Espacojames



Página Inicial
Listar Saiba Mais




Artigo N.º 8275 - Tsunami no Brasil?
Artigo visto 4474




Visto: 4474
Postado em: 17/07/11 às 18:22:41 por: James
Categoria: Saiba Mais
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=19&id=8275
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Saiba Mais


Físico fala na reunião da SBPC sobre a possibilidade de um grande tsunami atingir o Brasil caso um vulcão das ilhas Canárias entre em erupção. O país ainda não tem capacidade de prever esse tipo de desastre natural.

Por mais aterrorizantes que sejam as imagens de tsunamis, o brasileiro está acostumado a vê-las de longe. No entanto, segundo o geofísico Alberto Brum Novaes, da Universidade Federal da Bahia, existe a possibilidade de vermos uma onda gigante de perato aqui no Brasil.

Em palestra sobre tsunamis na 63ª Reunião Anual da SBPC, em Goiânia, o pesquisador explicou que a erupção do vulcão Cumbre Vieja, na ilha canária espanhola La Palma, no Oceano Atlântico, pode causar um tsunami de grandes proporções, com 500 km de extensão e até 30 m de altura, que chegaria ao Caribe e a toda a orla leste dos Estados Unidos e à costa norte e nordeste do Brasil.

 



A erupção do vulcão Cumbre Vieja pode causar um tsunami de grandes proporções, com 500 km de extensão e até 30 m de altura


O vulcão está ativo no momento, mas, segundo Novaes, não é possível saber quando entrará em erupção. A última vez que isso aconteceu foi em outubro 1971 e desde então ele é monitorado por pesquisadores de universidades locais e dos Estados Unidos.

“Pode acontecer a qualquer momento”, afirmou Novaes. “Pode ser daqui a pouco ou daqui a séculos, mas que vai acontecer um dia vai.”

O pesquisador explicou que o tsunami seria causado por deslizamentos de enormes pedaços de rochas que se desprenderiam devido aos tremores resultantes da erupção e adentrariam o oceano. La Palma fica sobre falhas geológicas e, por isso, um terremoto seria inevitável nessas condições, podendo, inclusive, levar ao colapso de toda a ilha.


A erupção do vulcão Cumbre Vieja (na foto), nas ilhas Canárias, poderia resultar em um tsunami, que chegaria ao litoral norte e nordeste do Brasil com ondas de cerca de 30 m de altura. (foto: Nasa Earth Observatory)
Além das regiões Norte e Nordeste, Novaes afirmou que existe a possibilidade de a onda atingir também a região do pantanal brasileiro. Isso porque o rio Amazonas funcionaria como um caminho para as águas, conduzindo-as para o interior do território.

“O rio Amazonas é muito lânguido, com muita água e sem muitas curvas, então é possível que o tsunami cause muito estrago quando encontrar com ele”, disse.

Estudos da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, apontam que o tsunami avançaria pelo Oceano Atlântico com uma velocidade máxima de 800 km/h nas áreas mais profundas e, em seis horas, tomaria cerca de 20 km da costa do país, a partir da cidade de Miami.


Fora de foco

Desde 2009, um grupo de estudo do Departamento de Geografia da Universidade Federal da Paraíba monitora a atividade sísmica e marítima da região para entender os riscos que envolvem a erupção do Cumbre Vieja.

Em âmbito nacional, o Brasil conta com o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), instituído por decreto no último dia 1º de julho.

A etapa inicial de implantação do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais no Brasil não inclui tsunamis
Até o fim de 2011, o sistema de monitoramento deve estar funcionando em 25 cidades. Mas a prioridade inicial do centro é a prevenção e o alerta de tempestades, alagamentos e deslizamentos de terra, desastres naturais que mais matam no Brasil.

Segundo o físico Antonio Marcos Mendonça, analista do MCT, a etapa inicial de implantação do Cemaden, que dura até 2012, não prevê o monitoramento de outros tipos de desastres como os tsunamis.

“As catástrofes relacionadas a tsunamis são muito mais complicadas de se prever”, diz Mendonça. “Dependendo de onde ele ocorre, tem como o centro absorver as informações para emitir um alerta, mas não está no escopo do sistema no momento; a partir de 2015, isso poderá ser tratado.”


Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/especiais/reuniao-anual-da-sbpc-2011/tsunami-no-brasil



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.683.440
Visitas Únicas Hoje: 989
Usuários Online: 186