espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 4775 - Escapulário: Uma jovem foi confessar-se com o Cura D'Ars.
Artigo visto 3847




Visto: 3847
Postado em: 31/03/10 às 22:52:38 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=4775
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


Uma jovem foi confessar-se com o Cura D'Ars. Antes que ela se acusasse de seus pecados, disse-lhe o Santo: “Lembra-te de que, no baile a que foste há alguns dias, apareceu um vistoso jovem, que dançou com todas as moças, menos contigo? E que ficaste muito vexada por isso? E que, no momento em que ele saía, pareceu-te ver faíscas em seus pés? Pois saibas que era o demônio em forma humana, e que só não dançou contigo porque levavas o Escapulário. Dá graças à Virgem por isso”).


Observações úteis sobre o Escapulário

“Além da grande promessa de preservação do inferno, do singular privilégio Sabatino, do honroso título de Irmãos da Virgem [os frades do Carmo são chamados ‘Irmãos da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo’] e da salvação nos perigos, assim como do grande número de indulgências, os que vestem o Escapulário do Carmo gozam da participação de todas as boas obras que se praticam em toda a Ordem do Carmo. Isto quer dizer que, na Ordem do Carmo, tudo o que cai sob o comum denominador de ‘boas obras’, como virtudes, satisfações, Missas, orações, pregações, jejuns, disciplinas, imolações, fruto das Missões, prática dos votos, austeridade da vida do claustro, efeitos saudáveis do apostolado da devoção à Virgem do Carmo e a seu santo Escapulário etc., forma um acervo comum ou um capital social que se reparte entre todos e cada um dos membros que, seja pela profissão (religiosa), ou em virtude do privilégio da agregação, pertencem à dita Ordem da Virgem do Carmo” (1).

O Escapulário pode ser imposto mesmo em crianças que não chegaram ao uso da razão, pois servir-lhes-á de “defesa e salvação nos perigos”. Além disso, quando adultos, se tiverem tido a infelicidade de o abandonarem e levar vida irreligiosa, tendo já recebido a imposição anterior, bastará que qualquer um lhes coloque o Escapulário ao pescoço para que gozem de seus privilégios.

Ele pode também ser imposto em pecadores moribundos que o aceitem, pois ser-lhes-á penhor de salvação. Por isso, os sacerdotes chamados a atender moribundos nesse estado costumavam, antes de mais nada, propor-lhes tão-somente que aceitassem a imposição do Escapulário; o resto vinha por acréscimo. São inúmeros os casos em que pecadores empedernidos solicitam a assistência de um sacerdote, depois que alguém de sua família, sem que o saibam, coloque um Escapulário sobre seus travesseiros.

Para se gozar o privilégio sabatino, uma prática piedosa geralmente prescrita pelos sacerdotes em comutação da recitação do Ofício Parvo e jejuns prescritos, é a da recitação dos Sete Padre-Nossos, Ave-Marias e Glórias em louvor das Sete Alegrias de Nossa Senhora, outrora muito comum na Europa.

Pelo significado que o Escapulário tem de ser uma aliança com Nossa Senhora, recomenda-se que se o oscule freqüentemente. Com essa prática – agradável à Mãe de Deus – ganham-se também indulgências.

Quando se substitui um Escapulário, o modo mais correto de eliminar o antigo é queimá-lo por respeito, e nunca jogá-lo ao lixo como traste velho.

Uma pessoa que tenha sido objeto da imposição do Escapulário e tenha passado muito tempo sem usá-lo, pode por si mesma recolocá-lo ao pescoço, sem necessidade de nova bênção ou imposição por sacerdote.

 




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.847.901
Visitas Únicas Hoje: 1.177
Usuários Online: 319