Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 6563 - Vida consagrada é riqueza da Igreja que nunca poderá faltar, afirmou o Papa aos bispos brasileiros
Artigo visto 1812 vezes




Visto: 1812
Postado em: 05/11/10 às 21:20:48 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=6563
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

VATICANO, 05 Nov. 10 / 02:27 pm (ACI).- Ao receber este meio-dia aos bispos do Regional Sul 2 da CNBB em visita ad limina, o Papa Bento XVI ressaltou que a vida consagrada é um bem e uma riqueza da Igreja Católica que nunca poderá faltar nem morrer. Portanto a pastoral vocacional é uma tarefa de todos: bispos, sacerdotes, religiosos e leigos.

Em seu discurso, o Santo Padre disse que os consagrados "«uma planta com muitos ramos, que assenta as suas raízes no Evangelho e produz abundantes frutos em cada estação da Igreja». 

“Sendo a caridade o primeiro fruto do Espírito (cf. Gl 5, 22) e o maior de todos os carismas (cf. 1 Cor 12, 31), a comunidade religiosa enriquece a Igreja de que é parte viva, antes de tudo com o seu amor: ama a sua Igreja particular, enriquece-a com seus carismas e abre-a a uma dimensão mais universal", afirmou.

Referindo-se ao problema da "diminuição dos membros em muitos Institutos e o seu envelhecimento, evidente em algumas partes do mundo”. O Papa disse que “muitos se interrogam se a vida consagrada seja ainda hoje uma proposta capaz de atrair os jovens e as jovens”.

“Bem sabemos, queridos Bispos, que as várias Famílias religiosas desde a vida monástica até às congregações religiosas e sociedades de vida apostólica, desde os institutos seculares até às novas formas de consagração tiveram a sua origem na história, mas a vida consagrada como tal teve origem com o próprio Senhor que escolheu para Si esta forma de vida virgem, pobre e obediente. Por isso a vida consagrada nunca poderá faltar nem morrer na Igreja: foi querida pelo próprio Jesus como parcela irremovível da sua Igreja. Daqui o apelo ao compromisso geral na pastoral vocacional: se a vida consagrada é um bem de toda a Igreja, algo que interessa a todos, também a pastoral que visa promover as vocações à vida consagrada deve ser um empenho sentido por todos: Bispos, sacerdotes, consagrados e leigos", disse o Pontífice aos bispos do Paraná.

Bento XVI sublinhou logo que "como afirma o decreto conciliar Perfectae caritatis, «a conveniente renovação dos Institutos depende sobretudo da formação dos membros» (n. 18). Trata-se de uma afirmação fundamental para toda a forma de vida consagrada. A capacidade formativa de um Instituto, quer na sua fase inicial quer nas fases sucessivas, está no centro de todo o processo de renovação’".

Finalmente o Papa pediu aos prelados que transmitam “às vossas comunidades de consagrados e consagradas, independentemente do serviço claustral ou apostólico que estão desempenhando, a viva gratidão do Papa que de todas e todos se recorda nas suas orações, lembrando em especial os idosos e doentes, quantos atravessam momentos de crise e de solidão, quem sofre e se sente confuso e também os jovens e as jovens que hoje batem à porta das suas Casas e pedem para se entregar a Jesus Cristo na radicalidade do Evangelho. Agora, invocando o celeste patrocínio de Maria, modelo perfeito de consagração a Cristo, confirmo-vos mais uma vez a minha estima fraterna e concedo-vos, extensiva a todos os fiéis confiados aos vossos cuidados pastorais, uma propiciadora Bênção Apostólica”. 


Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=20498





LEIA TAMBÉM
Al Qaeda ameaça o Vaticano e declara os cristãos como "alvos tangíveis" onde quer que estejam
OS MILAGRES INÉDITOS DO PADRE PIO, O SANTO DOS ESTIGMAS
Papa condena aborto e pede a bispos do Brasil que orientem politicamente fiéis
SACERDOTE CONFIRMA QUE HOUVE SINAL DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DE GUADULUPE, APÓS APROVAÇÃO DO ABORTO
Brasil é democrático e laico, diz Lula sobre declaração de papa
SECULARIZAÇÃO DESAFIA TANTO CATÓLICOS COMO ORTODOXOS
Vaticano inicia canonização de Irmã Dulce
Papa condena aborto e pede a bispos que orientem politicamente fiéis
BRASIL: ASSASSINADO UM PADRE DE FORTALEZA



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 8.061.357
Visitas Únicas Hoje: 539
Usuários Online: 175