossas Ordens, Elas persigam os demônios, combatam-nos por toda a parte, reprimam a sua audácia, e os precipitem no abismo. Quem como DEUS? Santos Anjos e Arcanjos, protegei-nos, defendei-nos! Óh! Boa e Terna Mãe, Vós sereis sempre o nosso amor e a nossa esperança! Óh! Divina Mãe, enviai os Santos Anjos para nos defender, E repelir para longe de nós o cruel inimigo! Assim seja.


--

Origem desta oração, segundo certa tradição: Numa visão, Nossa Senhora mostrou a uma pessoa os demônios que espalhados pela terra causavam grandes desgraças. Ao mesmo tempo, a Virgem lhe disse que com efeito os demônios andavam soltos pelo mundo e que havia chegado a hora de invocá-la como Rainha dos Anjos e de lhe pedir que enviasse as legiões santas para combater e destruir as potências das trevas. Minha Mãe, perguntou essa pessoa, vós não podeis mandá-las sem que precisemos pedir? Não, disse a Virgem, a oração é uma condição imposta por Deus para se obter a graça. E assim lhe foi ensinada a oração “AUGUSTA RAINHA”. O Papa S. Pio X, a 8 de junho de 1808, aprovou-a e a indulgenciou.


--

6. Rosário de São Miguel Arcanjo

Ele prometeu em retribuição, que aquele que lhe rendesse este culto, teria na ocasião em que, em estado de graça, se aproximassem da Santa mesa Eucarística um cortejo de nove anjos, escolhidos dentre os nove coros. Além disso, para a recitação diárias destas nove saudações, prometeu a sua assistência e a dos Santos Anjos durante todo o decurso da vida, e depois da morte a libertação do Purgatório para si e seus parentes.

Todos: Deus, vinde em nosso auxílio; Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. Glória ao Pai.

Primeira Saudação - Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Serafins, para que o Senhor Jesus nos torne dignos de sermos abrasados de uma perfeita caridade. Amém.

Ao primeiro coro de Anjos: Glória ao Pai, Pai-Nosso e três Ave-Marias.


--

Segunda Saudação - Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Querubins, para que o Senhor Jesus nos conceda a graça de fugirmos do pecado e procurarmos a perfeição cristã. Amém.

Ao segundo coro de Anjos: Glória ao Pai, Pai-Nosso e três Ave-Marias.

--


Terceira Saudação - Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Tronos, para que Deus derrame em nossos corações o espírito de verdadeira e sincera humildade. Amém.

Ao terceiro coro de Anjos: Glória ao Pai, Pai-Nosso e três Ave-Marias.

--

Quarta Saudação - Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste das Dominações, para que o Senhor nos conceda a graça de dominar nossos sentidos, e de nos corrigir das nossas más paixões. Amém.

Ao quarto coro de Anjos: Glória ao Pai, Pai-Nosso e três Ave-Marias.


--


Quinta Saudação - Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste das Potestades, para que o Senhor Jesus se digne de proteger nossas almas contra as ciladas e as tentações de satanás e dos demônios. Amém.

Ao quinto coro de Anjos: Glória ao Pai, Pai-Nosso e três Ave-Marias.


--


Sexta Saudação - Pela intercessão de São Miguel e do coro admirável das Virtudes, para que o Senhor não nos deixe cair em tentação, mas que nos livre de todo o mal. Amém.

Ao sexto coro de Anjos: Glória ao Pai, Pai-Nosso e três Ave-Marias.

Sétima Saudação - Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Principados, para que o Senhor encha nossas almas do espírito de uma verdadeira e sincera obediência. Amém.Ao sétimo coro de Anjos: Glória ao Pai, Pai-Nosso e três Ave-Marias.


--


Oitava Saudação - Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Arcanjos, para que o Senhor nos conceda o dom da perseverança na fé e nas boas obras, a fim de que possamos chegar a possuir a glória do Paraíso. Amém.

Ao oitavo coro de Anjos: Glória ao Pai, Pai-Nosso e três Ave-Marias.


--


Nona Saudação - Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste de todos os Anjos, para que sejamos guardados por eles nesta vida mortal, para sermos conduzidos por eles à glória eterna do Céu. Amém.

Ao nono coro de Anjos: Glória ao Pai, Pai-Nosso e três Ave-Marias.


--

Ao final, reza-se:

Um Pai-Nosso em honra de São Miguel Arcanjo. Um Pai-Nosso em honra de São Gabriel.
Um Pai-Nosso em honra de São Rafael. Um Pai-Nosso em honra de nosso Anjo da Guarda.


Antífona: Todos: Gloriosíssimo São Miguel, chefe e Príncipe dos exércitos celestes, fiel guardião das almas, vencedor dos espíritos rebeldes, amado da casa de Deus, nosso admirável guia depois de Cristo; Vós, cuja excelência e virtudes são eminentíssimas, dignai-vos livrar-nos de todos os males, nós todos que recorremos a vós com confiança, e fazei pela vossa incomparável proteção, que adiantemos cada dia mais na fidelidade em servir a Deus...Rogai por nós, bem-aventurado São Miguel, Príncipe da Igreja de Cristo. Para que sejamos dignos de suas promessas. Amém.


Oração: Todos: Deus, Todo Poderoso e Eterno, que por um prodígio de bondade e misericórdia para a salvação dos homens, escolhestes para Príncipe de Vossa Igreja, o gloriosíssimo Arcanjo São Miguel, tornai-nos dignos, nós vo-lo pedimos, de sermos preservados de todos os nossos inimigos, a fim de que na hora da nossa morte nenhum deles nos possa inquietar, mas que nos seja dado de sermos introduzidos por ele na presença da Vossa Poderosa e Augusta Majestade, pelos merecimentos de Jesus Cristo, Nosso Senhor.


--


7. Ladainha de São Miguel Arcanjo

Senhor tende piedade de nós. Jesus Cristo tende piedade de nós. Senhor tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos. Jesus Cristo, atendei-nos. Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.

Filho, Redentor do Mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Trindade Santa, que sois um único Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós.

São Miguel, rogai por nós.

São Miguel, cheio da graça de Deus, rogai por nós.

São Miguel, perfeito adorador do Verbo Divino, rogai por nós.

São Miguel, coroado de honra e de glória, rogai por nós.

São Miguel, poderosíssimo Príncipe dos exércitos do Senhor, rogai por nós.

São Miguel, porta-estandarte da Santíssima Trindade, rogai por nós.

São Miguel, guardião do Paraíso, rogai por nós.

São Miguel, guia e consolador do povo israelita, rogai por nós.

São Miguel, esplendor e fortaleza da Igreja militante, rogai por nós.

São Miguel, honra e alegria da Igreja triunfante, rogai por nós.

São Miguel, Luz dos Anjos, rogai por nós.

São Miguel, baluarte dos Cristãos, rogai por nós.

São Miguel, força daqueles que combatem pelo estandarte da Cruz, rogai por nós.

São Miguel, luz e confiança das almas no último momento da vida, rogai por nós.

São Miguel, socorro muito certo, rogai por nós.

São Miguel, nosso auxílio em todas as adversidades, rogai por nós.

São Miguel, arauto da sentença eterna, rogai por nós.

São Miguel, consolador das almas que estão no Purgatório, rogai por nós.

São Miguel, a quem o Senhor incumbiu de receber as almas que estão no Purgatório, rogai por nós.

São Miguel, nosso Príncipe, rogai por nós.

São Miguel, nosso Advogado, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, atendei-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.


Rogai por nós, glorioso São Miguel, Príncipe da Igreja de Cristo, para que sejamos dignos de Suas promessas. Amém.


OREMOS: Todos: Deus Onipotente e Eterno, concedei-nos o auxílio de vossos santos anjos e exércitos celestes, a fim de que, por eles, permaneçamos preservados dos terríveis ataques de satanás e dos outros espíritos malignos e pelo preciosíssimo sangue de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO e a intercessão da Santíssima e Imaculada virgem MARIA, libertos de todos os perigos possamos servi-vos em paz, por NOSSO SENHOR JESUS CRISTO VOSSO FILHO, na unidade do Espírito Santo . Amém.

--

8. Ladainha do Preciosíssimo Sangue

Senhor, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos. Jesus Cristo, atendei-nos. Deus Pai dos céus, tende piedade de nós.

Deus Filho, redentor do mundo tende piedade de nós. Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Sangue de Cristo, Sangue do Filho Unigênito do Eterno Pai, salvai-nos.

Sangue de Cristo, Sangue do Verbo de Deus encarnado, salvai-nos.

Sangue de Cristo, Sangue do Novo e Eterno Testamento, salvai-nos.

Sangue de Cristo, correndo pela terra na agonia, salvai-nos.

Sangue de Cristo, manando abundante na flagelação, salvai-nos.

Sangue de Cristo, gotejando na coroação de espinhos, salvai-nos.

Sangue de Cristo, derramado na cruz, salvai-nos.

Sangue de Cristo, preço da nossa salvação, salvai-nos.

Sangue de Cristo, sem o qual não pode haver redenção, salvai-nos.

Sangue de Cristo, que apagais a sede das almas e as purificais na Eucaristia, salvai-nos.

Sangue de Cristo, torrente de misericórdia, salvai-nos.

Sangue de Cristo, vencedor dos demônios, salvai-nos.

Sangue de Cristo, fortaleza dos mártires, salvai-nos.

Sangue de Cristo, virtude dos confessores, salvai-nos.

Sangue de Cristo, que suscitais almas virgens, salvai-nos.

Sangue de Cristo, força dos tentados, salvai-nos.

Sangue de Cristo, alívio dos que trabalham, salvai-nos.

Sangue de Cristo, consolação dos que choram, salvai-nos.

Sangue de Cristo, esperança dos penitentes, salvai-nos.

Sangue de Cristo, conforto dos moribundos, salvai-nos.

Sangue de Cristo, paz e doçura dos corações, salvai-nos.

Sangue de Cristo, penhor de eterna vida, salvai-nos.

Sangue de Cristo, que libertais as almas do Purgatório, salvai-nos.

Sangue de Cristo, digno de toda a honra e glória, salvai-nos.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós, Senhor.



V. Remistes-nos, Senhor com o Vosso Sangue. R. E fizestes de nós um reino para o nosso Deus.


Oremos: Todos: Todo-Poderoso e Eterno Deus, que constituístes o Vosso Unigênito Filho, Redentor do mundo, e quisestes ser aplacado com o seu Sangue, concedei-nos a graça de venerar o preço da nossa salvação e de encontrar, na virtude que Ele contém, defesa contra os males da vida presente, de tal modo que eternamente gozemos dos seus frutos no Céu. SENHOR JESUS CRISTO, santificai-nos por uma benção sempre nova e concedei-nos pela intercessão de SÃO MIGUEL, a sabedoria que nos ensina a ajuntar riquezas no Céu e a trocar os bens do tempo pelos bens eternos. Vós que viveis e reinas por todos os séculos dos séculos. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. AMÉM!

TODOS: Oh! Glorioso Arcanjo São Miguel, Príncipe da milícia celestial, sede nossa defesa na terrível luta que levamos contra os poderes do mundo da obscuridade. Vem ao auxílio dos homens, a quem Deus criou a sua Imagem e Semelhança, e redimiu a grande preço da tirania do demônio.

Luta neste dia a batalha do Senhor, junto aos Santos Anjos, como uma vez lutaste contra o líder dos anjos orgulhosos, Lúcifer, e seus seguidores, que perderam a batalha e seu lugar no Céu. Essa serpente antiga e cruel que seduz ao mundo foi lançada ao abismo junto com seus anjos.


Mas agora este inimigo e destruidor dos homens volta a atacar. Transformado em um anjo de luz passeia, invadindo a terra com uma multidão de Espíritos malignos, para tratar de apagar dela o Nome de Deus e de Cristo, para apoderar-se da glória eterna. Este malvado dragão derrama a mais impura torrente de seu veneno de maldade sobre os homens de mente depravada e coração corrupto, o espírito da mentira, da impiedade, da blasfêmia e de todos os vícios e a iniquidade.


Estes astutos inimigos têm enchido e borrado com fel e amargura a Igreja, a Esposa do Cordeiro Imaculado, e tem posto suas mãos ímpias sobre suas posses mais sagradas. No Santo Lugar mesmo, onde se encontra a sede do Santo Pedro e o Trono da Verdade tem levantado o trono de sua abominável impiedade, com o desígnio de ferir ao pastor para logo dispersar as ovelhas.

Levanta-te então, o invencível Príncipe, traz ajuda ao povo de Deus contra os ataques dos espíritos perdidos, e dai-nos a vitória. Nós te veneramos como protetor contra os poderes malignos do inferno; a Vós tem confiado Deus as almas dos homens que tem de formar-se em santidade. Orai ao Deus da paz para que ponha a Satanás sob vossos pés, tão derrotado que já não possa voltar a cativar aos homens nem a fazer dano a Igreja.


Oferece nossas orações ante os olhos do Altíssimo, para conseguir com elas a misericórdia do Senhor; e derrotando ao dragão, a serpente antiga, o encerre uma vez mais no abismo, para que não seduza nunca mais as nações. Amém.

Olhai a Cruz do Senhor; afastai potencias inimigas. O Leão da tribo de Judá tem conquistado a linhagem de David. Tem misericórdia de nós, Oh! Senhor! Em Vós confiamos O Senhor, escutai minha oração. E que meu chamado chegue até Vós.

Oremos: Todos: Oh! Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, chamando vosso Santo Nome imploramos vossa clemência, para que pela intercessão de Maria, Sempre Virgem Imaculada e Mãe nossa, e do Glorioso Arcanjo São Miguel, nos ajudes na luta contra Satã e todos os outros espíritos impuros que andam pelo mundo para ferir a raça humana e causar a ruína das almas. Amém.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos na batalha, para que não pereçamos no dia do juízo.

São Miguel Arcanjo, primeiro defensor do Reinado de Cristo, rogai por nós.


--

"Sempre mantém-vos unido a Santa Igreja Católica, porque somente ela pode salvar-vos, porque somente ela possui a Jesus Sacramentado, que é o verdadeiro Príncipe da Paz. Fora da Igreja Católica, não há salvação, ela vos dá o batismo, o perdão dos pecados, o Corpo, o Sangue, a Alma, e a Divindade de Jesus Cristo, concedendo-vos por tanto a vida eterna; e todos os santos sacramentos para levar uma vida de santidade." Santo Pio de Pietrelcina.


--


9. Pequena Novena a São Miguel Arcanjo

Glorioso São Miguel Arcanjo, o primeiro entre os Anjos de Deus, guarda e protetor da Igreja Católica, lembrando de que Nosso Senhor vos confiou à missão de velar pelo seu povo, em marcha para a vida eterna, mas rodeado de tantos perigos e ciladas do dragão infernal, eis me prostrado a vossos pés, para implorar confiantemente o vosso auxílio, pois não há necessidade alguma em que não possais valer.

Sabeis a angústia porque passa a minha alma. Ide junto a Maria, nossa Mãe muito amada, ide a Jesus e dizei-lhe uma palavra em meu favor, pois sei que eles nada vos podem recusar. Intercedei pela salvação da minha alma e, também agora, por aquilo que tanto me preocupa. (Dizer, como quem conversa o que desejamos).

E se o que peço não é para glória de Deus e bem da minha alma, obtende-me paciência e que eu me conforme com a vontade divina, pois sabeis o que é mais do agrado de Nosso Senhor e Pai.

Em nome de Jesus, Maria e José, atendei-me. Amém.

Rezar nove Glórias, em ação de graças por todos os dons concedidos por Deus a São Miguel, E aos Nove coros de Anjos.


--

10. Novena de São Miguel de 20 a 29 de Setembro


Início: Fazer o sinal da cruz

V- Oh! Deus vinde em meu auxílio. R- Senhor apressai-Vos em me socorrer.

Rezar a oração do dia correspondente e as orações finais.


Primeira graça:

Nós vos pedimos, Oh! São Miguel, em união com os santos Serafins, acender em nossos corações o Santo Amor de Deus e de nos dar o desprezo e desgosto pelos falsos prazeres do mundo. Rezar Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória...

Segunda graça:

Nós vos pedimos humildemente, oh! Príncipe da Jerusalém Celeste, e Chefe dos Querubins, de vos lembrar de nós, sobretudo quando formos assaltados pelas sugestões do inimigo infernal. Vitoriosos de satanás, pelo nosso socorro, fazei de nós um sacrifício oferecido ao Senhor. Rezar: Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.


Terceira graça:

Nós vos suplicamos devotamente, oh! Glorioso Campeão do Paraíso e Chefe dos tronos, de jamais permitir que nós, vossos fiéis, sejamos oprimidos pelos espíritos maus do inferno e pelas enfermidades.

Rezar: Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

Quarta graça:

Prostrados humildemente diante de vós, nós vos rogamos, oh! Grande Ministro de Deus, em união com as Dominações, de defender a Cristandade, em todas as ocasiões, e em particular o Soberano Pontífice, aumentando sua felicidade, assim como as graças que lhe são concedidas nesta vida e a glória na outra.

Rezar: Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

Quinta graça:

Nós vos rogamos, oh! Santo Arcanjo, em união com as Virtudes, de livrar vossos servos das mãos de seus inimigos, conhecidos e desconhecidos, dos falsos testemunhos, das discórdias, de libertar a nossa Pátria e, em particular, nossa cidade da fome, das epidemias, da guerra, dos tumultos, terremotos e tempestades, que o dragão infernal tem o costume de suscitar para nos prejudicar. Rezar: Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

Sexta graça:

Nós vos conjuramos, oh! Chefe das Milícias Angélicas, e vos rogamos juntamente com as Potestades, de prover às nossas necessidades, às de nossa cidade, dando fecundidade a terra, concórdia e paz aos chefes cristãos.

Rezar: Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

Sétima graça:

Nós vos pedimos, oh! Primaz dos Arcanjos, em união com os Principados, de vos dignar nos livrar, a nós vossos servos, assim como o nosso país e a nossa cidade das enfermidades corporais e, sobretudo espirituais.

Rezar: Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

Oitava graça:

Nós vos pedimos, oh! São Miguel, em união com o Coro dos Anjos, de cuidar de nós nesta vida, e, no momento da morte, de nos assistir na hora da nossa agonia, sobretudo, no instante de entregar a alma, a fim de que, vencedores de satanás, possamos usufruir convosco, da bondade Divina, no santo Paraíso.

Rezar: Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

Nona graça:

Enfim, nós vos rogamos, oh! Glorioso Chefe, defensor da Igreja militante e triunfante, de vos dignar, juntamente com os Coros dos Anjos, de nos guardar e defender vossos fiéis, as nossas famílias e aqueles que se recomendaram às nossas orações, a fim de que, levando com o vosso socorro uma vida pura, possamos eternamente usufruir da contemplação de Deus, convosco e com todos os Santos Anjos. Rezar: Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

Em seguida reza-se: Um Pai-Nosso a São Miguel, um Pai-Nosso a São Gabriel, um Pai-Nosso a São Rafael e um Pai-Nosso ao nosso Anjo da Guarda.

Oração Final: Oh! Deus todo poderoso e eterno, que para a salvação do gênero humano enviastes, milagrosamente, a Vossa Igreja o Vosso Gloriosíssimo Príncipe, o Arcanjo São Miguel, concedei-nos o seu socorro salutar e a sua ajuda eficaz contra todos os nossos inimigos, a fim de que, nossa partida deste mundo, obtenhamos de comparecer à presença de Vossa Divina e Santa Majestade. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém. São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, para que não pereçamos no dia do Juízo.


--

11. Oração Milagrosa ensinada por São Miguel Arcanjo

Jesus amado, Jesus Crucificado, contemplo hoje as tuas Santas Chagas e peço-vos perdão pelos meus pecados. Sei que são muitos, sei que muitos deles o feriram profundamente. Mas, peço-vos também hoje a graça de conhecê-los todos, de arrepender-me e não voltar a pecar.

Perdão por toda falta de amor com que tratei o Vosso Sagrado Coração por tanto tempo da minha vida.

Perdão pela minha falta de confiança em teu poder, perdão por que tantas vezes esta falta de confiança levou-me a agir desesperadamente.

Perdão pela minha falta de fé em Sua Presença real na Eucaristia.

Perdão pela minha falta de esperança que tantas vezes levou-me a atropelar os teus planos para comigo.

Enfim, perdão Senhor por tantas vezes que eu não soube perdoar e conservei em mim o ódio e o rancor que tanto me afastam de ti.

Quero hoje reparar todas as maldades que cometi contra o Teu Sagrado Corpo. Maldades estas que te abriram de tão profundas chagas. Senhor Jesus, pelas tuas Santas Chagas, ensinai-me o Caminho da Santidade. Amém.

--

12. Jaculatórias e Antífonas

São Miguel Arcanjo, nosso intercessor junto de Jesus e Maria, vinde socorrer-nos nas nossas enfermidades do corpo e da alma. Oh! Luminares radiosos do Céu, Exército triunfante da Corte Celeste, assisti a Santa Igreja e dai-lhe vitória sobre todos os seus inimigos.

Oh! Coros admiráveis da Hierarquia Celeste, que servis a Deus no Céu e na Terra oponde-vos ao mal e fazei com que o bem triunfe em todos os países da Terra.

São Miguel, conforto dos Apóstolos de Cristo, obtende-nos alegria e constância na missão de levar o Evangelho às almas. São Miguel, amigo, protetor e mestre da virtude que santifica os vossos devotos, obtende-nos a graça da santidade.

Oh! Glorioso São Miguel Arcanjo, Príncipe dos Anjos, Guarda da Santa Igreja, defensor as almas, rogo-vos humildemente que o vosso auxílio nos ampare, a vossa fortaleza nos defenda, a vossa virtude nos fortifique, para que, quando sairmos desta vida, sejamos defendidos por Vós, do dragão infernal e das suas astúcias e aparecermos limpos de toda a culpa perante a Divina Majestade. Amém.

Enquanto o Arcanjo São Miguel combatia com o dragão, ouviu-se a voz dos que diziam: Viva o nosso Deus, Aleluia. Arcanjo Miguel, Deus te constituiu Príncipe de todas as almas que se devem salvar. Anjos do Senhor bendizei ao Senhor para sempre. Anjos e Arcanjos, Tronos e Dominações, Principados, Virtudes dos Céus, louvai ao Senhor das alturas, Aleluia.

Enquanto João contemplava o sagrado mistério, o Arcanjo Miguel tocou a trombeta: Perdoai, Senhor e nosso Deus, vós que abris o Livro e lhe desatais os selos, Aleluia.

Cantarei, ó meu Deus, os Vossos louvores na presença dos Anjos. Adorar-Vos-ei no Vosso Templo e louvarei o Vosso Nome. Gloriosíssimo Príncipe, Miguel Arcanjo, lembrai-vos de nós. Aqui e em toda parte, rogai por nós ao Filho de Deus, Aleluia, Aleluia.

Agitou-se o mar e a terra tremeu, quando o Arcanjo Miguel desceu das alturas.

Louvemos o Senhor, a quem os Anjos louvam, os Querubins e os Serafins cantam:

Santo, Santo, Santo! Deus Santo, Senhor, os Anjos vos louvam nas alturas, dizendo a uma só voz:

"A Vós, Deus, o Louvor" São Miguel, um dos que estão mais próximos de Deus, acudiu em meu socorro.

--

13. Consagração a São Miguel

Oh! Príncipe nobilíssimo dos Anjos, valoroso guerreiro do Altíssimo, zeloso defensor da Glória do Senhor, terror dos espíritos rebeldes, amor e delícia de todos os Anjos justos, meu diletíssimo Arcanjo São Miguel, desejando eu fazer parte do número dos vossos devotos e servos, a vós hoje me consagro, me dou e me ofereço e ponho-me a mim próprio, a minha família e tudo o que me pertence, debaixo da vossa poderosíssima proteção.

É pequena a oferta do meu serviço, sendo como sou um miserável pecador, mas vós engrandecereis o afeto do meu coração; Recordai-vos que de hoje em diante estou debaixo do vosso sustento e deveis assistir-me em toda a minha vida e obter-me o perdão dos meus muitos e graves pecados, a graça da amar a Deus de todo coração, ao meu querido Salvador Jesus Cristo e a minha Mãe Maria Santíssima, obtende-me aqueles auxílios que me são necessários para obter a coroa da eterna glória. Defendei-me dos inimigos da alma, especialmente na hora da morte.

Vinde, Oh! Príncipe gloriosíssimo, assistir-me na última luta e com a vossa alma poderosa lançai para longe, precipitando nos abismos do inferno, aquele anjo quebrador de promessas e soberbo que um dia prostrastes no combate no céu. São Miguel Arcanjo defendei-nos no combate para que não pereçamos no supremo juízo. Amém.


--

14. Consagração da Família

Oh! Grande Arcanjo São Miguel, Príncipe e Chefe das Legiões Angélicas, penetrados do sentimento de vossa bondade e vosso poder, em presença da adorável Santíssima Trindade, da Virgem Maria e toda a Corte Celeste, eu...(nome) e minha família vimos hoje nos consagrar a vós. (ou renovar neste dia a nossa consagração a vós).

Queremos vos honrar e invocar fielmente. Recebei-nos sob vossa especial proteção e dignai-vos desde então velar sobre os nossos interesses espirituais e temporais. Conservai entre nós a perfeita união do espírito, dos corações e do amor familiar. Defendei-nos contra o ataque inimigo, preservai-nos de todo mal e particularmente da desgraça de ofender a Deus gravemente. Que por nossos cuidados, devotados e vigilantes, cheguemos todos à felicidade eterna. Dignai-vos São Miguel, reunir todos os membros de nossa família.


--

15. Tríduo de São Miguel

Vinde oh! Deus, em meu auxílio. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai...Amém.

Primeiro Dia

São Miguel, vós que defendeste a honra do Senhor empunhando o estandarte divino e exclamando:

"Quem é como Deus"?, Alcançai-nos zelo ardente, fé inabalável para que saibamos como vós combater todos os males e conquistar a salvação. Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.


Segundo Dia

São Miguel, vós a quem o Senhor confiou à guarda da igreja, dignai-vos ouvir nossas preces em seu favor.

Guardai-a do espírito de soberba de seus filhos, das falsas doutrinas, do desamor ao seu chefe visível.

Reuni as ovelhas desgarradas e apressai a hora da unidade de todos seus filhos. Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.


Terceiro Dia

São Miguel, compadecei-vos de nós em meio a tantos perigos e ajudai-nos nos combates desta vida.

Livrai-nos do inferno e dai que possamos viver a bem-aventurança eterna no céu. Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.


--

16. Orações para depois da Missa

Era costume rezar estas orações ao término das missas. Alguns devotos de São Miguel têm retomado esta prática piedosa. (Rezar após o término da Missa, se possível diante do Santíssimo)


3 Ave Marias, Salve Rainha

Oremos: Deus, refúgio e fortaleza nossa, atendei aos clamores de vosso povo, e, pela intercessão da gloriosa e Imaculada Virgem Maria, Mãe de Deus, e do bem-aventurado São José, esposo de Maria, de vossos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e de todos os Santos, ouvi benigno e misericordioso as súplicas que do fundo da alma Vos dirigimos, pela conversão dos pecadores, pela liberdade e exaltação da Santa Igreja.

Pelo mesmo Cristo, Nosso Senhor. Amém.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate; sede nosso auxílio contra as maldades e ciladas do demônio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere, e vós, Príncipe da milícia celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para a perdição das almas. Amém.


D: Sacratíssimo Coração de Jesus, T: Tende piedade de nós. (3X)
D: Coração Imaculado de Maria, T: Sede a nossa salvação. (3X)


SÃO GABRIEL ARCANJO

São Gabriel (Homem, confidente de Deus) é um dos anjos que assistem diante de Deus (Lc 1, 19). São João Evangelista fala diversas vezes nos sete espíritos, nos sete anjos que viu em pé diante de Deus. (Apoc. 1, 4 – 8, 2). Com razão São Gabriel é chamado o anjo da Redenção, porque sua Missão, tanto no Antigo como no Novo Testamento se relaciona com a vinda do Salvador.

Ao profeta Daniel foi o arcanjo Gabriel que lhe explicou a visão que teve do carneiro e do bode (Dan. 8, 1). Importantes são as revelações sobre a época de o Messias aparecer. Diz o capítulo 9 do livro de Daniel: “Eis que Gabriel me tocou no tempo do sacrifício da tarde... e disse:” Daniel, eu vim para te ensinar e para que tu entendas os desígnios de Deus... Setenta semanas (de anos) foram decretadas sobre o teu povo e sobre a tua cidade santa, a fim de que a prevaricação se consume, e o pecado tenha seu fim, e a iniquidade se apague, e a justiça eterna seja trazida, e as visões e profecias se cumpram, e o Santo dos santos seja ungido... Desde a saída da ordem para Jerusalém ser edificada até ao Cristo chefe, passarão sete semanas e sessenta e duas semanas; e depois será morto o Cristo, e o povo que o há de negar, não será mais seu”.

Por três modos nos é dado cumprir este nosso dever junto ao grande arcanjo.

Primeiro: dando graças a Deus por ter designado este seu mensageiro e o ter adornado de tantos dons e com tanta magnificência. Como todos os santos anjos, São Gabriel nos honra, nos ama, e sempre pronto está para nos beneficiar, visto que o próprio Deus tanto nos tem honrado e amado. “Os Anjos, diz São Paulo, são enviados para exercer o seu ministério ajudando-nos a ter parte com eles na herança da salvação”. (Heb. 1-14).

Segundo: imitar, na medida do possível, o seu exemplo. O serviço mais nobre reservado aos santos anjos, Deus Nosso Senhor o caracteriza nestes termos: eu vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. (Jo. 1, 51.) Em outras palavras: servidores que são do Salvador, com amor e dedicação se lhe oferecem, para conduzir os homens ao conhecimento da verdade e a participação da graça divina. Vimos, quantas vezes desceu sobre o Filho do Homem. Foi ele o primeiro a pronunciar e fazer conhecer o doce nome de Jesus. Grande e inestimáveis coisas disse ele de Cristo Nosso Senhor.

Felizes de nós se, querendo imitar o seu exemplo e ter parte na sua glória, nos dispusermos a tornar conhecido e amado o nome de Jesus entre os homens, e para isto não nos negarmos a rezar, trabalhar e sofrer. As palavras do anjo ao profeta Daniel: “Eis um homem de complacência de Deus” (Dan. 9. 23; 10. 11) e a Zacarias: “Tua oração foi ouvida” (Lc. 1, 13) são a prova de que os anjos observam e acompanham as boas obras dos homens.

Terceiro: temos no Arcanjo São Gabriel um modelo de veneração e amor a Maria Santíssima; pois foi ele que pronunciou a primeira “Ave Maria”, e com quanto respeito, com quanta devoção e amor não o fez! Em cada “Ave Maria”, que rezamos, poderá o arcanjo São Gabriel servir-nos de modelo. Pronunciando sua palavras, imitemo-lo também na sua devoção, no seu amor à Mãe de Deus.

1. Oração a São Gabriel

Anjo da encarnação, fiel mensageiro de Deus, abri nossos ouvidos, até para as mais leves admoestações e toques da graça do coração amoroso de nosso Senhor. Permanecei sempre conosco, nós Vo-los suplicamos, para que compreendamos devidamente a Palavra de Deus, sigamos suas inspirações e, docilmente obedientes, cumpramos aquilo que Deus quer de nós. Fazei que sejamos sempre prontos e vigilantes, para que o Senhor não nos encontre dormindo, quando chegar!


2. Invocações a São Gabriel Arcanjo

Senhor, tende piedade. Cristo, tem piedade. Senhor, tem piedade.

Cristo, ouvi-nos. Cristo escutai-nos.

Deus Pai celestial, criador dos anjos, tem piedade de nós.

Deus Filho Redentor do mundo, Senhor dos Anjos, tem piedade de nós.

Deus Espírito Santo, vida dos anjos, tem piedade de nós.

Santíssima Trindade, um só Deus verdadeiro, delícia dos Anjos, tem piedade de nós.

Santa Maria Rainha dos Anjos, rogai por nós.

São Gabriel Arcanjo, rogai por nós.

Embaixador de Deus Pai, rogai por nós.

Servidor do Verbo, Luz eterna, rogai por nós.

Locutor da Encarnação, rogai por nós.

Mensageiro da Esperança, rogai por nós.

Protetor contra o Maligno, rogai por nós.

Guardião de nosso Batismo, rogai por nós.

Patrono dos sacerdotes, rogai por nós.

Escudo da castidade, rogai por nós.

Guia dos desorientados, rogai por nós.

Conselheiro dos confundidos, rogai por nós.

Músico celestial, rogai por nós.

Todos os santos Anjos, roguem por nós.


Cristo, ouvi-nos. Cristo, escutai-nos. Senhor, tem piedade.

O Senhor manda a seus anjos. Para cuidar-nos em todos os caminhos.


Oremos: Deus todo poderoso, que nos amas com amor eterno, enviai-nos a teus Anjos para que nos defendam do Maligno, o fazei pelo Sangue precioso de teu Filho, e pelos rogos da Santíssima Virgem Maria, em meio dos perigos nos refugiamos em ti. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

Ave Maria Puríssima Sem pecado concebida. Rogai por nós!


3. Devoção ao Nome de Jesus

Pai Santo, ao anunciar a Maria o mistério da Encarnação, o anjo Gabriel deu o Nome de Jesus a quem ia a ser concebido pela graça do Espirito Santo. Com esse nome bendito ficou clara a missão de teu Filho feito homem: salvar a mim e ao mundo. Por isso, te adoro unindo minhas mãos, dobro meus joelhos e meu coração ante esse Nome do qual brota a luz e a vida, porque é o único Nome que salva. Com o Nome de Jesus em meu coração mantenho minha vida serena em meio das trevas e Ele me mostra o caminho do amor. Recebei minha ação de graças, Trindade Santíssima, Pai, Filho e Espírito Santo, porque a plenitude de tua misericórdia me tem chegado com esse santo Nome. Amém.

Bendito Anjo Gabriel, mensageiro de Deus Pai, que anunciaste a Virgem Maria o Mistério da Encarnação do Filho eterno, e lhe asseguraste que o Espírito Santo a cobriria com sua sombra; Por meio de nossa voz a Igreja suplica tua guia para que sejamos fiéis ao Evangelho, unidos na mútua caridade e obedientes a nosso Bom Pastor. Aconselha-nos nas confusões, ajuda-nos nas lutas contra o demônio, levai-nos a venerar o Nome de Jesus e intercedei por nós até o encontro luminoso com o Senhor na Glória eterna. Amém.



4. Ladainha de São Gabriel

Senhor, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, nos ouça. Cristo, graciosamente nos atenda.

Deus, Pai do Céu, tende misericórdia de nós.

Deus, Filho, Redentor do mundo, tende misericórdia de nós.

Deus, Espírito Santo, tende misericórdia de nós.

Santíssima Trindade, um só Deus, tende misericórdia de nós.

Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós.

São Gabriel, glorioso Arcanjo, rogai por nós.

São Gabriel, a força de Deus, rogai por nós.

São Gabriel, quem fica diante do trono de Deus, rogai por nós.

São Gabriel, modelo de oração, rogai por nós.

São Gabriel, arauto da Encarnação, rogai por nós.

São Gabriel, que revelou as glórias de Maria, rogai por nós.

São Gabriel, Príncipe do Céu, rogai por nós.

São Gabriel, embaixador do Altíssimo, rogai por nós.

São Gabriel, guardião da Virgem Imaculada, rogai por nós.

São Gabriel, que predisse a grandeza de Jesus, rogai por nós.

São Gabriel, a paz e a luz das almas, rogai por nós.

São Gabriel, flagelo dos incrédulos, rogai por nós.

São Gabriel, professor admirável, rogai por nós.

São Gabriel, a força dos justos, rogai por nós.

São Gabriel, protetor dos fiéis, rogai por nós.

São Gabriel, primeiro adorador da palavra divina, rogai por nós.

São Gabriel, defensor da Fé, rogai por nós.

São Gabriel, zeloso pela honra de Jesus Cristo, rogai por nós.

São Gabriel, a quem as Escrituras elogia como o Anjo enviado por Deus a Maria, a Virgem, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo, salvai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo, por misericórdia ouvir-nos, ó Senhor.

Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo, tende misericórdia de nós.

Cristo, nos ouça. Cristo, graciosamente nos atenda.

Rogai por nós, abençoado Arcanjo Gabriel, para que sejamos dignos das promessas de Jesus Cristo.

Oremos: Oh! Abençoado Arcanjo Gabriel, nós vos suplicamos, intercedei por nós, ao trono da Divina Misericórdia em nossas necessidades presentes, pelo anuncio a Maria do mistério da Encarnação, através de vossa intercessão possamos obter os benefícios deste mistério, e cantar os louvores de Deus para sempre. Amém.


--

5. Saudações ao Arcanjo Gabriel

Deus meu, vem em meu auxílio. Senhor, apressai-Vos Senhor, sem demora em socorrer-nos. Glória ao Pai...

Primeira Saudação: Deus Pai, por intercessão de São Gabriel Arcanjo, concedei-nos a verdadeira Fé. Ave-Maria.

Glorioso Arcanjo Gabriel, mensageiro de Deus Pai. Guiai nossa súplica até Jesus para que consigamos os dons do Espírito Santo. Maria, Mãe da graça, Mãe de misericórdia, na vida e na morte, amparai-nos Nossa Senhora!

Segunda Saudação: Deus Pai, por intercessão de São Gabriel Arcanjo, concedei-nos a firme Esperança. Ave-Maria.

Glorioso Arcanjo Gabriel, mensageiro de Deus Pai. Guiai nossa súplica até Jesus para que consigamos os dons do Espírito Santo. Maria, Mãe da graça, Mãe de misericórdia, na vida e na morte, amparai-nos Nossa Senhora!

Terceira Saudação: Deus Pai, por intercessão de São Gabriel Arcanjo, concedei-nos a perfeita Caridade. Ave-Maria. Glorioso Arcanjo Gabriel, mensageiro de Deus Pai. Guiai nossa súplica até Jesus para que consigamos os dons do Espírito Santo. Maria, Mãe da graça, Mãe de misericórdia, na vida e na morte, amparai-nos Nossa Senhora!

Quarta Saudação: Deus Pai, por intercessão de São Gabriel Arcanjo, concedei-nos a humildade de coração. Ave-Maria. Glorioso Arcanjo Gabriel, mensageiro de Deus Pai, Guiai nossa súplica até Jesus para que consigamos os dons do Espírito Santo. Maria, Mãe da graça, Mãe de misericórdia, na vida e na morte, amparai-nos Nossa Senhora!

Quinta Saudação: Deus Pai, por intercessão de São Gabriel Arcanjo, concedei-nos o dom da oração. Ave-Maria.

Glorioso Arcanjo Gabriel, mensageiro de Deus Pai, Guiai nossa súplica até Jesus para que consigamos os dons do Espírito Santo. Maria, Mãe da graça, Mãe de misericórdia, na vida e na morte, amparai-nos Nossa Senhora!


Sexta Saudação: Deus Pai, por intercessão de São Gabriel Arcanjo, concedei-nos a boa consciência. Ave-Maria.

Glorioso Arcanjo Gabriel, mensageiro de Deus Pai, Guiai nossa súplica até Jesus para que consigamos os dons do Espírito Santo. Maria, Mãe da graça, Mãe de misericórdia, na vida e na morte, amparai-nos Nossa Senhora!

Sétima Saudação: Deus Pai, por intercessão de São Gabriel Arcanjo, concedei-nos o Espírito de Justiça. Ave-Maria.

Glorioso Arcanjo Gabriel, mensageiro de Deus Pai, Guiai nossa súplica até Jesus para que consigamos os dons do Espírito Santo. Maria, Mãe da graça, Mãe de misericórdia, na vida e na morte, amparai-nos Nossa Senhora!

Oitava Saudação: Deus Pai, por intercessão de São Gabriel Arcanjo, concedei-nos o Espírito de Fortaleza. Ave-Maria. Glorioso Arcanjo Gabriel, mensageiro de Deus Pai, Guiai nossa súplica até Jesus para que consigamos os dons do Espírito Santo. Maria, Mãe da graça, Mãe de misericórdia, na vida e na morte, amparai-nos Nossa Senhora!

Nona Saudação: Deus Pai, por intercessão de São Gabriel Arcanjo, concedei-nos o Espírito de moderação. Ave-Maria. Glorioso Arcanjo Gabriel, mensageiro de Deus Pai, Guiai nossa súplica até Jesus para que consigamos os dons do Espírito Santo. Maria, Mãe da graça, Mãe de misericórdia, na vida e na morte, amparai-nos Nossa Senhora!

Décima Saudação: Deus Pai, por intercessão de São Gabriel Arcanjo, conduzi-nos a Glória. Ave-Maria.

Glorioso Arcanjo Gabriel, mensageiro de Deus Pai, Guiai nossa súplica até Jesus para que consigamos os dons do Espírito Santo. Maria, Mãe da graça, Mãe de misericórdia, na vida e na morte, amparai-nos Nossa Senhora!


SÃO RAFAEL ARCANJO


Seu nome significa "Deus te cura". Sua principal característica é ajudar na cura dos doentes e, por isso, é o guardião da saúde. Ele age principalmente nas instituições sociais, nos hospitais e até mesmo em casas que estejam precisando de seu auxílio.

No Livro de Tobias é narrado que quando Tobit, pai de Tobias e homem de grande caridade, passou pela provação da cegueira e de todos lhe questionarem a fé, juntamente quando Sara era atormentada por um demônio que matava seus maridos nas núpcias. Então, ambos rezaram a Deus e foram ouvidos; e foi Rafael que foi enviado para lhes prestar socorro.

São Rafael tomou a forma humana, se fez chamar Azarias e acompanhou Tobias em sua viagem, ajudando-o em suas dificuldades, guiando-o por todo o caminho e auxiliando-o a encontrar uma esposa da mesma linhagem. Então, o arcanjo explicou ao jovem Tobias que poderia casar-se com Sara sem perigo algum. E, por fim, ao retornarem esclareceu como ele poderia curar o pai da cegueira. No livro de Tobias o próprio arcanjo se descreve como "um dos sete que estão na presença do Senhor".

São Rafael Arcanjo está representado na imagem de Nossa Senhora Desatadora de Nós como o anjo que acompanha um homem e um cachorro em direção a uma igreja, uma referência ao Livro de Tobias.


1. Oração a São Rafael

Fica conosco, ó Arcanjo Rafael, chamado “Medicina de Deus”!

Afastai para longe de nós as doenças do corpo, da alma e do espírito e trazei-nos saúde e toda a plenitude de vida prometida por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Glorioso Arcanjo Rafael, que dignastes tomar a aparência de um simples viajante para vos fazer o protetor do jovem Tobias. Ensinai-nos a viver sobrenaturalmente, elevando sem cessar nossas almas, acima das coisas terrestres.

Vinde em nosso socorro no momento das tentações e ajudai-nos a afastar de nossas almas e de nossos trabalhos todas as influências do inferno. Ensinai-nos a viver neste espírito de fé que sabe reconhecer a misericórdia divina em todas as provações e as utilizar para a salvação de nossas almas. Obtende-nos a graça de uma inteira conformidade com a vontade divina: seja que ela nos conceda a cura dos nossos males ou que recuse o que lhe pedimos.

São Rafael, guia, protetor e companheiro de Tobias, dirigi-nos no caminho da salvação, preservai-nos de todo perigo e conduzi-nos ao céu. Assim seja.


--

2. Oração pelos doentes e pedindo solução de problemas

Posa o glorioso Arcanjo São Rafael, médico encarregado de nossa saúde, vir do alto do céu curar todos os que estão doentes e resolver os difíceis problemas da vida. Fica conosco, Arcanjo, vós, a medicina de Deus, afastai para longe de nós todas as doenças do corpo e da alma, trazei saúde para nossas mentes. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.


--


3. Terço de São Rafael

Contra entraves diabólicos e para obtermos a cura de doenças da vista e aqueles cuja origem os médicos desconhecem. Rezar o glória dez vezes, pelos dons concedidos a São Rafael Arcanjo. Glória ao Pai ... Amém.

Oração: São Rafael, Príncipe-Arcanjo do Senhor que prendestes e algemastes o demônio que atormentava Sara, defendei-nos de todos os males, do corpo e da alma, pois grande é o nosso Deus e grande é o seu poder. Amém.


--

4. Oração pelos viajantes

Ó Deus, que em Vossa inefável providência, Vos dignastes escolher o glorioso Arcanjo São Rafael para ser o companheiro de Vossos fiéis em suas viagens. Fazei que possamos ser sempre conduzidos e defendidos, contra todos os nossos inimigos, visíveis e invisíveis, em todos os caminhos que empreendemos em nossa vida e principalmente em nossa viagem do tempo para a eternidade. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.


--

5. Ladainha de São Rafael

Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos. Jesus Cristo, atendei-nos.

Deus Pai Celestial, criador de todos os espíritos, tende piedade de nós.

Deus Filho, Redentor do Mundo, que os anjos desejam sempre contemplar, tende piedade de nós.

Deus Espírito Santo, felicidade dos espíritos celestiais, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, glória dos anjos, tende piedade de nós.

São Rafael, anjo da saúde, rogai por nós.

São Rafael, um dos sete espíritos que permaneceis perante o trono de Deus, rogai por nós.

São Rafael, fiel condutor de Tobias, rogai por nós.

São Rafael, que afugentais os espíritos malignos, rogai por nós.

São Rafael, que apresentais nossas preces ao trono de Deus, rogai por nós.

São Rafael, que curais a cegueira, rogai por nós.

São Rafael, auxílio nas tribulações, rogai por nós.

São Rafael, que fazeis felizes vossos devotos, rogai por nós.

São Rafael, rogai por nós.

Jesus Cristo, que sois a felicidade dos anjos, perdoai-nos.

Jesus Cristo, que sois a glória dos espíritos celestes, ouvi-nos.

Jesus Cristo, esplendor dos exércitos celestiais, tende piedade de nós.


Oremos: Oh! Deus, que em vossa inefável bondade nos enviastes São Rafael para conduzir-nos em nossas viagens, humildemente Vos imploramos possamos ser sempre guiados por ele no caminho da salvação e experimentar seu auxílio nas doenças da alma e do corpo. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.


SANTOS ANJOS

Dentre os anjos de Deus, Ele escolhe nosso Anjo da Guarda, que é pessoal e exclusivo, cuja função é proteger-nos até o retorno da nossa alma à eternidade. Ele nos ampara e nos defende das dos perigos com que os espíritos maus nos tentam, na nossa vida terrena. “Porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos, eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra” (Sl 90,11-12).

Os Anjos da Guarda estão repletos de dons e privilégios especiais, com uma missão insubstituível ao longo da criação. Eles possuem a natureza angélica espiritual, que é a síntese de toda a beleza e de todas as virtudes de Deus, por isso impossível de ser representada.


Em um dos seus textos, São Francisco de Sales esclarece que a tarefa dos anjos é levar as nossas orações à bondade misericordiosa do Altíssimo e de informar-nos se elas foram atendidas. Assim sendo, as graças que recebemos nos são dadas por Deus, que é o princípio e o fim de nossa vida, através da intercessão de nosso Anjo Bom.

Deus confiou cada criatura a um Anjo da Guarda. Esta é uma verdade que está em várias páginas da Sagrada Escritura e na história das tradições da humanidade, sendo um dogma da Igreja Católica, atualmente também confirmado pelos teólogos. A devoção dos anjos é mais antiga até que a dos próprios santos, ganhando maior vigor na Idade Média, quando os monges solitários receberam a companhia dessas invisíveis criaturas, cuja presença era sentida nas suas vidas de silenciosa contemplação e íntima comunhão espiritual com Deus-Pai.

Todavia o Eterno Guardião, como o Anjo da Guarda também é chamado, tão solicitado e cuidado durante a infância, está totalmente esquecido no cotidiano do adulto, que, descuidando de sua exclusiva e própria companhia, não se apercebe mais de sua angélica presença. Mas este espírito puro continua vigilante, constante dos pensamentos e de todas as ações humanas.

O Anjo da Guarda é um ser mais perfeito e digno do que nós, criaturas humanas. Não podemos ignorá-lo. Devemos amá-lo, respeitá-lo e segui-lo, pois está sempre pronto a proteger-nos, animar e orientar, para cumprirmos a missão da vida terrena, trilhando o caminho de Cristo e, assim, ingressarmos na glória eterna.

--

Missão dos Anjos

Assim que a criança nasce, no momento do parto, por determinação Divina o Anjo da Guarda daquele ser assume o seu posto de guardião e jamais se afasta, até o retorno da Alma à eternidade. É importante realçar esta realidade: sempre que nasce uma criatura na Terra, o Criador providencia o nascimento de seu Anjo da Guarda no Céu.

Então, significa dizer que cada Anjo Custódio é específico, ou seja, é feito especialmente para uma pessoa. O Santo Anjo da Guarda tem uma missão insubstituível ao longo da existência. Embora sempre silencioso e oculto, inspira a prática das boas intenções e boas obras; ilumina o espírito na busca da verdade, para que a mente não se afaste da doutrina correta; insinua sugestões a problemas de difícil solução; conduz as pessoas a cultivarem santos ideais, com o objetivo maior de dilatar cada vez mais o reino de Deus; estimula a prática da fidelidade, da justiça e do amor fraterno, zelando e orientando as pessoas pelo caminho da salvação eterna.

Por sua natureza Angélica espiritual, o Santo Anjo da Guarda é bonito, formoso, cativante e delicado, porque é uma emanação da beleza e das virtudes do Criador. A beleza Angélica está relacionada diretamente com as virtudes, dons e prerrogativas que o Anjo recebeu do Senhor.


--

A proteção dos Anjos da Guarda

No Antigo Testamento há um livro muito bonito, no qual se narra que Tobias devia fazer uma longa viagem, cheia de perigos. Então, busca um companheiro de viagem, e Deus envia o arcanjo Rafael que o acompanha e lhe mostra o bom caminho, devolvendo-o feliz a sua casa.

Nós também vamos a caminho do céu; neste caminho existem muitos perigos para a nossa alma e o nosso corpo. Deus nos dá um companheiro de viagem que está sempre a nosso lado, ainda que não o vejamos: é o Anjo da Guarda. Nosso Anjo nos ama como o melhor dos amigos, nos protege dia e noite, e nos fala ao coração convidando-nos a fazer as coisas boas. Quando rezamos, ele apresenta nossa oração a Deus.


São Bernardo de Claraval resume em três atitudes o comportamento que as pessoas devem ter em relação ao Santo Anjo da Guarda:


- Atitude de Respeito: Porque é um ser mais perfeito e mais digno do que nós.

- Atitude de Confiança: Para confidenciar-lhe as dificuldades e pedir-lhe ajuda, luzes e disposição para cumprirmos a missão da vida.

- Atitude de Amor, Devoção e Gratidão: A fim de que sejamos dóceis às suas inspirações, porque na realidade são inspirações de Deus; ter confiança nas iniciativas dele e agradecer ao Santo Anjo da Guarda a preciosa e benéfica intercessão junto ao Criador.

Por fim, nunca podemos nos esquecer de que o Anjo da Guarda diariamente está diante da Face do Senhor. Então, verdadeiramente ele é um poderoso aliado se soubermos desfrutar de sua fiel e perseverante amizade.

Oração: "Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a Ti me confiou à piedade divina, hoje e sempre, me rege, guarda, ilumina." Amém.

--

1. Súplica aos Santos Anjos

Deus Uno e Trino, Onipotente e Eterno! Antes de recorrermos aos Vossos servos, os Santos Anjos, prostramo-nos na Vossa presença e Vos adoramos Pai, Filho e Espírito Santo, bendito e louvado sejais por toda a eternidade!

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, que tudo quanto por Vós foi criado Vos adore, Vos ame e permaneça no Vosso serviço! E Vós, Maria, Rainha de todos os Anjos, aceitai benignamente as súplicas que dirigimos aos Vossos servos, apresentai-as ao Altíssimo, Vós que sois a Medianeira de todas as graças e a onipotência suplicante — a fim de obtermos graça, salvação e auxílio. Amém.

Poderosos Santos Anjos, que por Deus nos fostes concedidos para nossa proteção e auxílio, em nome da Santíssima Trindade nós Vos suplicamos: - Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós Vos suplicamos em nome do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo:- Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós Vos suplicamos pelo Poderosíssimo nome de Jesus: - Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós Vos suplicamos por todas as chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo:- Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós Vos suplicamos por todos os martírios de Nosso Senhor Jesus Cristo: - Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós Vos suplicamos pela Palavra Santa de Deus:- Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós Vos suplicamos pelo Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo: - Vinde depressa socorrei-nos!

Nós Vos suplicamos em nome do Amor que Deus tem por nós, pobres: - Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós Vos suplicamos em nome da fidelidade de Deus por nós, pobres: - Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós Vos suplicamos em nome da misericórdia de Deus por nós, pobres: - Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós Vos suplicamos em nome de Maria, Mãe de Deus e Mãe Nossa: - Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós Vos suplicamos em nome de Maria, Rainha do Céu e da Terra: - Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós Vos suplicamos, em nome de Maria, Vossa Rainha e Senhora: - Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós Vos suplicamos pela Vossa própria Bem-aventurança: - Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós Vos suplicamos pela Vossa, própria fidelidade: - Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós Vos suplicamos pela Vossa luta na defesa do Reino de Deus: Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós Vos suplicamos: - Protegei-nos com o vosso escudo!

Nós Vos suplicamos: - Defendei-nos com a vossa espada!

Nós Vos suplicamos: -Iluminai-nos com a vossa, luz!

Nós Vos suplicamos: - Salvai-nos sob o manto protetor de Maria!

Nós Vos suplicamos: - Guardai-nos no Coração de Maria!

Nós Vos suplicamos: - Confiai-nos às mãos de Maria!

Nós Vos suplicamos: - Mostrai-nos o caminho que conduz à Porta da Vida o Coração aberto de Nosso Senhor! Nós Vos suplicamos:- Vinde- Guiai-nos com segurança à Casa do Pai Celestial!


Todos Vós, nove coros dos Espíritos bem-aventurados: - Vinde depressa, socorrei-nos!

Anjos da Vida: - Vinde depressa, socorrei-nos!

Anjos do Verbo de Deus: - Vinde depressa, socorrei-nos!

Anjos do Amor: - Vinde depressa, socorrei-nos!

Nossos companheiros especiais e enviados por Deus: - Vinde depressa, socorrei-nos!

Porque o Sangue Preciosíssimo de Nosso Senhor e Rei clama que venhais em auxílio de nós pobres:

- Insistentemente Vos suplicamos: vinde depressa, socorrei-nos!

Porque o Coração de Nosso Senhor e Rei clama que venhais em auxílio de nós, pobres:

- Insistentemente Vos suplicamos: vinde depressa, socorrei-nos!

Porque o Coração Imaculado de Maria Virgem Puríssima e Vossa Rainha clama que venhais em auxílio de nós, pobres:

- Insistentemente Vos suplicamos: vinde depressa, socorrei-nos!

São Miguel Arcanjo, Vós, Príncipe dos exércitos celestes, Vencedor do dragão infernal, recebestes de Deus força e poder para aniquilar pela humildade a soberba do príncipe das trevas. Insistentemente Vos suplicamos que nos alcanceis de Deus a verdadeira humildade de coração, uma fidelidade inabalável no cumprimento contínuo da vontade de Deus e uma grande fortaleza no sofrimento e na penúria. Ao comparecermos perante o tribunal de Deus socorrei-nos para que não desfaleçamos!

São Gabriel Arcanjo, Vós Anjo da Encarnação, Mensageiro fiel de Deus, abri os nosso ouvidos para que possam captar até as mais suaves sugestões e apelos da graça emanados do Coração amabilíssimo de Nosso Senhor. Nós Vos pedimos que fiqueis sempre junto de nós para que compreendendo bem a palavra de Deus e Suas inspirações saibamos obedecer-lhe cumprindo docilmente aquilo que Deus quer de nós. Fazei que estejamos sempre disponíveis e vigilantes.

Que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo!

São Rafael Arcanjo, Vós que sois lança e bálsamo do Amor Divino, feri o nosso coração e depositai nele um Amor ardente a Deus. Que a ferida não se apague nele para que nos faça perseverar todos os dias no caminho da caridade e do amor. Que tudo vençamos pelo Amor! Anjos poderosos e nossos Irmãos Santos que servis diante do Trono de Deus, vinde em nosso auxílio.

Defendei-nos de nós próprios e da nossa cobardia e tibieza, do nosso egoísmo e ambição, da nossa inveja e falta de confiança, da nossa avidez na busca da abundância, do bem-estar e da estima pública.

Desatai em nós as algemas do pecado e do apego às coisas terrenas. Tirai dos nossos olhos as vendas que nós mesmos lhes pusemos e que nos impedem de ver as necessidades do nosso próximo e a miséria do nosso ambiente porque nos fechamos numa mórbida complacência de nós mesmos.

Cravai no nosso coração o aguilhão da santa ansiedade por Deus para que não cessemos de procurá-LO com ardor, contrição e amor.

Contemplai em nós o Sangue do Senhor; derramado por nossa causa!

Contemplai em nós as lágrimas da Vossa Rainha; choradas por nossa causa!

Contemplai em nós a pobre, desbotada e arruinada imagem de Deus, comparando-a com a imagem íntegra que Deus no princípio, por amor, imprimiu na nossa alma.

Auxiliai-nos na luta contra o poder das trevas que disfarçadamente nos envolve e aflige.

Auxiliai-nos para que nenhum de nós se perca, permitindo assim que um dia nos reunamos todos, jubilosamente na Eterna Bem-Aventurança. Amém.


--

2. Novena dos Santos Anjos da Guarda - 24 de setembro a 2 de outubro

Invocação do Espírito Santo: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da Terra.

Oremos: Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Invocações: Oh! Santos Anjos da Guarda, nossos fidelíssimos companheiros, que a providência de Deus nos deu para amparar-nos, proteger-nos e defender-nos; muitas graças vos damos por nos haverdes livrado de tantos perigos da alma e do corpo, e favorecido com tantos benefícios, que não podemos conhecer nem numerar. Talvez desde há muito fora o inferno a nossa habitação, se com a força de vossa intercessão não tivésseis desviado o golpe que a divina justiça estava prestes a descarregar sobre nós, mas nos esforçaremos para, daqui em Diante, guardar viva a memória dos vossos benefícios e obedecer sempre às vossas santas inspirações. Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

Oh! Santos Anjos da Guarda, príncipes nobilíssimos da corte celestial; que respeito e veneração não nos devia inspirar a vossa contínua presença. Nós vos ofendemos e contristamos todas as vezes que, pecando, vos constrangemos a ser testemunhas de nossas más ações. Perdoai, ó Santos Anjos; nós nos propomos a nunca mais ofender as vossas puríssimas vistas, lembrando-nos de que estais continuamente ao nosso lado, para nos dirigir pela senda da virtude, e oferecer a Deus as nossas boas obras. Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

Oh! Santos Anjos da Guarda, nossos protetores e defensores, que, apesar da nossa ingratidão e indignidade, nunca até agora nos abandonastes, antes sempre nos defendestes e amparastes, continuais, vo-lo pedimos, os vossos amorosos cuidados para conosco; Preservai-nos de todo pecado e de toda desgraça; sede o nosso refúgio nos perigos, a nossa força nas tentações e nos trabalhos; guiai-nos no perigoso caminho desta vida, a fim de que nossas almas sejam salvas. Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

Leituras Bíblicas para os Dias da novena:


· Primeiro Dia: Salmo 90

· Segundo Dia: Ex. 23,20-21

· Terceiro Dia: At 5,17-20

· Quarto Dia: At 12,7

· Quinto Dia: At 10,3-5

· Sexto Dia: Salmo 33

· Sétimo Dia: Ap 11,17-18 e 12,10b-12a

· Oitavo Dia: Ap 8,3-4

· Nono Dia: Lc 1,26-38


Oremos : Concedei-nos, Senhor, o auxílio de vossos Anjos e Exércitos Celestes, a fim de que, por eles, sejamos preservados dos ataques de Satanás, e, pelo Precioso Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo e pela intercessão da Santíssima Virgem Maria, Rainha dos Anjos, libertos de todos os perigos, possamos servir-vos em paz para sempre, por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


--

3. Oração de São João Berchmans

Anjo santo de Deus querido, que por divina disposição me tomaste debaixo de vossa santa guarda desde o primeiro instante do meu ser e nunca cessastes de defender-me, iluminar-me e reger-me: Eu vos venero como padroeiro, amo-vos como guarda, submeto-me à vossa direção e me dou todo a vós para ser por vós governado. Pelo amor de Jesus Cristo vos rogo e suplico que não me abandoneis, ainda quando eu vos for ingrato, ou rebelde às vossas inspirações, antes benignamente me reponhais em caminho direito, quando dele me desviar. Iluminai-me nas minhas dúvidas, nas quedas levantai-me, fortalecei-me nos perigos, até me introduzires no céu, a ter convosco a eterna felicidade.

Jaculatória: Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, pois que a ti me confiou à piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.


--

4. Novena aos Anjos - Por uma graça

Os Anjos são companheiros de caminho, protetores e intercessores. A eles recorremos em caso de perigo, em momentos de angústia e desolação, quando nos sentimos tristes por problemas econômicos, familiares, e de saúde.

Eles nos dão grande ajuda e por estarem tão perto de Deus nos transmitem a paz e a serenidade que ele oferece a todos os seus filhos e filhas. Antes de iniciar a novena, renovemos nossa confiança em Deus, na certeza de que ele nos escuta e que a través de seus Santos Anjos nos mostrará sua vontade. Nos disporemos a acolher sua vontade, e se ele considerar oportuno nos dará o que com esta novena queremos pedir. Faremos um momento de silêncio, apresentando a Deus por intercessão de seus Anjos nossas necessidades.

Oração Inicial para todos os dias: Anjo Santo, amado por Deus, que por divina disposição, me tem tomado sob tua proteção desde o primeiro instante de minha vida, jamais tens deixado de defender-me, de iluminar-me e de guiar-me. Te venero e te amo como protetor, me coloco sob tua proteção e confio profundamente em tua companhia. Te peço, pelo amor de Jesus Cristo que escutes minhas súplicas e as leves com amor ante Deus, conduzi-me pelo caminho seguro quando meus passos se desviarem, ensinai-me, quando necessite orientação, levantai-me, quando meus pés tropeçarem, consolai-me na aflição, protegei-me quando estiver em perigo e levai à súplica que te apresento hoje, ante Deus, nosso Pai e protetor. Amém!


Primeiro Dia: Rezar a Oração Inicial

Depois da morte de Herodes, o Anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egito e lhe disse: "Levantai e regressa com o Menino e sua Mãe a terra de Israel, porque já está morto os que queriam matar ao Menino". José, pois, se levantou, tomou ao Menino e a sua Mãe, e voltaram à terra de Israel. Palavra de Deus

Oração: Santos Anjos, acudimos a Vós para pedir por vossa intercessão, a poderosa ajuda de Deus neste momento particular de nossa vida; e hoje, de uma maneira muito especial queremos pedir por (se pede a graça). Amém.

Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória e a oração final.

Segundo Dia: Rezar a Oração Inicial

Enquanto o povo permanecia fora, em oração, apareceu o Anjo do Senhor. O Anjo estava de pé à direita do altar do incenso. Zacarias, ao vê-lo, se turbou e teve medo. O Anjo lhe disse então: "Não temas, Zacarias, porque tua oração tem sido escutada, e tua esposa Isabel te dará um Filho ao que chamarás João. Grande será tua felicidade, e muitos se alegrarão com seu nascimento, porque teu Filho tem de ser grande ante o Senhor . Não beberá vinho nem licor, e estará cheio do Espírito Santo, já desde o seio de sua Mãe. Palavra de Deus

Oração: Anjo de Deus, hoje venho ante vós para dar-vos graças por vossa poderosa intercessão, por comunicar-me os desígnios de Deus e por deixar em meu coração a serenidade, paz e valentia para continuar caminhando na vida.

Amém! Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória e a oração final.


Terceiro Dia: Rezar a Oração Inicial

Mas o Anjo lhe disse: "Não temas, Maria, porque tens encontrado o favor de Deus. Vais ficar grávida e darás a luz a um Filho, ao que darás o nome de Jesus . O exaltarão e com razão o chamarão: Filho do Altíssimo, Deus lhe dará o trono de David, seu antepassado. Governará para sempre o povo de Jacob e seu reino não terminará jamais". Disse Maria: "Eu sou a escrava do Senhor; que se faça em mim o que tens dito". Depois destas palavras o Anjo se retirou. Palavra de Deus.

Oração: Santos Anjos, graças por comunicar-nos que a presença de Deus se manifesta no cotidiano de nossa vida.

Lhes pedimos que intercedam ante Ele para que ainda nos acontecimentos que nos parecem absurdos, tristes e dolorosos possamos ver o amor de Deus e o que dali serve para dar um novo sentido a nosso caminhar na vida.

Amém! Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória e a oração final.

Quarto Dia: Rezar a Oração Inicial

O Anjo do Senhor se lhes apareceu, e os rodeou de claridade da Glória do Senhor, e todo isto lhes produziu um medo enorme. Mas o Anjo lhes disse: "Não temam, porque eu venho a comunicar-lhes uma boa nova que será motivo de muita alegria para todo o povo. Hoje nasceu para vocês na cidade de David um Salvador que é Cristo Senhor . Palavra de Deus

Oração: Santos Anjos de Deus, sentimos que cada dia necessitamos renovar nossa fé e nossa esperança; que a alegria do nascimento de Jesus nos comunique otimismo e nos alente na busca de caminhos novos que conduzam a paz. Amém. Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória e a oração final.

Quinto Dia : Rezar a Oração Inicial

Depois se afastou deles como a distância de quando se atira uma pedra, e de joelhos, orava dizendo: "Pai, se queres, aparta de mim esta prova. Sem dúvida, que não se faça minha vontade mas sim a tua". Então lhe apareceu um Anjo do céu que vinha a animá-lo, e começou a lutar contra a morte. Orava com mais insistência e seu suor se converteu em grandes gotas de sangue, que caiam até o solo. Palavra de Deus

Oração: Santos Anjos, graças porque nos momentos mais difíceis da vida vocês tem sido uma luz no caminho, nos tem comunicado esperança e tem iluminado na fé nosso sofrimento. Lhes pedimos que nos comuniquem a esperança e que as dificuldades não nos deixem apagar a presença de Deus em nossa vida. Amém. Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória e a oração final.


Sexto Dia: Rezar a Oração Inicial

Passado o Sábado, ao despertar a aurora do primeiro dia da semana, foram Maria Madalena e a outra Maria a visitar o sepulcro. De repente se produziu um grande temor. O Anjo do Senhor baixou do céu e, chegando ao sepulcro, fez rolar a pedra que o fechava e se sentou encima. Seu aspeto era como o relâmpago e suas roupas brancas como a neve. Ao vê-lo os guardas tremeram de medo e ficaram como mortos. O Anjo disse as mulheres: "vocês, não temam, porque eu sei que buscam a Jesus crucificado. Não está aqui. Tem ressuscitado tal como o havia anunciado. Palavra de Deus

Oração: Santos Anjos, lhes pedimos por todas as pessoas que sofrerem por causa da violência, as vitimas e suas famílias, as pessoas que se esquecem de que todos somos irmãos e causam sofrimento e dor ; intercedam por todos para que a solidariedade e a confiança em Deus se façam presentes em nossas vidas. Amém.

Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória e a oração final.

Sétimo Dia: Rezar a Oração Inicial

A noite anterior ao dia em que Herodes se propunha apresentá-lo ao povo, Pedro dormia entre dois soldados, atado com duas cadeias; outros guardas vigiavam ante a porta do cárcere. De repente, se apresentou o Anjo do Senhor e a cela se encheu de luz. O Anjo tocou a Pedro no peito, o despertou e lhe disse: "Levanta-te, rápido", e as cadeias caíram de suas mãos. Então o Anjo lhe ordenou: "Cinge o manto e coloca as sandálias". Assim o fez. e o Anjo continuou: "Põe teu manto e sigam-me". Palavra de Deus

Oração: Santos Anjos de Deus, graças porque suas palavras nos motivam a encontrar em Deus uma razão nova para viver, um desejo profundo de libertação. Lhes pedimos que nos ajudem a sermos fortes quando necessitamos transformar nossos cárceres interiores em lugares de encontro e de paz. Amém. Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória e a oração final.

Oitavo Dia: Rezar a Oração Inicial

Como a dias que não comiam, Paulo se pôs em meio deles e disse: "Amigos, haveria sido melhor seguir meu conselho quando lhes disse que não saíssemos de Creta; nós teríamos evitado este perigo e esta perda.

Mas agora vos convido a que recobrem ânimo, porque nenhum de vocês morrerá, somente se perderá o barco.

Pois à noite me apareceu um Anjo de Deus a quem pertenço e a quem sirvo que me disse: "Paulo, não tenhas medo, tens que apresentar-te ante o César e Deus te concede a vida de todos os que navegam contigo". Palavra de Deus.

Oração: Santos Anjos de Deus, lhes pedimos que nos ajudem a criar em nossa sociedade a cultura da vida, que infundam em nossos corações os valores do respeito, a solidariedade e a tolerância para que a vida seja um sinal do amor de Deus a humanidade. Amém. Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória e a oração final.

Nono Dia: Rezar a Oração Inicial:

Então na presença deles, Jesus foi levantado e uma nuvem o ocultou. Enquanto olhavam fixamente ao céu até onde ia Jesus, lhes apareceram dois homens vestidos de branco que lhes disseram: "homens da Galileia o quê fazem aqui olhando ao céu? Este que foi levado, este mesmo Jesus, virá como o viram subir ao céu". Palavra de Deus.

Oração: Santos Anjos de Deus, ao concluir esta novena queremos agradecer-lhes, sua presença permanente em nossa vida, sua companhia que nos inspira a fazer o bem e que nos conduz a Deus. Que pela intercessão de vocês, o Senhor nos obtenha as graças necessárias para viver melhor nossa fé e o que confiantemente lhes temos pedido.

Amém! Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória e a oração final.

Oração Final para todos os dias: Pai Bom e misericordioso, Vós que em muitas ocasiões vos valeis dos Santos Anjos para dar-nos a conhecer vossa vontade, vos pedimos confiantes em sua permanente companhia e proteção, agora que vos rogamos, nos ajudes a descobrir o que Vós, Pai bondosos, desejais para nós . Santos Anjos, intercedam por nós e ajudai-nos a acolher em nosso coração a vontade de Deus. Amém!


--

5. Ladainha dos Santos Anjos

Senhor, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos. Jesus Cristo, atendei-nos.

Deus Pai, Criador dos Anjos, tende piedade de nós.

Deus Filho, Senhor dos Anjos, tende piedade de nós.

Deus Espírito Santo, vida dos Anjos, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, alegria de todos os Anjos, tende piedade de nós.

Santa Maria, rogai por nós.

Rainha dos Anjos, rogai por nós.

Todos os Coros dos Espíritos Celestes, rogai por nós.

Santos Serafins, Anjos do Amor, rogai por nós.

Santos Querubins, Anjos do Verbo, rogai por nós.

Santos Tronos, Anjos da Vida, rogai por nós.

Santos Anjos da Adoração, rogai por nós.

Santas Dominações, rogai por nós.

Santas Virtudes, rogai por nós.

Santas Potestades, rogai por nós.

Santos Principados, rogai por nós.

Santos Arcanjos, rogai por nós.

Santos Anjos, rogai por nós.

São Miguel Arcanjo, rogai por nós.

Vencedor de lúcifer, rogai por nós.

Anjo da fé e da humildade, rogai por nós.

Anjo da Unção dos Enfermos, rogai por nós.

Anjo dos moribundos, rogai por nós.

Príncipe dos exércitos celestes, rogai por nós.

Companheiro das almas do Purgatório, rogai por nós.

São Gabriel Arcanjo, rogai por nós.

Anjo da Encarnação, rogai por nós.

Mensageiro fiel de Deus, rogai por nós.

Anjo da esperança e da paz, rogai por nós.

Protetor de todos os servos e servas de Deus, rogai por nós.

Guarda do Santo Batismo, rogai por nós.

Patrono dos sacerdotes, rogai por nós.

São Rafael Arcanjo, rogai por nós.

Anjo do Divino Amor, rogai por nós.

Dominador do Espírito, rogai por nós.

Anjo da cura e do alívio na dor, rogai por nós.

Auxiliador nos casos de necessidade, rogai por nós.

Patrono dos médicos, viajantes e peregrinos, rogai por nós.

Todos os Santos Arcanjos, rogai por nós.

Anjos do serviço perante o trono de Deus, rogai por nós.

Anjos do serviço prestado à humanidade, rogai por nós.

Santos Anjos de Guarda, rogai por nós.

Auxiliadores em nossas necessidades, rogai por nós.

Luz em nossas trevas, rogai por nós.

Amparo em todos os perigos, rogai por nós.

Admoestadores de nossas consciências, rogai por nós.

Intercessores perante o trono de Deus, rogai por nós.

Defensores contra o inimigo, rogai por nós.

Nossos guias seguros, rogai por nós.

Nossos mais fiéis amigos, rogai por nós.

Nossos prudentes conselheiros, rogai por nós.

Nossos modelos de obediência, rogai por nós.

Consolação no abandono, rogai por nós.

Espelho de humildade e pureza, rogai por nós.

Anjos das nossas famílias, rogai por nós.

Anjos dos nossos sacerdotes e curas de almas, rogai por nós.

Anjos das nossas crianças, rogai por nós.

Anjos da nossa terra e da nossa pátria, rogai por nós.

Anjos da Santa Igreja, rogai por nós.

Todos os Santos Anjos, rogai por nós.


Oremos: Concedei-nos, Senhor, o auxílio de vossos Anjos e Exércitos Celestes, a fim de que, por eles, sejamos preservados dos ataques de Satanás, e, pelo Precioso Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo e pela intercessão da Santíssima Virgem Maria, Rainha dos Anjos, libertos de todos os perigos, possamos servir-vos em paz para sempre, por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


--

6. Ladainha do Santo Anjo da Guarda

Senhor, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós. Cristo, nos ouça.

Deus, o Pai do Céu, tende misericórdia de nós.

Deus o Filho, Redentor do mundo, tende misericórdia de nós.

Deus o Espírito Santo, tende misericórdia de nós.

Santíssima Trindade, um só Deus, tende misericórdia de nós.

Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por mim.

Anjo do Céu, que é meu tutor, rogai por mim.

Anjo do Céu, a quem me guia como superior, rogai por mim.

Anjo do Céu, quem dá-me conselho de beneficência, rogai por mim.

Anjo do Céu, quem dá-me sensata direção, rogai por mim.

Anjo do Céu, quem tem o lugar de um diretor, rogai por mim.

Anjo do Céu, quem me ama ternamente, rogai por mim.

Anjo do Céu, quem me auxilia e consola, rogai por mim.

Anjo do Céu, quem me acompanha como um bom irmão, rogai por mim.

Anjo do Céu, quem se encarregar da verdade e da salvação, rogai por mim.

Anjo do Céu, quem me guia com a caridade de pastor, rogai por mim.

Anjo do Céu, quem testemunha todas as minhas ações, rogai por mim.

Anjo do Céu, quem me ajuda em todos os meus compromissos, rogai por mim.

Anjo do Céu, quem está continuamente a vigiar-me, rogai por mim.

Anjo do Céu, quem intercede por mim, rogai por mim.

Anjo do Céu, quem levar-me pela mão, rogai por mim.

Anjo do Céu, quem endireita todos os meus caminhos, rogai por mim.

Anjo do Céu, quem defende-me com zelo, rogai por mim.

Anjo do céu, quem conduzi-me com sabedoria, rogai por mim.

Anjo do Céu, quem guarda-me de todo perigo, rogai por mim.

Anjo do Céu, quem dissipa as trevas e ilumina a mente, rogai por mim.

Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo, salvai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo, por misericórdia ouvir-nos, ó Senhor.

Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo, tende misericórdia de nós.

Cristo, nos ouça. Cristo, nos atenda.

Rogai por nós, Anjo da Guarda, para que sejamos dignos das promessas de Jesus Cristo.

Oremos: Onipotente e eterno Deus, que por uma inefável graça de vossa bondade tens dado a cada um dos fiéis um anjo guardião do corpo e da alma, concedei que eu possa ter para com meu Anjo, que me deu a Vossa misericórdia, tanto respeito e amor, que, protegidos pelas vossas graças e dons, eu possa merecer para ir ao céu, para contemplar-Vós com ele e os outros espíritos, o brilho da Vossa glória. Amém.


--

7. Terço dos Arcanjos do Senhor


- Nas contas grandes de um terço comum reza-se:

São Rafael, São Gabriel, São Miguel, intercedei por nós.


- Nas contas pequenas de um terço comum reza-se:

São Rafael, com Tobias. São Gabriel com a Virgem Maria.

São Miguel com todas as hierarquias. Abri para nós todas as vias. (diga o caminho a ser aberto).


--

8. Terço do Anjo da Guarda

Na Medalha: Santo Anjo do Senhor inspirai-me; Santo Anjo do Senhor protegei-me; Santo Anjo do Senhor pedi por mim; Santo Anjo do Senhor fortificai-me; Santo Anjo do Senhor defendei-me; Santo Anjo do Senhor ensinai-me.

Na Dezena: Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou à piedade divina, hoje e sempre me rege a guarda, governa e ilumina.

No final da Dezena: Santo Anjo do Senhor purificai-me; Santo Anjo do Senhor amparai-me; Santo Anjo do Senhor, falai por mim; Santo Anjo do Senhor dirigi-me; Santo Anjo do Senhor iluminai-me; Santo Anjo do Senhor governai-me.

Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória pelos Anjos da Guarda das pessoas que nós ofendemos e escandalizamos.

Rezar também um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória pelos Anjos da Guarda das pessoas que mais precisarem de oração (dizer seus nomes). 

Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória pelos Anjos da Guarda do santo Padre Bento XVI, do nosso Bispo Diocesano, de todo o Clero e, principalmente, de todos aqueles que se preparam para o Ministério Sacerdotal.

Consagração: Santo Anjo da Guarda, que desde o início da minha vida me fostes concedido para meu protetor e companheiro, quero eu (nome), pobre pecador, consagrar-me hoje a vós na presença de meu Senhor e Deus, de Maria, minha Mãe celestial e de todos os Anjos e Santos; Peço-vos, Santo Anjo, toda a força do amor divino para que eu seja nele inflamado; peço-vos o vigor da fé para que nunca mais vacile. Enfim, peço-vos que esta minha união convosco seja para mim escudo protetor contra todos os ataques de Satanás. Tudo isso vos peço em nome do Senhor Jesus Cristo, que vive e reina com Deus Pai na unidade do Espírito Santo. Amém.

Final: Alcançai-nos de Deus a saúde do corpo e da alma, defendei-nos contra os ladrões, assaltantes, sequestradores e terroristas. Livrai-nos da morte repentina e iminente, dos desastres, dos perigos e acidentes em nossas viagens, e guiai-nos na difícil caminhada, rumo à casa do Pai. E nestas intenções, unidos a vós, agradecemos ao Pai, ao Filho e ao espírito Santo, pelos inefáveis dons de vossa criação e confirmação na graça divina, e pelas missões que Deus vos confiou. Amém.


--


9. Terço da Milícia Celeste

No início: Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

Nas contas grandes: Glória ao Pai 

Nas contas pequenas: São Miguel, São Gabriel, São Rafael, nosso Anjo da guarda e toda a Milícia Celeste, rogai por nós.

Oração Final: São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, Príncipe da Milícia Celeste, pelo divino poder, precipitai no Inferno Satanás e todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder e condenar as almas.

São Miguel, São Gabriel, São Rafael, nosso Anjo da guarda, rogai por nós.


--

10. Oração de cura pelo perdão

Senhor Jesus Cristo, peço que eu hoje perdoe a todos na minha vida. Sei que Tu me darás força para perdoar e agradeço-te, pois me amas mais do que amo a mim mesmo e desejas minha felicidade mais ainda do que eu possa fazê-lo. Senhor, eu me perdoo por ter cometido pecados, faltas e transgressões. Por tudo que é verdadeiramente mau em mim ou por tudo que eu penso de errado, eu realmente me perdoo. Por quaisquer pesquisas de ocultismo, horóscopos, sessões espíritas, consultas a cartomantes e amuletos. Por ter tomado o teu nome em vão; por não te adorar. Por magoar meus pais; por embebedar-me; por tomar drogas; por pecados contra minha pureza, por adultério, por abortar; por roubar; por mentir. Eu estou verdadeiramente me perdoando hoje. Graças, Senhor, por tua graça neste momento. Eu verdadeiramente perdoo MINHA MÃE. Perdoo todas as vezes que ela me magoou que ela se aborreceu comigo e por todas às vezes também que me castigou. Perdoo todas as vezes que preferiu meus irmãos a mim. Perdoo-a pelas vezes que me disse que eu era burro, feio, ignorante, a pior das crianças ou que eu custava muito à família financeiramente. Pelas vezes que me disse que não fui desejado, ou algo que apenas um acidente, um erro ou algo que ela não esperava. Eu a perdoo.

Eu perdoo MEU PAI. Eu o perdoo pelas vezes em que não esteve a meu lado e por qualquer falta de amor, afeição ou atenção. Eu o perdoo por não me ter dado sua companhia, pelas vezes que bebeu ou discutiu e brigou com minha mãe ou com meus irmãos. Pelas vezes que me castigou severamente, por sua deserção, por se ausentar de casa, por se separar de minha mãe ou por ter aventuras fora do lar.

Eu o perdoo realmente. Senhor ofereço meu perdão a meus irmãos e irmãs, eu perdoo os que me rejeitaram, mentiram a meu respeito, me odiaram, se aborreceram comigo e competiram pelo amor de meus pais, os que me feriram ou fisicamente me maltrataram. Aos que foram muito severos comigo, puniram-me ou tornaram minha vida desagradável de qualquer forma, eu também realmente perdoo.

Senhor, eu perdoo meu marido (minha mulher) por falta de amor, afeição, consideração, sustento, atenção, comunicação, ou por faltas, falhas, fraquezas e outros atos ou palavras que me feriram ou me inquietaram. Senhor, eu perdoo meus filhos por sua falta de respeito, obediência, amor, atenção, apoio, calor humano, compreensão; por seus maus hábitos, por abandonar a igreja e quaisquer outra ações que me tenham perturbado. Meu Deus, eu perdoo meu genro ou minha nora e outros parentes da família de meu esposo (minha esposa), que trataram meus filhos sem amor ou atenção. Por todas as suas palavras, seus pensamentos, suas ações ou omissões que me magoaram ou causaram dor, eu os perdoo.

Por favor, ajuda-me a perdoar meus parentes especialmente meus avós, que possam ter interferido em nossa família, ou tenham sido possessivos em relação a meus pais, que possam ter causado confusão, colocando meus pais um contra o outro. Jesus ajuda-me a perder meus colegas de trabalho que são desagradáveis ou tornam minha vida infeliz. Aos que me sobrecarregam com o seu trabalho, falam mal de mim, não cooperam comigo ou tentam ocupar meu lugar, eu realmente os perdoo. Meus vizinhos precisam ser perdoados, Senhor. Por todo barulho, por ter abandonado a propriedade comum, por não prender seus cães que correm pelo meu quintal ou jardim, por não retirar o lixo, prejudicando e estragando a área onde vivemos. Eu os perdo.




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.853.176
Visitas Únicas Hoje: 1.500
Usuários Online: 424