Postado em: 29/01/12 às 17:37:56 por: James
Categoria: Livro Aberto
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=180&id=9390
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Livro Aberto
Continuação...
O 3º Grande Milagre - EUCARISTIA DE LANCIANO
3º Milagre
Designação: Eucaristia de Lanciano
Data: 740 à Actualidade
Local: Lanciano
País: Itália
--
INTRODUÇÃO
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
HISTORIAL DO MILAGRE DE LANCIANO
RESULTADOS DOS ESTUDOS CIENTÍFICOS
SABER MAIS SOBRE O MILAGRE DE LANCIANO
OUTROS MILAGRES EUCARÍSTICOS
CONCLUSÕES
--
INTRODUÇÃO
Com o Milagre Eucarístico de Lanciano, numa época cheia de contradições, Jesus quis marcar a Sua Presença Real na Eucaristia. Para tal, permitiu que algo de maravilhoso e inexplicável se passasse com uma Hóstia, e Ela se transformasse em Verdadeira Carne, e o vinho em Verdadeiro Sangue.
Este Grandioso Milagre persistiu até à atualidade, e repetiu-se através de outros Milagres Eucarísticos em vários outros lugares do mundo, em especial na Itália, sempre acompanhados por factos relevantes e extraordinários. Também em Portugal se deu um Milagre Eucarístico em Santarém.
Convento de São Francisco em Lanciano onde se deu o Milagre Eucarístico
Interior da Igreja de São Francisco onde está exposto o Milagre de Lanciano
--
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
O Milagre Eucarístico de Lanciano consta da inexplicável e extraordinária transformação da hóstia em carne humana e do vinho em sangue humano, durante uma celebração da Santa Missa num convento Legoziano na então Aldeia de Lanciano, Itália, na piazza Plesbicito. Foi o facto da Missa estar a ser celebrada por um monge que tinha sérias dúvidas sobre a transubstanciação, que motivou este Milagre.
Esta Hóstia-Carne permaneceu conservada, apresentando uma coloração ligeiramente escura, tornando-se rósea se iluminada pelo lado de trás, com uma aparência fibrosa; A Carne deste Milagre tem a estrutura de uma secção do coração humano. Durante longos anos persistiu a hóstia no centro da Carne, mas com o passar do tempo desapareceu.
Carne do Milagre Eucarístico de Lanciano
O Vinho-Sangue coagulou em cinco coágulos de formas e tamanhos diferentes, de cor terrosa, entre amarelo e o ocre.
Posteriormente, os próprios monges testemunharam mais um sinal extraordinário e inexplicável deste Milagre. Em 1574, ao pesarem os coágulos de Sangue, observaram que, pesados um a um separadamente ou todos conjuntamente, totalizavam sempre o mesmo peso - 16,505gr.
Coágulos do Sangue do Milagre de Lanciano
Inicialmente essas relíquias foram conservadas num tabernáculo de marfim mas, a partir de 1713, até hoje, passaram a ser guardadas num ostensório duplo de prata, formando uma só peça, a Carne na parte superior, e o Sangue, na parte inferior, num cálice de cristal.
Ostensório duplo do Milagre Eucarístico de Lanciano
--
HISTORIAL DO MILAGRE DE LANCIANO
O Milagre Eucarístico de Lanciano, cidade da Abruzzi em Itália, antigamente chamada de "Anciano", não tem uma data conhecida com rigor, mas com base em alguns dados históricos, deve ter ocorrido entre os anos de 730 a 750 .
É o mais antigo Milagre Eucarístico de que há história e já foi reconhecido pela Igreja Católica.
À data do Milagre eram os monges ortodoxos de São Basílio que viviam no mosteiro de São Legoziano. Este mosteiro fora erigido em honra de São Longino, o romano que atravessou com a lança o lado de Jesus Cristo, e se veio a converter ao Cristianismo logo após a Sua morte.
Um dos monges basilicanos, que tinha uma vida um pouco mundana, era atormentado por dúvidas sobre a transubstanciação, mas sempre rezava para que Deus lhe tirasse da cabeça aqueles pensamentos. Durante uma celebração da Santa Missa, no momento da consagração, quando levantou a hóstia, viu esta converter-se em carne viva, e o vinho dentro do cálice transformando-se em sangue.
Diante do Milagre, os fiéis permaneceram estáticos por uns segundos, tendo o sacerdote em seguida começado a chorar incontrolavelmente, cheio de alegria e agradecimento, bradou comovido:
"Venham irmãos, maravilhem-se diante de nosso Deus e contemplem a Carne e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo!".
As pessoas apressaram-se para ir ao altar para presenciar o Milagre e começaram a clamar por perdão e misericórdia. Muitos batiam no peito e confessavam publicamente seus pecados, declarando-se indignos em presenciar tão grande Milagre. O facto espalhou-se rapidamente entre a população local e pelos povoados vizinhos.
Milagre de Lanciano deu-se durante a celebração da Santa Missa
A Carne do Milagre permaneceu intacta, enquanto o sangue do cálice dividiu-se em cinco coágulos distintos.
Este Milagre Eucarístico de Lanciano foi reconhecido pela Igreja Católica em 1574, bem como por diversos estudos científicos que posteriormente foram feitos à Carne e ao Sangue do Milagre.
Em séculos posteriores, a igreja do Santo Legoziano passou aos monges Beneditinos, depois para os Franciscanos. Estes, em 1252, começaram a construção de uma nova igreja dedicada a São Francisco, sobre a que lá existia. Os Franciscano permaneceram no convento até a altura em que foram expulsos por Napoleão. Só cerca de 150 anos mais tarde, é que puderam regressar, e lá vivem até a actualidade.
Altar do Milagre de Lanciano
Peregrinos do mundo inteiro passaram a visitar o local para venerar a Hóstia, que sempre permaneceu no mosteiro, sob a guarda dos monges e seus sucessores durante mais de 1200 anos.
RESULTADOS DOS ESTUDOS CIENTÍFICOS
A partir de 1574, aos reconhecimentos eclesiásticos do Milagre, acrescentaram-se pronunciamentos científicos.
Em Novembro de 1970 os Frades Menores Conventuais, sob cuja responsabilidade se encontravam as substâncias Milagrosas, mandaram submeter as Relíquias a análise científica. Esta tarefa foi confiada aos Dr. Odoardo Linoli, Chefe de Serviço dos Hospitais Reunidos de Arezzo e Livre Docente de Anatomia e de Histologia Patológica e de Química e Microscopia Clínica, e ao Professor Ruggero Bertelli, emérito de Economia na Universidade de Siena.
Durante a investigação que duraram quatro meses, foram feitos criteriosos exames biológicos, microquímicos, cromatográficos, imunológicos e electroforéticos da Carne e do Sangue, seguindo criteriosa metodologia científica e com todas as etapas rigorosamente documentadas. O parecer final foi publicado em 1971, num livro com o título - "Quaderni Sclavo di diagnostica clinica e di laboratório", fasc. 3, Grafiche Meini, Siena, afirmando tratar-se de um Milagre, de um facto comprovado e inexplicável.
As Conclusões expressas neste Documento são as seguintes:
A Carne é carne verdadeira.
O Sangue é sangue verdadeiro.
A Carne é a de um tecido muscular do coração (contém, em secção, o miocárdio, o endocárdio, o nervo vago e, no considerável espessor do miocárdio, o ventrículo cardíaco esquerdo), tendo sido extraído de um ser vivo.
Constatou-se que a Hóstia Eucarística que permaneceu durante longo tempo no centro da carne desapareceu, e que o recipiente não estava hermeticamente lacrado.
A Carne e o Sangue são do mesmo grupo sanguíneo AB e pertencem à espécie humana.
No sangue foram encontrados, além das proteínas normais, os minerais cloreto, fósforo, magnésio, potássio, sódio e cálcio. As proteínas observadas no sangue são as encontradas normalmente fraccionadas em percentagem, idênticas às de uma situação seroproteínica do sangue vivo normal. Ou seja, é idêntica ao sangue extraído de uma pessoa viva.
A conservação da Carne e do Sangue, deixados em estado natural por doze séculos e expostos à acção de agentes físicos, atmosféricos e biológicos, constitui um fenómeno extraordinário, pois não tem qualquer substância conservadora.
Evidenciaram-se estruturas vasculares de tipo arterioso e venoso normais, que não apresentam alterações estruturais, que pertencem a um indivíduo são e jovem.
O facto mais extraordinário de todos, é que os cinco fragmentos, ao serem pesados, em 1574, tinham sempre exactamente o mesmo peso, não importando a combinação com que se os pese. Por exemplo, tanto fazia pesar um, dois ou todos fragmentos juntos, eles apresentam sempre o mesmo peso. Este facto foi comprovado em 1574 pelo Arcebispo Gaspare Rodriguez, e não se voltou a verificar.
O sangue pertence ao grupo "AB" e é do mesmo tipo de sangue encontrado no Santo Sudário. Este tipo de sangue é muito comum no povo Judeu, em Israel.
O relatório final do Dr. Linoli termina assim:
“Um fragmento de miocárdio e de coágulos hemáticos, deixados em estado natural durante séculos, além de expostos à acção dos agentes físicos atmosféricos, ambientais e parasitosos, chegaram até nós depois de mais de um milénio, para serem submetidos às actuais investigações científicas, inexplicavelmente inalterados.”
Em 1973, o conselho da Organização Mundial de Saúde nomeou uma comissão de cientistas para verificarem as conclusões do cientista italiano. Os trabalhos duraram 15 meses, com um total de 500 exames. As conclusões foram conclundentes e confirmaram os estudos de Linoli. O resumo dos trabalhos científicos da comissão médica da OMS foi publicado em Dezembro de 1976 em Nova York e em Genebra, confirmando a impossibilidade da ciência dar uma explicação a este fenómeno de Lanciano.
--
SABER MAIS SOBRE O MILAGRE DE LANCIANO
As principais linhas de conhecimento tracei-as nesta página.
Estou convencido de que muita mais pesquisa sobre o Milagre Eucarístico de Lanciano, e em particular sobre os estudo científicos que sobre ele foram feitos, podem degenerar numa desconcentração do principal - Jesus e a Sua Presença Real na Eucaristia. A curiosidade em demasia sobre as análises científicas, pode conduzir a um excesso de homem e a uma diminuição de Deus, por outras palavras, a um excesso de matéria e uma perda espiritual.
De qualquer modo, aqui ficam alguns endereços:
Site Oficial do Milagre Eucarístico de Lanciano
http://www.miracoloeucaristico.eu
Pormenores da conclusão do Estudo do Dr. Linoli: http://www.corazones.org/sacramentos/eucaristia/milagro_lanciano_ciencia.htm
Videos:
Youtube, Milagre Eucarístico de Lanciano - http://www.youtube.com/watch?v=MGzXii2QHjk&feature=youtube_gdata_player
Youtube, Milagre Eucarístico de Lanciano - http://www.youtube.com/watch?v=f6NnrsROwsY&sns=em
--
OUTROS MILAGRES EUCARÍSTICOS
O Milagre Eucarístico de Lanciano é o mais conhecido dos Milagres Eucarísticos relatados pela Igreja Católica, no entanto, existem aproximadamente outros 130 relatados.
OUTROS MILAGRES EUCARÍSTICOS |
||
Milagre |
Ano |
País |
Milagre Eucarístico de Ferrara |
1171 |
Itália |
Milagre Eucarístico de Santarém |
1247 |
Portugal |
Milagre Eucarístico de Orvieto |
1263 |
Itália |
Milagre Eucarístico de Offida |
1273 |
Itália |
Milagre Eucarístico de Sena |
1330 |
Itália |
Milagre Eucarístico de Ludbreg |
1411 |
Croácia |
Milagre Eucarístico de Turim |
1453 |
Itália |
Milagre Eucarístico de Faverney |
1600 |
França |
Milagre Eucarístico de Sena |
1730 |
Itália |
Milagre Eucarístico de Tumaco |
1906 |
Colômbia |
Milagre Eucarístico de Stich |
1970 |
Alemanha |
Milagre Eucarístico de Chirattakonam |
2001 |
Índia |
--
CONCLUSÕES
- A Carne do Milagre de Lanciano pertence a uma secção plana do Coração de Jesus.
- O Sangue do Milagre de Lanciano é Verdadeiro Sangue de Jesus.
- A conservação desta Carne e deste Sangue é Milagrosa, pois não estão presentes quaisquer tipos de conservantes.
- Jesus quis ainda reforçar as conclusões científicas feitas sobre a carne e o Sangue da Eucaristia de Lanciano através de 2 factos extraordinários e inexplicáveis, cada um deles adequado ao avanço científico da época:
- O peso aferido para cada um dos coágulos de Sangue, feito em 1574, em separado ou em conjunto, foi sempre igual e o mesmo.
- A constituição mineral das proteínas encontradas na Carne e no Sangue, em 1971, são as de uma carne de um ser vivo, não as de um cadáver.
Fonte: http://www.amen-etm.org
Continua...
Artigo N.º 9404 - Os 8 Grandes Milagres sobre a Terra - Parte 4