Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 12794 - 69% da população latino-americana e do Caribe identifica-se como católica, afirma pesquisa.
Artigo visto 1233 vezes




Visto: 1233
Postado em: 16/11/14 às 07:06:59 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=12794
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

O Centro de pesquisas dos Estados Unidos Pew Research Center publicou, nesta quinta-feira, 13/11, um amplo levantamento intitulado “Religião na América Latina – Mudança generalizada em uma região historicamente católica”.

Com base em entrevistas pessoais realizadas em 18 países da América Latina e Caribe – incluído o território norte-americano de Porto Rico e excluída Cuba – entre outubro de 2013 e fevereiro de 2014, o estudo afirma que 69% da população do continente latino-americano e do Caribe identifica-se como católica.

A América Latina e o Caribe reúnem mais de 425 milhões de católicos, aproximadamente 40% do total da população católica mundial. No Brasil, o número de adultos que se declaram católicos, segundo o relatório, é de 61%. Já o de protestantes e evangélicos é de 26%. Neste ponto, o estudo revela que, atualmente, um em cada cinco brasileiros é ex-católico. O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, atribui a dois fatores principais essa diminuição dos católicos no Brasil em relação aos 1970, quando 92% da população brasileira se declarava católica.

“Eu creio que, hoje, a propaganda da prosperidade e de resolução de problemas pessoais – como se fosse um pronto-socorro – tem sido muito grande. A isso, soma-se a influência da mídia americana que desde 1970, junto com o interesse político por parte de alguns países, faz de tudo para diminuir a presença católica no Brasil”, afirmou a RV.

Milagres sob encomenda

Dentre os principais motivos apresentados pelos ex-católicos brasileiros para a saída da Igreja católica, para 81% a “busca por uma conexão pessoal com Deus” foi determinante, enquanto para 59% o importante foi “ter encontrado uma igreja que ajuda mais os membros”. Dom Orani acredita que essas respostas refletem a sociedade atual, marcada pelo individualismo e pelo egoísmo.

“Cada um pensa em si e deseja resolver rapidamente os seus problemas. E num país que até bem pouco tempo atrás havia muita dificuldade – e ainda há – com relação à saúde, com relação a atendimento, ter um pronto-socorro espiritual para resolver os seus problemas é algo que tem levado muita gente à adesão dos ‘milagres sob encomenda”, explica o arcebispo do Rio de Janeiro.

Papa Francisco

A pesquisa ouviu ainda a opinião dos católicos latino-americanos sobre a figura de Papa Francisco. Em todos os países, mais de 78% dos católicos são favoráveis ao magistério do Papa. No Brasil, a aprovação de Papa Francisco sobe para 92% enquanto na Argentina é de 98%.

Dom Orani, anfitrião do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, acredita que o novo impulso que Francisco trouxe à Igreja “suscita em cada um de nós uma oportunidade de descobrirmos – ainda mais e melhor – os caminhos de evangelização nos tempos atuais para que possamos ficar mais próximos do nosso povo”, concluiu.

 


Fonte: Rádio Vaticano





LEIA TAMBÉM
Para britânicos, Bíblia é mais valiosa para a Humanidade do que "A Origem das Espécies".
Caminhada de Fé com Maria - Procissão percorre 37 km, de Mojuí dos Campos até Santarém.
Relatório mostra que a liberdade religiosa está comprometida em quase 60 por cento dos países do mundo.
O filme de Jesus no Facebook
É preciso ficar em pé durante o ofertório da Missa?
Legalizar a maconha JÁ(mais) !
Proeminente jornalista deixa a BBC de Londres, depois de 25 anos para ingressar na vida religiosa contemplativa.
Estatísticas do crescimento evangelizador da Igreja Católica são divulgadas pela Santa Sé.
Os direitos de Deus. Reflexões de Dom Alberto Taveira Corrêa



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 8.063.411
Visitas Únicas Hoje: 856
Usuários Online: 182