espacojames



Página Inicial
Listar Saiba Mais





Artigo N.º 16589 - Por que invocar Maria concebida sem pecado?
Artigo visto 696




Visto: 696
Postado em: 25/05/23 às 08:34:59 por: James
Categoria: Saiba Mais
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=19&id=16589
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Saiba Mais


O fato de ter sido concebida sem pecado, ou seja, sem o veneno da dúvida, dá a Maria alguma força extraordinária para orar a Deus por nós?

Em 27 de novembro de 1830, em Paris, a Virgem Maria pediu a Catarina Labouré, Irmã da Caridade, que cunhasse uma medalha conforme a visão que ela estava tendo naquele momento. Tal foi a origem da Medalha Milagrosa.

Na medalha, fruto da visão que Catarina teve de Nossa Senhora, está inscrita em letras douradas e ao redor de sua forma oval a seguinte invocação:

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

Estamos (também) habituados a esta invocação. Mas refletimos sobre o vínculo entre a Imaculada Conceição da Virgem Maria e o nosso pedido a ela para que reze por nós? Por que, de fato, apelar para ela, lembrando que ela está livre de todo pecado desde sua concepção? Por que invocá-la como tal para que cumpra seu ofício de orar a Deus por nós?

A força de Maria: nunca ter duvidado de Deus

Para responder a essas duas perguntas, é necessário especificar de antemão a natureza do pecado do qual a Virgem foi preservada. Fundamentalmente, o pecado é duvidar da Palavra de Deus. É pelo fato de Adão e Eva não terem acreditado nas promessas de felicidade do seu Criador que a humanidade foi arrastada para o pecado. Este último, portanto, não resulta necessariamente de um ato transgressor, mas de uma falta de fé em Deus.

Se transpusermos esta definição para o caso da Virgem, compreenderemos em que consiste a ausência de pecado nela: Maria é aquela que sempre acreditou, que nunca duvidou de Deus. Mesmo quando não compreende o fio condutor dos acontecimentos da salvação realizada por seu Filho, como, por exemplo, aos pés da Cruz, Maria não cessa de crer e de dizer “sim” a Deus.

Deus não pode recusar nada à Virgem

Então, por que essa ausência de dúvida a capacita a orar especialmente por nós, como sugere a inscrição da Medalha Milagrosa? Simplesmente porque Deus responde melhor aos nossos pedidos quando os dirigimos a Ele com um coração confiante e amoroso. Deus adoraria responder favoravelmente às nossas orações! Mas, muitas vezes ,nós as apresentamos a Ele com um coração indeciso e incrédulo. Somos descrentes.

Mas a fé é um sinal de amor. Um coração que acredita é um coração que ama. E Deus, em troca, redobra seu amor por aqueles que O amam crendo em Suas promessas. Nessas condições, Ele está mais inclinado a ouvir nossas orações.

Assim acontece na relação de Maria com Deus, ela nunca duvida Dele. O Todo-Poderoso não pode negar nada a ela. Isso não significa, porém, que todos os nossos pedidos feitos por meio de Maria sejam atendidos: Deus quer o nosso bem, e isso não passa necessariamente pelo que pensamos ser nosso e pelo que queremos.

Tal é o profundo significado da invocação inscrita na Medalha Milagrosa. Nunca tendo duvidado Dele, Nossa Senhora é a mais qualificada, depois de Jesus, que também intercede por nós no céu, para apresentar-Lhe as nossas orações. 


Fonte: aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.987.989
Visitas Únicas Hoje: 1.781
Usuários Online: 262