Espacojames


Página Inicial
Listar Saiba Mais




Artigo N.º 439 - O dogma da Assunção de Nossa Senhora: o que é?
Artigo visto 2756 vezes




Visto: 2756
Postado em: 12/09/08 às 20:09:43 por: James
Categoria: Saiba Mais
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=19&id=439
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Saiba Mais

Algumas pessoas afirmam que a Assunção de Nossa Senhora aconteceu 40 dias após a Páscoa. Isto não é certo. Diz a Tradição que Nossa Senhora viveu até os 70 anos de idade. Por isso, a Assunção da Virgem Maria aconteceu mais ou menos 20 anos após a morte de seu Filho, já que quando Jesus foi crucificado Nossa Senhora tinha em torno de 50 anos de idade.

Passemos a um interessante artigo:

"O dogma da Assunção de Nossa Senhora se refere a que a Mãe de Deus, ao cabo de sua vida terrena foi elevada em corpo e alma à glória celestial.

Este dogma foi proclamado pelo Papa Pio XII, no dia 1 de novembro de 1950, na Constituição Munificentissimus Deus:

“Depois de elevar a Deus muitas e reiteradas preces e de invocar a luz do Espíritu da Verdade, para glória de Deus onipotente, que outorgou à Virgem Maria sua peculiar benevolência; para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e vencedor do pecado e da morte; para aumentar a glória da mesma augusta Mãe e para gozo e alegria de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo e con a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que a Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, terminado o curso da sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória do céu”

Agora bem, Porquê é importante que os católicos recordemos e aprofundemos no Dogma da Assução da Santíssima Virgem Maria ao Céu?

O Novo Catecismo da Igreja Católica responde a esta interrogação:

“A Assunção da Santíssima Virgem constitui uma participação singular na Ressurreição do seu Filho e uma antecipação da Ressurreição dos demais cristãos”(966).

A importância da Assunção para nós, homens e mulheres do começo do Terceiro Milênio da Era Cristã, radica na relação que existe entre a Ressurreição de Cristo e nossa. A presença de Maria, mulher da nossa raça, ser humano como nós, quem se encontra em corpo e alma já glorificada no Céu, é isso: uma antecipação da nossa própria ressurreição.

Mais ainda, a Assunção de Maria em corpo e alma ao céu é um dogma da nossa fé católica, expressamente definido pelo Papa Pio XII pronunciando-se “ex-cathedra”.

Mas, o que é um Dogma?

Posto nos termos mais simples, Dogma é uma verdade de Fé, revelada por Deus (na Sagrada Escritura ou contida na Tradição), e que também é proposta pela Igreja como realmente revelada por Deus.
Neste caso se diz que o Papa fala “ex-cathedra”, quer dizer, que fala e determina algo em virtude da autoridade suprema que tem como Vigário de Cristo e Cabeça Visível da Igreja, Mestre Supremo da Fé, com intenção de propor um assunto como crença obrigatória dos fiéis católicos."




blog.cancaonova.com





LEIA TAMBÉM
UMA GOTA DE ÁGUA NO CÁLICE COM VINHO. POR QUÊ?
Cores Litúrgicas: o que são?
O que é Círio Pascal?
O que é a Transubstanciação?
Por que usa-se a campainha na Missa?



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 8.008.797
Visitas Únicas Hoje: 79
Usuários Online: 228