espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 10024 - Seita islâmica é descoberta em bunker subterrâneo na Rússia
Artigo visto 3140




Visto: 3140
Postado em: 11/08/12 às 08:14:02 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=10024
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


MOSCOU, 9 Ago 2012 (AFP) -Uma seita islâmica de 60 pessoas, incluindo 15 menores de idade, foi descoberta pela polícia em um bunker subterrâneo no Tartaristão, república central da Rússia de maioria muçulmana, informou à AFP o porta-voz do Ministério do Interior local.


Os adeptos da seita viviam há mais de 10 anos no local, preparado por seu líder espiritual, Faizrajman Satarov, de 85 anos, em uma antiga casa transformada em mesquita clandestina em Kazan, a capital do Tartaristão.

Satarov, que em 1964 declarou-se profeta, impôs aos membros da seita uma vida reclusa, proibindo-os de sair do refúgio, exceto para emergências, informou o ministério.

Os menores "não tinham contato com o mundo exterior, não foram à escola, não foram a instituições médicas, o que constitui a pior das violações dos direitos do menor", disse o ministério.

O refúgio, construído em forma de labirinto, incluía pequenas células de 2x3 metros, "onde as crianças viviam em condições insalubres, sem ar fresco", indicou. Todas as crianças encontradas no local foram hospitalizadas.

O bunker foi descoberto em 1º de agosto. A polícia o encontrou quando investigava o atentado contra um mufti do Tartaristão, Ildus Faizov, em meados de julho, informou a imprensa russa.

O mufti é conhecido por ter adotado uma linha dura frente às organizações que promovem um Islã radical no Tartatistão. No mesmo dia do atentado seu assessor foi morto a tiros em frente a sua casa.

Durante a operação, a polícia descobriu que debaixo do edifício de Satarov havia um "sótão (...) onde pessoas moravam", informou um inspetor da polícia, Raniss Bajitov, em vídeo divulgado na página do Ministério do Interior local na internet.

As autoridades do Tartaristão informaram ter encontrado no local 19 crianças, a maioria com menos de seis anos, e três bebês, segundo um comunicado citado por agências russas.

De acordo com a imprensa, os membros da seita indicaram até 27 crianças sob custódia da polícia.

Outro vídeo disponível na página do Ministério do Interior na internet mostra homens barbudos e mulheres com véu gritando contra as forças de segurança enquanto levavam as crianças.

Satarov adquiriu a propriedade para onde "todos os membros da seita se mudaram progressivamente para morar permanentemente" em 1996, acrescentou o ministério.

As autoridades não deram detalhes que permitam entender como esta seita pôde existir por mais de dez anos sem jamais levantar suspeitas da polícia.

A justiça já iniciou investigações contra Satarov e vários dos adultos acusados de negligência em suas responsabilidades com as crianças.

O Tartaristão é considerado um modelo de tolerância religiosa, mas as autoridades estão cada vez mais preocupadas com o avanço de um Islã fundamentalista nesta república, além do aparecimento de grupos armados.


Fonte: http://noticias.uol.com.br/



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.854.691
Visitas Únicas Hoje: 1.147
Usuários Online: 394