Espacojames


Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 9969 - O Silêncio do Sacrário
Artigo visto 4358




Visto: 4358
Postado em: 21/07/12 às 07:17:24 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=9969
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos

No sacrário, silencioso, pobre e humilde, está o Senhor. Por isso o Santo Cura d’Ars afirmava: “O silêncio do sacrário assusta-me”. E é mesmo para nos deixar perplexos, estupefactos, surpresos.

Ficarmos abismados perante tal presença. Está ali o Messias Senhor, o Rei dos Reis, o Bom Samaritano e o Bom Pastor. Está ali, naquele Pão sagrado, o Rei do Céu e da Terra, o Verbo do Pai e o Filho de Maria de Nazaré. Aquele Pão do Céu é Jesus, é uma Pessoa, é o Amigo Divino, é Aquele que tudo sabe e tudo pode. Jesus Eucaristia, Rei e Senhor, no silêncio omnipotente do sacrário é uma contínua surpresa, é um convite contínuo à nossa presença, a nossa oração, à nossa amizade orante. Mas “assusta” não O ver, não O ouvir, não O sentir. Silencioso, feito o pobre mais pobrezinho, ali está na mais profunda e eloquente humildade, “escondido” naquele pedaço de pão consagrado. Jesus Eucaristia não é uma coisa sagrada, é uma Pessoa, é o Menino do presépio, o carpinteiro de Nazaré, o Jesus da Cruz, o Senhor Ressuscitado, o Rei da Glória, Está ali por detrás da porta de milhões de sacrários espalhados pelo mundo.

Mas…ó poeira, ó nuvem de poeira que nos impedes de O contemplar, de reconhecer que é Ele, de aceitar pela fé que Ele está ali. E a poeira, o nevoeiro parece que nos quer afastar do sacrário. De facto não vamos lá, muitas vezes e com tempo, adorar, louvar, contemplar, reparar, interceder. Ele está, mas não estamos presentes a Ele. Porquê? Falta de fé na sua presença? Falta de tempo? Falta de amor? Todos os santos e santas, mesmos os mais contemporâneos como Teresa de Calcutá ou o Papa João Paulo II, são sempre pessoas de sacrário, de presença amiga a Jesus Eucaristia. Sabem gastar tempo com Ele, não querem deixá-Lo só .Sabem que está ali o Senhor, o Mestre, o Rei, o Salvador. Vão adorar, fazer companhia, dialogar. Ficam lá horas seguidas. Parecem não querer arredar pé do pé de Jesus Eucaristia. Longas horas de oração, grandes vigílias. Parece que nunca cessa a adoração, a reparação, a intercessão pelo mundo. Parece que gostam daquela companhia, que o sacrário tem íman que os atrai, seduz, convida.

Têm sede de estar com a fonte da água viva. Que insondável mistério!!!

A heresia da acção, a azáfama desenfreada do dia a dia, não nos deixam tempo para estar junto do sacrário. Até parece que não acreditamos que Ele esteja lá. E se calhar não acreditamos mesmo, até ao mais profundo do nosso ser. Se acreditássemos a vida mudava e íamos lá mais vezes, estávamos mais tempo, levámos lá o pensamento e o coração. Talvez façamos uma vista à pressa, uma genuflexão mal ajeitada, mas não ficamos, com serenidade, com tempo e com amor. A nuvem de poeira parece impedir-nos de ter fé nesta presença eucarística, de ajoelhar diante do sacrário, de termos tempos de adoração comunitária, diante de Jesus, exposto em custódia. Assim como o denso nevoeiro nos impede de contemplar uma paisagem bonita ou uma obra de arte, assim nos impede de “ver” Jesus e de estar com Ele, na sua misteriosa mas real presença em sacrário. Parece que andamos enganados, alienados, descentrados. Temos a graça de estarmos com Ele e não aproveitamos, a graça de estar com nosso tesouro, com a pérola preciosa da nossa vida e não aproveitamos. Temos ali, no sacrário, o Jesus Amigo, e não temos paixão para nos encontrar com Ele e viver em íntima comunhão. A nuvem de poeira vai fazendo os seus estragos. Que pena!!! Falta-nos fé viva e amor ardente. Falta-nos fogo no coração, amizade sincera, presença amiga. Precisamos de ser cristãos e cristãs, consagrados e sacerdotes, de vida em sacrário. Maravilhoso desafio!!!




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

LEIA TAMBÉM
A remoção dos sacrários
Santa Maria Goretti - Protetora das vítimas de Estupro, da castidade - 06 de julho
De Portador de Luz a Adversário de Deus
“EU SOU APENAS UM LÁPIS NAS MÃOS DE DEUS.”
CRISTO, O HOMEM NOVO QUE NOS RENOVA
São Karol Wojtyla
Culpa Católica por padre Zezinho, scj
Regra de São Bento
A pregação e o dinheiro – por padre Zezinho, scj
Veja mais artigos relacionados
 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 8.333.432
Visitas Únicas Hoje: 912
Usuários Online: 264