No Antigo Testamento este nome foi dado somente à irmã de Moisés e Aarão (cf. Ex 2,4; 15,20; Nm 12,1-5). Já no Novo Testamento encontramos diversas mulheres com este nome: Maria Madalena ( cf. Lc 8,2-3), Maria de Betânia ( cf. Lc 10,38-42), Maria, mãe de Tiago ( cf. Mt 27, 56-61), Maria, mãe de João ( At 12,12).
Para uma boa parte dos estudiosos, o nome Maria é de origem semítica. Segundo alguns, em hebraico Myriam, segundo outros Miryam, composto de Mir ( estrela ) e yam ( mar ). Assim gostava São Bernardo de chamar Maria, para indicar que, como uma estrela, ela irradiou a luz da humanidade: Jesus. E também ensinava ser Maria a estrela a iluminar o barco da nossa vida para não naufragar nas tempestades. A esse respeito afirmou: "Se estás sendo agitado pelas ondas da soberba, da impureza, das calúnias ou da ambição... olha para a estrela, invoca a Maria".
Existem também aqueles que derivam o nome de Maria de Miriam e mariam, e significaria Senhora, Formosa, Mar amargo, Amada do Senhor... Este nome significa muitas coisas para nos dar a entender que a Virgem possui todas as virtudes e perfeições.
Saiba como contribuir com nosso site:
1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo?
Clique aqui!3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade.
Envie por Aqui!4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações
Clique aqui!