O Silêncio do Sacrário
Espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 9969 - O Silêncio do Sacrário
Artigo visto 4623




Visto: 4623
Postado em: 21/07/12 às 07:17:24 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=9969
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


No sacrário, silencioso, pobre e humilde, está o Senhor. Por isso o Santo Cura d’Ars afirmava: “O silêncio do sacrário assusta-me”. E é mesmo para nos deixar perplexos, estupefactos, surpresos.

Ficarmos abismados perante tal presença. Está ali o Messias Senhor, o Rei dos Reis, o Bom Samaritano e o Bom Pastor. Está ali, naquele Pão sagrado, o Rei do Céu e da Terra, o Verbo do Pai e o Filho de Maria de Nazaré. Aquele Pão do Céu é Jesus, é uma Pessoa, é o Amigo Divino, é Aquele que tudo sabe e tudo pode. Jesus Eucaristia, Rei e Senhor, no silêncio omnipotente do sacrário é uma contínua surpresa, é um convite contínuo à nossa presença, a nossa oração, à nossa amizade orante. Mas “assusta” não O ver, não O ouvir, não O sentir. Silencioso, feito o pobre mais pobrezinho, ali está na mais profunda e eloquente humildade, “escondido” naquele pedaço de pão consagrado. Jesus Eucaristia não é uma coisa sagrada, é uma Pessoa, é o Menino do presépio, o carpinteiro de Nazaré, o Jesus da Cruz, o Senhor Ressuscitado, o Rei da Glória, Está ali por detrás da porta de milhões de sacrários espalhados pelo mundo.

Mas…ó poeira, ó nuvem de poeira que nos impedes de O contemplar, de reconhecer que é Ele, de aceitar pela fé que Ele está ali. E a poeira, o nevoeiro parece que nos quer afastar do sacrário. De facto não vamos lá, muitas vezes e com tempo, adorar, louvar, contemplar, reparar, interceder. Ele está, mas não estamos presentes a Ele. Porquê? Falta de fé na sua presença? Falta de tempo? Falta de amor? Todos os santos e santas, mesmos os mais contemporâneos como Teresa de Calcutá ou o Papa João Paulo II, são sempre pessoas de sacrário, de presença amiga a Jesus Eucaristia. Sabem gastar tempo com Ele, não querem deixá-Lo só .Sabem que está ali o Senhor, o Mestre, o Rei, o Salvador. Vão adorar, fazer companhia, dialogar. Ficam lá horas seguidas. Parecem não querer arredar pé do pé de Jesus Eucaristia. Longas horas de oração, grandes vigílias. Parece que nunca cessa a adoração, a reparação, a intercessão pelo mundo. Parece que gostam daquela companhia, que o sacrário tem íman que os atrai, seduz, convida.

Têm sede de estar com a fonte da água viva. Que insondável mistério!!!

A heresia da acção, a azáfama desenfreada do dia a dia, não nos deixam tempo para estar junto do sacrário. Até parece que não acreditamos que Ele esteja lá. E se calhar não acreditamos mesmo, até ao mais profundo do nosso ser. Se acreditássemos a vida mudava e íamos lá mais vezes, estávamos mais tempo, levámos lá o pensamento e o coração. Talvez façamos uma vista à pressa, uma genuflexão mal ajeitada, mas não ficamos, com serenidade, com tempo e com amor. A nuvem de poeira parece impedir-nos de ter fé nesta presença eucarística, de ajoelhar diante do sacrário, de termos tempos de adoração comunitária, diante de Jesus, exposto em custódia. Assim como o denso nevoeiro nos impede de contemplar uma paisagem bonita ou uma obra de arte, assim nos impede de “ver” Jesus e de estar com Ele, na sua misteriosa mas real presença em sacrário. Parece que andamos enganados, alienados, descentrados. Temos a graça de estarmos com Ele e não aproveitamos, a graça de estar com nosso tesouro, com a pérola preciosa da nossa vida e não aproveitamos. Temos ali, no sacrário, o Jesus Amigo, e não temos paixão para nos encontrar com Ele e viver em íntima comunhão. A nuvem de poeira vai fazendo os seus estragos. Que pena!!! Falta-nos fé viva e amor ardente. Falta-nos fogo no coração, amizade sincera, presença amiga. Precisamos de ser cristãos e cristãs, consagrados e sacerdotes, de vida em sacrário. Maravilhoso desafio!!!




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.699.693
Visitas Únicas Hoje: 1.020
Usuários Online: 213