espacojames



Página Inicial
Listar Artigos





Artigo N.º 16582 - Como a mãe católica pode ensinar o filho a perdoar e cultivar a paz?
Artigo visto 376




Visto: 376
Postado em: 11/05/23 às 08:08:29 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=16582
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


A capacidade de perdoar está no coração do cristianismo. Cristo, afinal, literalmente encarna o perdão de Deus ao encarnar-Se. Ele explicita, ao extremo, o quanto Deus deseja que nos reconciliemos com o Seu amor.

A importância do perdão vai além da perspectiva religiosa. Toda a melhor psicologia já desenvolvida pela humanidade destaca o perdão como essencial para os relacionamentos saudáveis. Portanto, ensinar a perdoar é uma das mais essenciais missões de todo pai e mãe católicos.

Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, a Bíblia reforça em inúmeras passagens que Deus perdoa os nossos desamores. Além disso, a Escritura nos recorda que nós mesmos precisamos perdoar para restaurar a paz em nosso coração. Exemplos sublimes podem ser apreciados na história de José do Egito e na magnífica parábola do filho pródigo, narrada magistralmente por Jesus.

Distinguir entre erro e pessoa que erra: É importante que as mães católicas ensinem aos filhos que perdoar não significa ignorar a ofensa ou ser leniente com o erro, mas sim libertar-se da dor e do ressentimento que o erro causa. Por isso, é fundamental distinguir entre o erro, que deve ser admitido e rejeitado, e a pessoa que erra, pois ela precisa de apoio para corrigir o erro e progredir.

Cultivar a paz: As mães também podem ensinar os filhos a cultivarem a paz em todos os seus relacionamentos, sejam familiares, de amizade, sociais, afetivos. Este cultivo requer paciência, empatia e compaixão. Ao ensinar essas virtudes às crianças, as mães literalmente transformam o mundo. No fim das contas, elas criam adultos “treinados” para evitar atritos, resolver conflitos e recorrer ao diálogo.

O desafio do exemplo: A tarefa não é fácil. Afinal, a melhor forma de ensinar é mediante o exemplo – e dar exemplo de perdão exige praticá-lo constantemente em primeira pessoa. Isto inclui o perdão e a paciência constante para com os próprios filhos e familiares. Acontece que, nos rompantes de estresse, isto pode ser particularmente desafiador – mas os frutos valem a pena.

O fruto da oração: Por fim, mas de crucial importância, a oração é uma ferramenta poderosa para cultivar a paz e a capacidade de perdoar. A oração em família, especialmente, pode ser uma oportunidade de ouro para pedir a Deus as forças necessárias para perdoar e amar os outros, todos os dias.


Fonte: aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.776.167
Visitas Únicas Hoje: 1.253
Usuários Online: 296