Espacojames


Página Inicial
Listar Saiba Mais




Artigo N.º 438 - UMA GOTA DE ÁGUA NO CÁLICE COM VINHO. POR QUÊ?
Artigo visto 2763 vezes




Visto: 2763
Postado em: 12/09/08 às 20:14:24 por: James
Categoria: Saiba Mais
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=19&id=438
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Saiba Mais


Você sabe porque se mistura água no cálice com vinho? É para deixar o vinho mais fraco? É para alterar o seu sabor? É porque o sacerdote gosta de água? Não é por nenhum deste motivos.

Observe que antes do início da Santa Missa as duas "jarrinhas" (galhetas - recipientes onde se colocam a água e o vinho para serem usados na Celebração Eucarística). se encontram cheias: uma com vinho (vinho especial, com a sua fermentação própria, natural, sem industrialização) e a outra com água.

Durante a Missa a água vai ter três finalidades: um pouquinho (ou uma gota) será misturada no vinho, após este ter sido colocado no cálice, durante o ofertõrio, antes da consagração. Mais adiante, durante a Missa, mais um pouco de água servirá para lavar as mãos do sacerdote (no sentido espiritual de purificá-lo e de purificar toda a assembléia de suas faltas pessoais) e o restante será usado, no final da Celebração, após a comunhão, para "limpeza" do cálice e as âmbulas (cálices com tampa contendo Hóstias), a fim de que fique garantido de que nenhuma partícula do Corpo e Sangue do Senhor ficará desperdiçada, já que as Sagradas Espécies merecem todo o nosso respeito, amor e adoração.

Note que a uma determinada altura do ofertório, o padre colocar o vinho no cálice e logo em seguida um pouquinho de água também. Trata-se da nossa participação na vida divina.

O nosso querido Papa João Paulo II já dizia em uma de suas homilias: "Eis que a água, nossa bebida mais comum, ganha pela ação de Cristo um novo caráter: torna-se vinho, portanto uma bebida, de certa forma, mais valiosa. O sentido deste símbolo – da água e do vinho – encontra a sua expressão na Santa Missa. Durante o Ofertório, unindo um pouco de água ao vinho, pedimos a Deus através de Cristo participar da sua vida no Sacrifício Eucarístico." Assim, nós e toda a natureza humana passa a fazer parte do Sacrifício do Senhor, sendo convidada a "diluir-se" na divindade de Jesus Cristo.

A pequena parte de água (representando nossa condição de seres humanos, pequenos e pecadores) é misturada na grande parte de vinho (representando a a grandeza de Deus). A água se mistura ao vinho adquirindo a suas característica. Portanto, toda a humanidade é transformada pelo Sacrifício de Cristo, unindo-se a Ele, através da participando em Seu Santo Sacrifício.






LEIA TAMBÉM
Cores Litúrgicas: o que são?
O que é Círio Pascal?
O que é a Transubstanciação?
Por que usa-se a campainha na Missa?



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.730.806
Visitas Únicas Hoje: 394
Usuários Online: 449