espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 3419 - Pedagogia do Silêncio
Artigo visto 3610




Visto: 3610
Postado em: 22/10/09 às 21:12:03 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=3419
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


Para que possamos discernir bem a vontade de Deus na nossa vida é necessário que na nossa vida façamos momentos de silêncio, tanto interior como exterior. Desta maneira poderemos sim, escutar a Sua voz e descobrir Seu querer.

Mas, para este fim precisamos nos educar para o silêncio, que em outras palavras significa nos educar para o Mistério.

Hoje o silêncio se tornou como atrativo, diria em palavras populares, que ele está na moda. Porque ouve-se falar muito dele, criam técnicas e chegam até mesmo organizar lugares para sua promoção. Alguns mais ousados chegam a falar da cultura da quietude.

Porém, ao mesmo tempo, diante destes fatos podemos constatar uma outra realidade, a realidade da patologia da pressa. Onde se vê toda a gana pela correria. O que no fundo significa, é que o homem moderno tem tanto medo do silêncio quanto na verdade necessita dele.

 Há também o chamado silêncio de urgência, como quando se diz: "tranqüilize-se, não fique nervoso, respire profundamente". Este na verdade é um silêncio ingênuo, quase que de brincadeira.

Mas existe um outro silêncio, aquele que muitas vezes esquecemos, mas que é substancial, é ele que nos permite "regressar" à casa, voltar à nossas origens.

Este modo de silêncio nos ajuda a se identificar com o chamado do Senhor a uma conversão profunda, “metanoia” em grego, que significa uma transformação da nossa mente, do nosso modo de pensar e a permanente novidade do coração, que nos possibilita um agir de acordo com a vontade do Senhor.

Existe também os chamados "silêncios menores". Que são como "exercícios de aquecimento" antes da consecução do grande silêncio que devemos buscar. Muitos não passam daqui. Provocam uma espécie de "silêncio pausa" evocando assim o "descansai um pouco".

 A pausa, por assim dizer, interrompe a continuidade compulsiva com a qual vivemos e nos proporciona a oportunidade de uma mudança de direção. Trata-se de deter-se, estar muito atento ao que ocorre, quando nada ocorre! Tudo consiste em aprender a "olhar em silêncio" isto é, em descondicionar o olhar, limpar o coração e deixar que tudo seja o que é.

O olhar silencioso "abre espaços"; espaços não ¬condicionados, onde tudo tem liberdade para ser o que é sem distorções. E se no fim de tudo está o silêncio, isto significa que: no final de tudo quanto olhamos, só deveremos descansar no silêncio. No final dos sons... temos de voltar a repousar no silêncio.

Quando o som desaparece temos de nos acostumar a ampliar o espaço que fica... o da "música calada". No final das palavras está o silêncio. Diga, por exemplo, com todo amor de que é capaz: "Pai", e repouse nesse instante que segue no qual você não diz nem ouve nada, mas no qual não se atreveria a jurar que não existe algo. No final do pensamento está o silêncio. Há um espaço não-lingüístico que o contemplativo conhece perfeitamente e no qual até o cérebro repousa e se organiza.

A ascese é a chave libertadora da consciência que conduz ao silêncio. O apego é o ruído essencial e o maior mecanismo de defesa da personalidade falsa. Por isso, a pedagogia integral do silêncio é a pedagogia do desapego. No fundo é a pedagogia do "abandono na Fé”: fecha todo o leque de possibilidade do homem e dá passagem à infinita possibilidade de Deus. O abandono na fé faz do homem em silêncio um discípulo de Deus e faz dele um sábio.

 Para que se tenha um bom discernimento daquilo que Deus quer para cada um de nós é necessário que nos calemos e que estejamos atentos para ouvir e ver, para depois poder agir com coerência dentro e de acordo com a vontade do Senhor.

Pe. Martinho Maria de Porres, F.M.D.J.
Promotor Vocacional

 


fratervoca@mosteiroreginapacis.org.br
www.mosteiroreginapacis.org.br
http://rainhadapaz.blog.terra.com.br/



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.861.393
Visitas Únicas Hoje: 1.530
Usuários Online: 363