espacojames



Página Inicial
Listar Protestantes/ Seitas


1) Todo áudio baixado neste site é mono, ou seja, tem apenas 20% da qualidade, compre a trilha sonora original e tenha um som limpo, estéreo e com qualidade total. 2) O Google Chrome esconde o Download, por isso ao clicar em Baixar, dê Control+j para mostrar a janela de Download.


Artigo N.º 4526 - Os Papas na Bíblia e a Sucessão Apostólica
Artigo visto 3575




Visto: 3575
Postado em: 08/03/10 às 21:54:00 por: James
Categoria: Protestantes/ Seitas
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=119&id=4526
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Protestantes/ Seitas


A realidade do Papado consta tanto na Sagrada Escritura, na Sagrada Tradição, quanto na História da Igreja. Neste podcast o autor revela nome de Papas na Bíblia e faz referência aos principais documentos históricos do cristianismo primitivo.

Autor: Jaime Francisco de Moura

Audio digitado:

Sabemos através da bíblia, da história e da tradição, que o primado da Igreja foi dado a Pedro, não como um privilégio pessoal, mas para o bem e para a unidade da Igreja.

Ao fundar a sua Igreja visível aqui na terra, Jesus Cristo a quis para durar até o fim dos tempos, se assim não fosse, Cristo não poderia dizer “Eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo”, deveria ter dito que estaria apenas com Pedro e os Apóstolos até o fim de suas vidas, para isso ele edificou a sua Igreja visível e nomeou um chefe com sucessão para perpetuar a sua autoridade.

Podemos ver isso em Mat 16, 18-19 (“E eu te declaro, Tu és Pedro e sobre esta Pedra Edificarei a minha Igreja, as portas do inferno não prevalecerão contra ela, eu te darei as chaves do Reino dos Céus, tudo o que ligares na Terra será ligado nos céus e tudo o que desligares na Terra será desligado nos céus”).

Depois Jesus dá essa mesma autoridade a todos os apóstolos juntos, podemos conferir em Luc 10, 16 (“quem vos ouve, a mim ouve e quem vos rejeita, a mim rejeita e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”).

No primeiro versículos, percebemos que Cristo dá autoridade a uma pessoa que é Pedro e no segundo versículos, percebemos que ele dá autoridade a todos os apóstolos. Mas aqui fica uma questão, e com a morte de Pedro e dos apóstolos, quem daria esta continuidade?

Ora, se prestarmos atenção Atos dos apóstolos 20,28 relata esta continuidade e esta sucessão apostólica que é realizada nos Bispos. “Olhai, pois por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu Bispos para apascentardes a Igreja de Deus a qual Santificou pelo seu próprio sangue”.

Como vimos pela própria bíblia, a história também nos relata uma continuação ininterrupta destes sucessores até nossos dias. Destacamos uma obra de grande valor chamada “Contra as Heresias” de Irineu de Leão escrita por volta do ano 180 depois de Cristo que testemunha a lista dos Papas até aquela Época.

Uma outra obra muito importante é a “Líder Pontificalis” escrita no século VI, onde é mencionado os nomes de Pedro, Lino, Anacleto, Clemente, Evaristo, Alexandre, Sisto, Telesforo, etc. Não podemos esquecer que os nomes Pedro, Lino e Clemente, que estão escritos nestes documentos, estão também mencionados no Novo Testamento.

No caso de Pedro podemos conferir em Mat 16, 18-19 dentre varias outras passagens bíblicas. Supicio Severo, falando do tempo do Imperador Nero, diz ainda, “Neste tempo Pedro exercia em Roma o cargo de Bispo”. No caso de Lino que foi o sucessor de Pedro, podemos conferir seu nome em 2Tim 4,21. Outro nome mencionado no Novo Testamento é o de Clemente que foi o terceiro sucessor dos Apóstolos, onde conheceu Pedro pessoalmente em Roma pontificando entre os anos 92 e 101. Clemente é citado por São Paulo em Fil 4,3.


Fonte: http://blog.bibliacatolica.com.br/categoria/podcast/



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.850.998
Visitas Únicas Hoje: 1.291
Usuários Online: 327