espacojames



Página Inicial
Listar Artigos





Artigo N.º 16602 - 3 hábitos diários recomendados pelo fundador do Opus Dei
Artigo visto 551




Visto: 551
Postado em: 27/06/23 às 08:25:32 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=16602
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


Esses hábitos são benéficos para qualquer cristão e podem acrescentar uma alegre estrutura de oração e amor a Deus à sua vida diária

Existem muitos movimentos leigos na Igreja Católica, organizações dentro da família de Deus dedicadas a espiritualidades específicas e missões evangelizadoras. Uma organização tão difundida é o Opus Dei, a única prelatura pessoal da Igreja.

Os membros do Opus Dei celebram a festa do seu fundador, São Josemaria Escrivá, em 26 de junho. São Josemaria teve uma vida fascinante que vale a pena ler (entre outras coisas, quase morreu quando criança e teve de fugir de Madri durante a Guerra Civil Espanhola).

Ele escreveu vários livros e compartilhou suas percepções espirituais. Porém, sua contribuição mais duradoura foi a fundação do Opus Dei: “A missão do Opus Dei é espalhar a mensagem cristã de que toda pessoa é chamada à santidade e que todo trabalho honesto pode ser santificado”.

Em honra da sua festa, aqui estão três hábitos sagrados que São Josemaria encorajava todos os católicos a seguir.

1 - OFEREÇA O SEU DIA A DEUS

Começar o dia com oração era uma recomendação frequente. São Josemaria escreveu:

“Conquiste-se a cada dia desde o primeiro momento, levantando-se na hora certa, sem ceder um minuto sequer à preguiça. Se, com a ajuda de Deus, você vencer a si mesmo no momento, terá feito muito pelo resto do dia. É muito desanimador ser derrotado na primeira escaramuça.”

O fundador do Opus Dei chamou esse rápido levantar da cama seguido de oração de “minuto heróico”.

Existem muitas orações de ofertas matinais que você pode escolher. Aqui está uma sugestão:

Ó, Jesus, pelo Imaculado Coração de Maria, eu vos ofereço minhas orações, trabalhos, alegrias e sofrimentos deste dia, em união com o Santo Sacrifício da Missa em todo o mundo. Ofereço-os por todas as intenções do vosso Sagrado Coração; a salvação das almas, a reparação do pecado, a reunião de todos os cristãos. Eu os ofereço pelas intenções de nossos bispos e de todos os membros do Apostolado da Oração, e em particular pela intenção recomendada pelo Santo Padre neste mês.”


2 - REZE O ANGELUS AO MEIO-DIA

São Josemaria tinha um grande amor por Nossa Senhora e sempre incentivou a devoção a ela. Ele escreveu:

“O que são a Ave-Maria e o Angelus senão elogios amorosos à sua Maternidade divina?E quando rezamos o Santo Rosário, que é uma devoção admirável que não me canso de recomendar aos cristãos de todos os lugares, a nossa mente e o nosso coração repassam os mistérios da admirável vida de Maria que são, ao mesmo tempo, os mistérios fundamentais da nossa fé.”

Rezar o Angelus ao meio-dia é uma tradição católica muito antiga. Eis o teor da oração:

O Anjo do Senhor anunciou à Maria.
℟. E ela concebeu do Espírito Santo.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

℣. Eis aqui a escrava do Senhor.
℟. Faça-se em mim segundo a Vossa palavra.

Reza-se a Ave-Maria.

℣. E o Verbo se fez carne.
℟. E habitou entre nós.

Reza-se a Ave-Maria.

℣. Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
℟. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

℣. Oremos: Derramai, ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do Anjo a encarnação do Vosso Filho, cheguemos, por Sua Paixão e Cruz, à glória da ressurreição. Por Cristo, Nosso Senhor.
℟. Amém.

℣. Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo,
℟. Assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.

3 - FAÇA UM EXAME DE CONSCIÊNCIA À NOITE

O exame de consciência todas as noites é outra tradição católica que São Josemaria Escrivá encoraja fortemente nos seus escritos.

Existem várias maneiras de fazer isso e você pode ler mais sobre elas aqui. O formato tradicional é agradecer a Deus por suas bênçãos do dia, expressar contrição por qualquer erro e pedir a ajuda de Deus para melhorar e crescer em santidade.

Além desses três hábitos, os membros do Opus Dei são incentivados a fazer leitura diária de livros espirituais e da Bíblia, rezar o terço diariamente, ir à missa diária e passar cerca de 15 minutos por dia em “oração mental”.

Esses hábitos podem ser benéficos para qualquer cristão. Espero que possam acrescentar uma alegre estrutura de oração e amor a Deus à sua vida diária.


Fonte: aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.776.160
Visitas Únicas Hoje: 1.246
Usuários Online: 299