espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 1547 - Exorcismo de garota de 8 anos em igreja pentecostal em Angola
Artigo visto 5842




Visto: 5842
Postado em: 04/05/09 às 16:22:51 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=1547
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


A reportagem da BBC (link acima, em inglês) foi até Angola, país africano de língua portuguesa, e encontrou crianças como esta sendo vítimas de sessões de "exorcismo", que duram dias ou até meses. Boa parte destas crianças foram encontradas em igrejas Pentecostais, que pregam "uma mistura poderosa de crenças tradicionais africanas com Cristianismo evangélico".



Os africanos, como os brasileiros, tendem a acreditar em feitiçaria e macumba. Diante da completa falta de perspectiva e de sua aguda limitação de visão de mundo, acabam caindo nas mãos de charlatões que prometem a solução de todos os problemas (que não são poucos) através da expulsão dos "encostos". Na África, o fanatismo chega a um nível muito mais perigoso do que aqui. Envolve crianças, tortura e morte.

Trechos da matéria de Angus Stickler, da BBC:


"Eu visitei o complexo-igreja de Avo Kitoko, um conhecido - e legalizado - curandeiro de Angola, que afirma ter o poder de identificar e expulsar os 'maus espíritos' das pessoas.

Entrar na 'clínica' do Sr. Kitoko é como entrar num hospício medieval. Muitos dos 'pacientes' estavam acorrentados às paredes e ao chão. Um garoto de 15 anos estava acorrentado ali desde Janeiro. Alguns pacientes, nos disseram as 'enfermeiras', tinham problemas mentais - 'doenças' causadas pelos maus espíritos.



Sr. Kitoko ficou claramente ofendido quando expressei minha preocupação: 'Isto não é uma prisão, é um hospital', disse ele, indignado.

O que vimos a seguir foi ainda mais assustador:



Deitado no chão do salão principal estava o corpo doente de um garoto de oito anos. Domingo José estava praticamente inconsciente, seu rosto, abdômen, braços, pernas, até os dedos inchados e inflamados. O garoto estava à beira da morte.

Kitoko pegou um punhado de água e jogou no rosto de Domingo. O garoto gemeu, muito fraco para chorar. O pastor então esfregou barro na barriga e na virilha do garoto.

Estava claro que esse garoto deseperadamente doente precisava de um hospital, mas o curandeiro insistiu que ele reagiria ao remédio tradicional. 

Haviam 65 pacientes nesta clínica, ou igreja. Quando estávamos saindo, Avo Kitoko ainda nos perguntou se por acaso sabíamos de alguém que patrocinaria a abertura de uma clínica dele na Inglaterra. 

Contactamos imedidatamente as autoridades, desesperadamente preocupados sobre o estado de saúde do garoto Domingo José, em particular. Apesar de repetidas ligações telefônicas para oficiais do governo angolano e dos esforços da UNICEF (órgão das Nações Unidas dedicado às crianças), demorou pelo menos 4 dias para que alguém visitasse o garoto. Ele não sobreviveu. As autoridades angolanas afirmaram ter aberto um inquérito para investigar o falecimento do garoto.

(...)

Nos últimos anos, houve um crescimento explosivo no número de novas igrejas. De acordo com informações do governo angolano, só em Luanda operam mais de 100 igrejas diferentes.


Nas ruas sujas do vilarejo de Palanca, nos deparamos com uma pequena igreja pentecostal. Dentro de uma casinha de concreto, encontramos uma cena chocante: uma garota semi-nua de 8 anos, com a cabeça raspada, estava sentada no chão aterrorizada enquanto o pastor e sua mãe gritavam com ela. Era um exorcismo, o pastor nos disse. O casamento da mãe dela havia terminado, a culpa era da criança, que estava possuída pelo espírito Kindoki. Alguma coisa havia sido esfregada nos olhos da garota como parte do ritual, que já durava 3 dias. Faltavam ainda 24 horas de "exorcismo" para a menina.

(...)

Angola foi devastada em quase 30 anos de guerra civil. Muitas crianças ficaram órfãs e foram criadas por tios, tias ou parentes distantes. Mas nem sempre estes parentes conseguem arcar pelo sustento das crianças. 

É socialmente inaceitável, em Angola, expulsar uma criança de casa por motivo de pobreza. Mas se a criança está "possuída", é diferente."


http://news.bbc.co.uk/1/hi/world/africa/4677969.stm



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.852.782
Visitas Únicas Hoje: 1.106
Usuários Online: 316