espacojames



Página Inicial
Listar Curiosidades




Artigo N.º 13002 - 26 Imagens que farão repensar toda a sua existência.
Artigo visto 6337




Visto: 6337
Postado em: 16/02/15 às 21:14:54 por: James
Categoria: Curiosidades
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=177&id=13002
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Curiosidades


Da escola falamos sobre a imensidão do universo, mas você dimensionou o quão grande é realmente?

Se você está chateado porque teve um dia ruim, havia um mal tempo hoje, arruinaram-lhe um episódio de sua série de TV favorita, ou sua mãe está aborrecendo, eu convido você para contemplar o pequeno espaço onde todas as suas amarguras (e alegrias) se manifestam.

1- Esta é a Terra. O lugar onde você mora, possui 510,072,000 km² de superfície. É por vezes designada como Mundo ou Planeta Azul e lar de milhões de espécies de seres vivos, incluindo os humanos.

--

 

2- E este é o Sistema Solar, o bairro onde você mora, nele encontramos os nove planetas que giram ao redor do Sol. A Terra é o terceiro planeta mais próximo do sol e único corpo celeste onde é conhecida a existência de vida.

--

 


3- Esta é a distância à escala entre a Terra e a Lua. Não parece muito longe, certo? A distância média desde a Terra à Lua é 384,400 km, mas olhando na imagem alguem pode se perguntar por que a demora em chegar da Terra para a Lua.

--

 

4- Bem, pense novamente. Dentro dessa distância (apenas 384.400 km) podem caber todos os planetas do nosso Sistema Solar bem classificados. Eu sempre pensei que entre a Terra e a Lua só cabria o Júpiter. Nunca imaginei que é tanta a distância.

--

 

5- Mas vamos falar sobre os planetas. Esta pequena mancha verde sobre Júpiter é a América do Norte. Olha que pequeno! Isso é porque Júpiter tem um tamanho 318 vezes mais grande do que a Terra e três vezes maior do que Saturno. A Grande Mancha Vermelha é ainda mais grande do que a Terra.

--

 

6- E isto e o tamanho da Terra (bem, seis Terras) comparado com Saturno, o segundo planeta de maior tamanho e massa depois de Júpiter e o único com um sistema de anéis visíveis desde o nosso planeta.

--

7- E só para sua consideração, isto é como os anéis de Saturno seriam se eles estiveram ao redor da Terra. Uma vista de Ecuador, A Polinésia, Washington (EUA). Seria maravilhoso e mágico ver esta imagem todos os dias!

--

8- Este é um cometa. Nós acabamos de pousar uma sonda em um desses meninos maus. Isto é como ficaria em comparação com a cidade de Los Angeles (EUA). Recentemente, nós enviamos uma sonda para um desses garotos maus.

--

 

9- Mas isso não é nada em comparação com o nosso Sol. Lembre-se que o Sol é a estrela mais próxima à Terra e o maior elemento do nosso Sistema Solar, com um tamanho de 109 vezes mais grande do a Terra.

--

10- Então, aqui está você, a partir da Lua (384,400 km) não parece longe olhando esta fotografia. Embora, deve ser bonito olhar a Terra a patir da Lua. A visibilidade na Terra é de 20km num bom dia. Imagine o que seria poder ver um objeto enorme a 384.000 km em linha reta.

--

11- Aqui você é, visto de Marte. A imagem foi tirada pela Câmera de um dos exploradores que foram enviados pela NASA na procura de sinais de vidas passadas ou possíveis no planeta vermelho.

--

NOTA ESPACOJAMES: Nossa Senhora fala a vidente Verônica que não existe vida em outro planeta, o que pode existe são bacterias.

--

12- Aqui, logo atrás dos anéis de Saturno. Esta é a primeira vez que eu veio uma imagem desse ângulo do Saturno. Assim se vê a Terra a 1,200,000,000 km de distância, como uma estela mais no firmamento. Você sabia que as partículas que habitam nos anéis de Saturno giram a uma velocidade de 48.000 km/h? Isso é 15 vezes mais rápido que a uma bala.

--

 

13- E a para além de Netuno, mais de 6,5 bilhões de km. Parafrasseando Carl Sagan, o mundo e tudo o que você tem conhecido existe nessa pequena partícula. Olha isso, a Terra não deve sequer ser visível pelo olho humano sem ajuda de instrumentos óticos.

--

14- Então, recapitulemos. Aqui o tamanho da Terra em relação ao tamanho do nosso Sol. O sol ainda se encaixa no quadro. O Sol mede 1.392.500 km de diâmetro, 109 vezes o diâmetro da Terra, pesa ao redor de 333,000 vezes tanto como a Terra e é tão grande que nele cabem cerca de 1.300.000 planetas Terras. Agora você ficou assustando, nê?

--

15- E aqui o mesmo Sol visto da superfície de Marte. Quase parece uma estampa terrestre, mas a foto foi tirada a 227,900,000 km de distância do Sol por um dos exploradores enviados ao planeta vermelho.

--

16- E isso não é nada. Como Carl disse uma vez: “Há mais estrelas no espaço do que grãos de areia em todas as praias da Terra”. Y em breve veremos que Carl Tinha razão, ou pelo menos ficou muito perto de sua declaração.

--

17- O que significa que lá fora há outros sóis, e alguns muito, muito maior do que o nosso pequeno Sol. Basta olhar o quão pequeno e insignificante é o nosso Sol em comparação com a VY Canis Majoris. Nossa que é assustador.

--


Espere carregar a animação acima

 

18- Aqui está outra imagem. A maior estrela conhecida, VY Canis Majoris é 1 bilhão de vezes maior do que o nosso Sol. A VY Canis Majoris é uma hipergigante vermelha, localizada na constelação de Canis Major.

 

--

19- Mas em tamanho, nenhum deles se compara com a de uma galáxia. Na verdade, se podemos contrair o Sol até o tamanho de um glóbulo branco e encolher a Via Láctea, usando a mesma escala, este teria o tamanho dos Estados Unidos.

--

20- Isto é devido à enormidade da Via Láctea. Este é o lugar onde você está, lá dentro. Por muito tempo achávamos que o nosso Sol era o centro da galáxia, até que os astrônomos foram descobrindo que na realidade nós estamos apenas em um canto da galáxia.

--

21- Mas isso é tudo o que você viu. Todas as estrelas que você vê à noite fazem parte apenas do círculo amarelo. (Não é uma foto da Via Láctea, mas você tem a idéia). O diâmetro médio é estimado em 100.000 anos-luz, equivalentes a 1 trilhão de km. Também é calculado que possui entre 200.000 milhões e 400.000 milhões de estrelas e a distância do Sol até o centro da galáxia é de 27.700 anos-luz.

--

22- Mas, no entanto, a nossa galáxia é pequena em comparação com outras. Está é a Via Láctea em relação às galáxias de Andrômeda, M87 e IC 1011, localizada a 350 milhões de anos-luz da Terra. A Via Láctea é apenas um ponto!

--

23- Mas pensemos em grande. Apenas nesta imagem tirada pelo telescópio Hubble, há milhares e milhares de galáxias, cada uma com milhões de galáxias com seus próprios planetas. Uma loucura!

--

24- Esta é uma das galáxias dessa foto, UDF 423. Esta galáxia é de 10.000 milhões de anos-luz de distância. Quando você olhar para esta foto, você está vendo bilhões de anos no passado.

--

25- Mantenha isso em mente; essa imagem é uma parte muito pequena do universo. É apenas uma fração do céu noturno. Acredita-se que algumas das outras galáxias foram formadas apenas algumas centenas de milhões de anos após o Big Bang.

--

26- E como você sabe, é bastante seguro assumir que existem alguns buracos negros lá fora. Este é o tamanho de um buraco negro em comparação com a órbita da Terra, só para aterrorizar-te um pouco.

--

Então, se alguma vez você se sentir molesto porque o seu almoço foi servido frio, ou porque alguém sintonizou canções de Natal antes de tempo… Lembre-se…  Esta é a sua casa.

--

E isso é o que acontece quando você se afastar de sua casa e vai para o Sistema Solar. O sistema planetário que contém todos os objetos astronômicos girando ao redor de uma única estrela, como nosso Sol. Daí obtém o nome de Sistema Solar.

--

E isso é o que acontece quando você vai embora mais.

Eu tenho que reconhecer que não sabia desta parte do nosso Sistema Solar. Esta região da galáxia é conhecida como Meio Interestelar, que refere-se ao material que preenche o espaço entre as estrelas, formando uma espécie de vizinhança.

--

E mais…

Saindo da vizinhança podemos ver a Via Láctea em sua máxima dimensão. É difícil acreditar que tudo o que conhecemos habita nesse ponto vermelho.

--

A Via Láctea está localizado em um grupo de galáxias ainda mais grandes, chamada Grupo Local, composto por mais de 54 galáxias, mas as maiores são Andrômeda, a Via Láctea e a Galáxia do Triângulo.

--

Um pouco mais…

Por sua vez, esse Grupo Local está localizado no Superaglomerado de Virgem. Nele está contido o Grupo Local de Galáxias e outros 100 grupos e aglomerados de galáxias. Possui a forma de um disco plano e um diâmetro de 200 milhões de anos-luz.

--

 

Você acreditava que isso era tudo? Bem, você estava errado. O Superaglomerado de Virgem é apenas um dos superaglomerados localizados dentro do Complexo de Superaglomerados Piscis-Cetus, que é estimado em ao redor de 1000 milhões de anos-luz de comprimento por 150 milhões de anos-luz de largura.

--

Quase chegamos…

Você acreditava que isso era tudo? Bem, você estava errado. O Superaglomerado de Virgem é apenas um dos superaglomerados localizados dentro do Complexo de Superaglomerados Piscis-Cetus, que é estimado em ao redor de 1000 milhões de anos-luz de comprimento por 150 milhões de anos-luz de largura.

--

Aqui está. Este é todo o universo observável, e aí está o seu lugar nele. Apenas uma pequena bateria em uma piscina olímpica.

É realmente incrível medir a vastidão do cosmos, e ao mesmo tempo, esse pensamento me leva tudo o ruim que acontece em nossa casa. Tanta guerra, tanta injustiça, escondidas em um ponto minúsculo.

 

--

Leia também: Artigo N.º 7691 - Você acha o Planeta Terra gigante? Veja a comparação com outros planetas

 

 

 

 

 


Fonte: http://www.buzzfeed.com/daves4/the-universe-is-scary#.eeg9dLWl4



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.854.229
Visitas Únicas Hoje: 685
Usuários Online: 459