Espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 15510 - A santa que foi vítima de abuso sexual
Artigo visto 904




Visto: 904
Postado em: 21/10/19 às 23:16:05 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=15510
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


A Cova de Iria, onde Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos de Fátima, é uma homenagem a esta mártir

Em outubro, quando lembramos o Milagre do Sol de Fátima e o Santo Rosário, podemos também dar uma olhada na história de uma santa da cidade vizinha a Fátima, Tomar. O nome dela é Santa Irene de Tomar (ou Santa Iria) e ela foi martirizada em 653.

Diz a lenda que Irene nasceu em um lugar chamado Nabancia, hoje conhecido como Tomar, localizado em Portugal. Ela era de família rica e influente. Seus pais conseguiram um professor particular para Irene e a enviaram para uma escola do convento.

Irene era bastante bonita, e os poucos homens que realmente tinham a chance de vê-la ficavam sempre apaixonados por sua beleza. Na região, havia um homem na  chamado Britald. Ele começou a segui-la no caminho para a igreja.

O homem ficou apaixonado por ela e finalmente se aproximou de Irene, pedindo que ela se casasse com ele. Ela recusou, dizendo que havia feito voto de celibato e se entregado a Deus.

No entanto, havia outro homem apaixonado por Irene. Era o tutor dela, Remigio. Ele era um monge encarregado pelos pais da moça não apenas de ensinar a filha, mas também de protegê-la. Com o passar do tempo, Remigio cresceu em luxúria, e, um dia, cercou Irene com avanços irracionais e impuros. Ela o afastou com a maior força possível, mas Remigio não foi embora. Depois, o homem ficou furioso, deixou o cargo de tutor e planejou uma vingança.

As pessoas começaram a perguntar a Remigio por que ele não estava mais ensinando Irene. Ele começou a dizer que descobrira que ela estava grávida e enviou uma mensagem para Irene, perguntando se poderia encontrá-la por alguns momentos para lhe dar algum material para estudar.

Como os rumores de sua gravidez continuaram a se espalhar, Irene concordou em se encontrar com Remigio. Ele ofereceu-lhe uma bebida, e ela aceitou. A lenda conta que Remigio havia inventado um veneno que faria o abdômen inchar. Quando as pessoas viram Irene com a barriga inchada, acreditaram na mentira de Remigio.

A notícia chegou ao primeiro pretendente rejeitado de Irene, Britald. Ele estava absolutamente lívido por Irene ter mentido para ele e ter sido promíscua.

Britald, então, contratou um mercenário para matar a moça. Irene estava voltando da oração da tarde quando o assassino a atacou. Ele esgueirou-se por trás dela e cortou sua garganta. O criminoso jogou o corpo no rio Tejo.

Depois disso, toda a população começou a perguntar sobre a moça, que desaparecera da Missa e das orações.

Neste ponto, a lenda se volta para o tio de Irene, o abade Celius, que recebeu uma revelação mística sobre a verdade da morte de Irene e a localização de seu corpo. O tio reuniu uma procissão de pessoas e fez uma peregrinação até o local onde ele sabia que seu corpo seria encontrado. As correntes da água levaram o corpo de Irene às margens de Scalabis (hoje conhecida como Santarém, que significa Santa Irene).

Quando a procissão chegou ao local, as águas recuaram e os restos intactos de Irene foram encontrados. Observou-se também que ela não estava grávida e que havia sido vítima de mentiras e calúnias. Os monges fizeram um enterro formal, e a história de Santa Irene (Santa Iria) começou a se espalhar. A Cova da Iria, onde Nossa Senhora apareceu aos pastorinhas de Fátima, recebeu esse nome em homenagem a ela.

Hoje, Santa Irene de Tomar é homenageada como santa e mártir em Portugal e na Igreja Católica. Ela é a santa padroeira de Tomar e Santarém, e seu dia de festa é 20 de outubro.


Fonte: www.aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.693.244
Visitas Únicas Hoje: 450
Usuários Online: 174