espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 5200 - MATRIMÔNIO CRISTÃO
Artigo visto 4932




Visto: 4932
Postado em: 20/05/10 às 00:15:37 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=5200
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


Onde os homens apenas quiserem um contrato, Deus quer um sacramento! A diferença é enorme.

O sacramento do matrimônio faz dum contrato humano uma aliança sobrenatural, fonte de todas as graças que necessita diariamente a vida doméstica. Os católicos não devem esperar dos nossos governos modernos a demonstração da superioridade do casamento sacramental.

Jesus transforma água em vinho no casamento

Estes na sua imensa maioria desprezaram as advertências e os conselhos da Igreja. Mas, o fruto das  liberdades modernas está diante dos nossos olhos. Divórcio, perversidades, ódio da família e louvor da contracepção, culto do corpo e desprezo do feto. A Liberdade revolucionária quis mudar os planos de Deus a favor dos homens! Mas o que produz é nossa sociedade moderna, desafio contra Deus e desordem cada dia mais insuportável para os homens.

Os vinte séculos de história da Igreja católica são também vinte séculos de defesa da vida doméstica. “Deve-se, portanto, afirmar que a Igreja católica foi maximamente benemérita do bem comum de todos os povos, ela que sempre teve em vista a defesa da santidade e perpetuidade dos matrimônios.

Assim como grande deve ser a gratidão para com ela por ter sempre abertamente protestado contra as leis civis tão corruptas que já há cem anos vêm sendo promulgadas a este propósito: por ter anatematizado a péssima heresia dos protestantes sobre os divórcios e os repúdios; por ter condenado de muitas maneiras a quebra dos laços dos matrimônios tão freqüentes entre os gregos; por ter decretado que são nulas as núpcias celebradas com a condição de que algum dia possam ser dissolvidas; e finalmente por ter rejeitado, desde os primeiros tempos, as leis imperiais que eram funestamente favoráveis aos divórcios e aos “repúdios” (encíclica Arcanum de Leão XIII – O matrimônio cristão – Ed Paulus Documentos da Igreja Vol.12).

(...) Deus quis o sacramento do matrimônio, em primeiro lugar, para povoar a terra e “gerar filhos para a Igreja ‘concidadãos dos santos e membros da família de Deus’ Ef. 2,19” lembra o Papa Leão XIII na encíclica Arcanum. (...)

(...) Para salvar o matrimônio do naufrágio completo é então hora de lembrar claramente que a lei divina não pode sofrer modificações por parte dos homens sem gravíssimas conseqüências! “Pois uma lei não merece obediência, senão enquanto é conforme com a reta razão e a lei eterna de Deus” (S. Tomás Sum. Teol., I-II, q.93, a.3 ad 2).

E para os cristãos é hora de voltar a descobrir a riquíssima doutrina tradicional da Igreja sobre o matrimônio para que volte nos corações o desejo de vê-lo espalhar-se de novo na sociedade humana.
Que a Sagrada Família nos ensine o valor e a necessidade das graças desta Aliança, elevada ao nível de sacramento, por Nosso Senhor Jesus Cristo, Salvador e Redentor do gênero humano.



Enviado por: luiz carlos camacho
Fonte: Padre Joel Danjou, FSSPX



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.861.395
Visitas Únicas Hoje: 1.532
Usuários Online: 364