Conheça a “Clericus Cup”, Campeonato de futebol dos Institutos Pontifícios Romanos.
Espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 10820 - Conheça a “Clericus Cup”, Campeonato de futebol dos Institutos Pontifícios Romanos.
Artigo visto 2428




Visto: 2428
Postado em: 29/03/13 às 09:21:13 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=10820
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Zenit

Uma verdadeira manifestação multicultural: 335 jogadores formando 16 times. É a “Clericus Cup” que chega a sua sétima edição. Um verdadeiro campeonato de futebol disputado por sacerdotes e seminaristas dos Institutos Pontifícios de Roma. Os participantes agrupados em 4 dias, muito determinados, superaram a primeira fase. Agora, os jogadores aguardam as quartas de final do torneio que acontecerão dia 13 de abril.

O “campeonato mundial pontifício”, como definido por vários, é organizado pela ‘Centro Sportivo Italiano’ (CSI) e patrocinado pelo Departamento de Esportes da CEI ( Conferencia Episcopal Italiana), pelo Pontifício Conselho para os Leigos e pelo Pontifício Conselho para Cultura. 56 nações estão presentes no torneio, o maior número é representado pelos mexicanos, somam 46; seguido pela Itália e Estados Unidos com 29 jogadores; os brasileiros são 23 e os espanhóis 21.

 

As regras têm algumas diferenças em relação às tradicionais do futebol: a duração total foi reduzida para 60 minutos, e além do cartão amarelo e vermelho, há também o azul o que impõe a expulsão temporária por 5 minutos. O torneio é semelhante ao da Liga dos Campeões: quatro grupos constituídos por quatro equipes se enfrentam em partidas eliminatórias. Os dois primeiros vão para a próxima etapa, enquanto o restante é eliminado. Logo depois da Páscoa, no dia 13 de abril, acontecerão as quartas de final, dia 11 de maio as semi finais e sete dias depois, será a final que vai decidir o vencedor do torneio.

O evento vem sendo liderado pelo Redemptoris Mater, com três vitórias (2007, 2009 e 2010), seguido da Mater Ecclesiae, Gregoriana e North American Martyrs. Todos três com uma vitória (respectivamente em 2008, 2011 e 2012).

 

A edição de 2013 tem várias novidades, incluindo a faixa no braço de cada capitão, com a frase: “Succede a chi crede” (Acontece para aqueles que acreditam), trazendo à mente as maravilhas que a fé pode realizar: capaz de surpresas, de reunir, e ir além das diversidades humanas. E este ano, os Cardeais que chegaram a Roma para o Conclave, tiveram a oportunidade de ver de perto esta festa jovem. Muitos deles já moraram nestas faculdades romanas. Ao longo dos anos, muitos cardeais expressaram sua simpatia com relação ao evento, a partir do Secretário de Estado, Tarcisio Bertone, de quem nasceu a idéia do torneio de futebol, ou o Português José Saraiva Martins, grande fã de futebol.

A última disputa dos grupos realizada alguns dias após a eleição de Bergoglio foi uma oportunidade para a faculdade argentina “Verbo Encarnado” de saudar o colega mais conhecido: Papa Francisco.

 

O sucesso da Clericus Cup aumenta a cada ano e atrai cada vez mais pessoas, adeptos e fãs de futebol que chegam nos campos do Oratório Pontifício de São Pedro seja para torcer para os sacerdotes amigos ou para contemplar o espetáculo da Cúpula que se avista do campo de futebol . Uma combinação ideal de esporte e sacro, anos-luz de distância dos episódios que estamos acostumados a ver no domingo, nos estádios italianos, porque muitas vezes nos esquecemos de que o futebol é, sobretudo, divertimento.


Fonte: http://zenit.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.747.876
Visitas Únicas Hoje: 1.198
Usuários Online: 368