espacojames



Página Inicial
Listar Artigos Salvai Almas




Artigo N.º 10850 - Oito anos sem João Paulo II
Artigo visto 5070




Visto: 5070
Postado em: 03/04/13 às 06:54:19 por: James
Categoria: Artigos Salvai Almas
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=28&id=10850
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos Salvai Almas


Em 2 de abril de oito anos atrás, chegou à Casa do Pai o Beato João Paulo II.

Foi Papa Wojtyla quem nomeou Bispo, em 1992, Jorge Mario Bergoglio (o Papa Francisco) e o criou Cardeal em 2001.

Quando foi beatificado, em primeiro de maio de 2011, o então Arcebispo de Buenos Aires celebrou a Santa Missa na Catedral da cidade para recordar João Paulo II e dele destacou a frase “não tenham medo”.

João Paulo II não teve medo, “porque viveu a sua vida ao Senhor Ressuscitado” – disse o Cardeal na ocasião. “A coragem, a firmeza que nos dá a Ressurreição de Cristo, a serenidade de sermos perdoados através da misericórdia remove em nós o medo.”

Seis anos antes, em 4 de abril de 2005, o Arcebispo de Buenos Aires celebrou uma missa em memória do Beato Wojtyla dois dias depois de sua morte. João Paulo II – disse naquela ocasião – foi uma testemunha coerente do Senhor, que estava em comunhão com seu povo “com a coerência de um homem de Deus”. Com a coerência de quem todas as manhãs “passava muitas horas em adoração” e por isso “se deixava plasmar pela força de Deus”.

Num período em que necessitamos mais de testemunhas do que de mestres, concluiu o Arcebispo de Buenos Aires, João Paulo II viveu até o fim sendo justamente “uma testemunha fiel”.

Últimos dias

Já com a doença de Parkinson muito avançada, no dia 30 de março de 2005, surgiu à janela do seu escritório para tranquilizar os católicos, e já era muito evidente o seu estado extremamente debilitado.

Em seu último domingo de Páscoa, o Papa ainda abençoou os fiéis, mas pela primeira vez no seu pontificado não conseguiu pronunciar a tradicional Urbi et Orbi.

 

Às 21h37, hora de Roma, do dia 2 de abril de 2005, o mundo parou perante a notícia da morte do Santo Padre.

As exéquias fúnebres aconteceram na Praça de São Pedro, na manhã do dia 7 de abril de 2005. A cerimônia fúnebre durou 3 horas, sob alta segurança, presidida pelo então decano dos cardeais, o Cardeal Joseph Ratzinger. Assistiram a ela 2.500 convidados, entre chefes de Estado, primeiros-ministros e outras personalidades. O corpo de João Paulo II foi sepultado nas catacumbas do Vaticano.

Beatificação

Tal como o Papa João Paulo II fizera com Madre Teresa de Calcutá, abrindo mão dos 5 anos para iniciar o processo de beatificação, seu sucessor, o Papa Bento XVI, também o fez. O processo de beatificação de João Paulo II foi aberto em 28 de junho de 2005. De junho de 2005 até abril de 2007 foi realizado inquérito em diversas dioceses sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade e de milagres.

No dia 19 de dezembro de 2009, o Papa Bento XVI proclamou-o “Venerável”, ao promulgar o decreto que reconhece as virtudes heroicas do Servo de Deus João Paulo II, um importante passo dentro do processo de beatificação, que fica aguardando a existência de um milagre realizado pela intercessão do papa polonês. Em vista da beatificação, a postulação da causa apresentou ao exame da Congregação para as Causas dos Santos a cura do mal de Parkinson da Irmã Marie Simon Pierre Normand, religiosa do Institut des Petites Soeurs des Maternités Catholiques, em 2006, que acordou curada após ter rezado a João Paulo II pedindo por esse milagre. Os peritos se manifestaram a favor da inexplicabilidade científica da cura e a Congregação para as Causas dos Santos emitiu uma sentença considerando-a milagrosa.

No dia 14 de janeiro de 2011, o Papa Bento XVI aprovou o decreto sobre o milagre atribuído ao Papa João Paulo II, permitindo a sua beatificação, que aconteceu em Roma no dia 1º de maio de 2011. A beatificação de João Paulo II, presidida pelo seu sucessor, é um fato sem precedentes: nenhum Papa elevou às honras dos altares o seu imediato predecessor.

Por questões de segurança, apenas 100.000 pessoas estiveram na Praça São Pedro, onde ocorreu a cerimônia. Muitos aplausos e gritos de “santo subito” (“santo já”), como no dia do funeral de João Paulo II, foram ouvidos. Apenas 6 anos após seu falecimento, sua beatificação foi proclamada pelo Papa Bento XVI. Ele, acolhendo o pedido do vigário de Roma, Agostino Vallini, leu a fórmula latina que incluiu o Papa João Paulo II entre os beatos. A celebração de seu dia será todo 22 de outubro, aniversário de sua eleição ao pontificado.

 

Bento XVI recebeu uma relíquia contendo o sangue de João Paulo, que lhe foi entregue pela Irmã Marie Simon Pierre Normand. A beatificação é o passo anterior à canonização. O Papa Bento XVI afirmou que João Paulo II “abriu a Cristo a sociedade, a cultura, os sistemas políticos e econômicos, invertendo com a força de um gigante, força que vinha de Deus, uma tendência que podia parecer irreversível”; disse, ainda, que “Ele ajudou os cristãos de todo o mundo a não ter medo de serem chamados de cristãos, de pertencer à Igreja, de falar do Evangelho” e que foi importante na resistência ao comunismo.

Para a canonização de João Paulo II, precisa-se comprovar que, segundo as regras da Igreja, ele intercedeu em novo milagre. Milhares de pessoas já enviaram a um site do Vaticano testemunhos de milagres alcançados por meio de orações, pedidos e invocações ao Papa polonês. No total, 270 casos foram selecionados para serem estudados.

Por AmigosJP2 e Rádio Vaticano – (BF)


Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=288996



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.851.433
Visitas Únicas Hoje: 1.726
Usuários Online: 274