espacojames



Página Inicial
Listar Saiba Mais




Artigo N.º 2102 - Paulo o Apóstolo.Infância e juventude...
Artigo visto 4793




Visto: 4793
Postado em: 09/08/09 às 18:28:07 por: James
Categoria: Saiba Mais
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=19&id=2102
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Saiba Mais


"A vida familiar de Saulo

Os pais ou os avós de Saulo, o futuro apóstolo Paulo, talvez morassem na Galiléia. Não se sabe o motivo que os levou a imigrar para a capital da Cilícia. É provável que procurassem trabalho, por ser Tarso um centro comercial.


Seja como for, a vida de uma família israelita era muito emelhante, em qualquer lugar que ela vivesse. Os meninos, até os sete anos de idade, eram educados pela mãe. Saulo certamente aprendeu a língua da família, o aramaico, e brincou com amiguinhos de sua idade nas ruas do bairro judeu de Tarso.

A educação

Aos sete anos, Saulo deve ter entrado na escola judaica, onde aprendeu a língua grega, estudando a tradução da Bíblia, usada pelos judeus que viviam fora da Palestina. Pelos treze anos, conheceu o hebraico, ao cantar os salmos da liturgia na sinagoga.

O Ensino Fundamental dos meninos judeus de Tarso durava cerca de oito anos. Compreendia o estudo de autores gregos e judaicos antigos e o exercício de interpretação de texto e composição literária.

Em Tarso existia uma famosa universidade administrada pelos romanos. Tratava-se de um centro de evolução do pensamento grego e do conhecimento em geral, onde conviviam e trocavam idéias professores e alunos de diferentes culturas e nações. Talvez entre 16 e 20 anos de idade, Saulo tenha escolhido um mestre da universidade. Provavelmente, aprendeu as duas artes gregas mais úteis para sua futura vida de apóstolo: escrever cartas e falar em público, além de conhecer colegas estudantes vindos de países diferentes. 

Os estudantes que queriam ser professores, ao terminarem o curso na universidade de Tarso, iam a Atenas, a Alexandria, a Pérgamo ou a Jerusalém, fazer uma especialização.

Foi o que Saulo fez.

Cidadania e sonhos

O título que Saulo revela ter herdado da família dava-lhe poucos direitos (cf.22,22-28). Havia uma escala na cidadania romana: os cidadãos plenos participavam do senado romano; os cidadãos patrícios eram de famílias ricas e comandavam os exércitos e as batalhas ou dedicavam-se à vida intelectual e ao magistério; os cidadãos plebeus eram comerciantes, artesãos ou pequenos proprietáriios de terra, com poucos direitos e nenhum privilégio.

Talvez a família de Saulo tenha planejado fazer dele um intelectual, para dar-lhe a chance de ser cidadão romano patrício. Após o estudo em Tarso, o melhor caminho a seguir era se tornar doutor da Lei judaica. Sobre essa época de sua vida, ele vai contar aos gálatas, muitos anos depois: "Eu progredia no judaísmo, mais do que muitos compatriotas de minha idade, distinguindo-me no zelo pelas tradições peternas"(G1,14).

Foi a Jerusalém que o jovem se dirigiu, após deixar em Tarso as pessoas que o amavam, a segurança da família, os amigos e as boas lembranças da infância. Rumou ao encontro do desconhecido, sem saber que Deus tinha reservado para ele algo muito maior do que todos os sonhos que levava no coração.

São Paulo Apóstolo, rogai por nós! Pelas conversões no mundo, pelos pecadores, rogai por nós!


Fonte: www.comunidade.cn



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.863.154
Visitas Únicas Hoje: 1.198
Usuários Online: 452