espacojames



Página Inicial
Listar Devoção




Artigo N.º 770 - Devoção ao Sagrado Coração de Jesus
Artigo visto 4329




Visto: 4329
Postado em: 18/12/08 às 10:53:41 por: James
Categoria: Devoção
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=36&id=770
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Devoção


O culto ao Sagrado Coração esteve presente já no início da Igreja, desde a Cruz, onde este divino Coração foi aberto para os fiéis como um asilo inviolável, sacrário das divinas riquezas, que derrama sobre nós as torrentes da misericórdia e da graça. Os maiores Santos de todos os séculos compreenderam o segredo desta devoção muito antes que ela fosse revelada de modo especial.

A reparação Eucarística é uma característica fundamental nesta devoção, pelo que disse o próprio Senhor a Santa Margarida Maria:




«Eis aqui o Coração que a tal ponto amou os homens, que nada poupou, até esgotarse e consumir-se, para testemunhar-lhes seu amor; e entretanto só recebo da maior parte deles ingratidões, pelas irreverências, sacrilégios, desprezo e tibieza com que me tratam no meu Sacramento de amor. O que me é ainda mais sensível, é serem corações que me foram consagrados, os que assim me tratam. Por isso te peço que se dedique a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento a uma festa particular com o fim de venerar o meu Coração, fazendo-lhe ato de reparação, comungando-se nesse dia em desagravo pelas indignidades recebidas durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares.»
 



 


 

 




AS DOZE PROMESSAS 

1- Darei às almas dedicadas ao meu Coração todas as graças necessárias ao seu estado. 

2- Farei reinar a paz em suas famílias. 

3- Eu as consolarei em suas penas. 

4- Serei seu refúgio seguro durante a vida e sobretudo na hora da morte. 

5- Derramarei copiosas bênçãos sobre todas as suas empresas. 

6- Os pecadores acharão em Meu Coração a fonte e o oceano infinito da misericórdia. 

7- As almas tíbias se tornarão fervorosas. 

8- As almas fervorosas elevar-se-ão rapidamente a uma grande perfeição. 

9- Abençoarei as casas em que se achar exposta e for venerada a imagem do Meu Coração. 

10- Darei aos sacerdotes o dom de tocar os corações mais endurecidos. 

11- As pessoas que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos indelevelmente no Meu Coração. 

12- O amor todo-poderoso do Meu Coração concederá a todos os que, por nove meses seguidos, confessarem-se e comungarem na primeira sexta-feira, a graça da perseverança final.

 



 


 

O Coração de Jesus na Bíblia
Mt 11,29
Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas.
Jo 7,38b
Do seu interior manarão rios de água viva (Zc 14,8; Is 58,11). (referência ao Coração de Jesus e a “água viva” do Espírito Santo)

A Aliança dos Dois Corações
Jo 19,34
Mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água. (símbolo místico da origem dos sacramentos da Igreja)
Esta passagem exemplifica também a profunda união mística do Coração de Jesus com o Coração de Maria na obra da Redenção. Essa união começou quando, pelo poder do Espírito Santo, Maria concebeu o Coração de Jesus em Seu próprio Coração. Esse Sagrado Coração começou a pulsar no ventre de Maria, como eco às batidas de Seu Coração Imaculado. O Coração de Jesus existe pelo consentimento da Virgem Santíssima na Anunciação. Foi o sangue de Maria que alimentou esse Coração Sagrado do Filho de Deus feito homem.

Essa união de amor inefável é consumada quando, ao mesmo tempo, esses Dois Corações são imolados por nossa salvação. Quando o Coração de Jesus foi traspassado pela lança do soldado, o Coração de Maria foi traspassado espiritualmente, cumprindo a profecia de Simeão (Lc 2,35b).

Todas essas passagens indicam claramente a admirável Aliança desses Dois Corações (como já citou João Paulo II), que trabalharam pela salvação do mundo: o Coração de Jesus, que sofreu a ponto de ser traspassado para derramar-Se sobre todos os que nEle crerem; e o Coração de Maria, sempre se voltando ao Seu Divino Filho, Coração predestinado por Deus a sofrer com Jesus pela salvação da humanidade.


Fontes consultadas:
Missal Romano
Informativo 3º Milênio nºs 19 e 20



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.852.593
Visitas Únicas Hoje: 917
Usuários Online: 314