espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 1809 - Papa Bento XVI dá a receita para uma boa confissão
Artigo visto 3348




Visto: 3348
Postado em: 21/06/09 às 14:14:54 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=1809
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


07.03.2008 -

Em uma época como a nossa em que, infelizmente, se perde cada vez mais o sentido do pecado, a Igreja deve “propiciar ternura divina a quem ao pecador arrependido que se confessa, assim como o demonstram tantos episódios Evangélicos, todos com acentuada comoção” declarou Bento XVI aos sacerdotes que freqüentaram, no Vaticano, o Curso de preparação ao Ministério da Confissão.

O Pontífice sublinhou a necessidade de fazer entender que no Sacramento da Reconciliação, o fiel experimenta o perdão e a alegria pacificadora do perdão de Deus por qualquer pecado que tenha sido cometido, desde que o reconheça com humildade, e experimenta sempre”.

Segundo o Papa, “quando se insiste com a acusação do pecado – que não deixa de ser necessário para levar o fiel a compreender a gravidade do ato - corre-se o risco de colocar em segundo plano aquilo que é central, ou seja, o encontro pessoal do penitente com Deus, Pai de bondade e de misericórdia.

De fato, “no coração da celebração sacramental não está o pecado, mas misericórdia de Deus, que é infinitamente maior do que a nossa culpa”. Em seu discurso Bento XVI recomendou ainda aos Bispos e aos sacerdotes que coloquem em evidência a união estreita que existe entre o sacramento da Reconciliação e a conversão”.

“Deste modo, continuou o Papa, entre a prática do sacramento da Confissão e uma vida voltada ao seguimento sincero de Cristo, pode instaurar-se um tipo de “círculo de virtude” que jamais se encerra, no qual a graça do Sacramento sustenta e alimenta o empenho de ser fiel discípulo do Senhor”.

De outro modo, observou o Santo Padre, “a celebração do Sacramento corre o risco de tornar-se algo formal que não incide na realidade da vida cotidiana”. O Papa recordou que mesmo aqueles animados pelo desejo de seguir Jesus, se não se confessam regularmente, correm o risco de perderem, aos poucos, o ritmo espiritual até enfraquecê-lo de vez”: “Quando o fiel se aproxima do Sacramento da Reconciliação com freqüência, permanece vivo nele o desejo da perfeição Evangélica”.

Dinte: Canção Nova news




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.847.375
Visitas Únicas Hoje: 651
Usuários Online: 174