espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 4254 - América Estado laico não deve "amordaçar" liberdade religiosa no México
Artigo visto 2825




Visto: 2825
Postado em: 08/02/10 às 21:11:08 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=4254
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


MEXICO D.F., 06 Fev. 10 / 02:21 am (ACI).- O Pe. Manuel Corral, responsável pelas relações públicas Ad Extra da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) assinalou que a reforma do artigo 40 da Constituição para estabelecer que o Estado é laico não resulta muito necessária frente a outros temas mais urgentes; e indicou que esta laicidade não deve "amordaçar" a liberdade religiosa.

Depois de assinalar que "um Estado, entre mais laico, melhor serve à sociedade", o sacerdote assegurou que "seria triste que por isso se entendesse simplesmente para amordaçar" as Igrejas e limitar a liberdade religiosa de seus cidadãos.

Logo depois de comentar que ainda não analisa o juízo aprovado na Comissão de Pontos Constitucionais da Câmara de Deputados para conhecer a fundo "o que pretende o Legislativo", o Pe. Corral disse que estas modificações não devem fazer que o Estado mexicano "retorne a séculos passados", nos quais era todo capitalista ou absoluto e "amordaçava" seus cidadãos e organizações.

O responsável pelas relações públicas Ad Extra da CEM disse que "se por laico se entende como o que não se identifica com alguma religião, estou de acordo, mas se for simplesmente para amordaçar, ou para limitar a liberdade de expressão, a liberdade religiosa, pois estão interpretando mal".

Deste modo indicou que "hoje uma Constituição não vai se reger por um credo, seja qual for. Como os Estados Unidos onde a maioria é protestante e não se rege pelo credo, mas dialoga com todos os credos que opinam e dizem, e não sucede nada".




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.852.796
Visitas Únicas Hoje: 1.120
Usuários Online: 323