espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 15926 - Aos 38 anos, ele acaba de se tornar o bispo mais jovem do mundo
Artigo visto 1290




Visto: 1290
Postado em: 07/07/20 às 11:38:23 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=15926
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Sacerdote greco-católico romeno foi nomeado pelo Papa Francisco

Quem se acostumou a vincular inconscientemente os bispos católicos a faixas etárias superiores a 50 anos poderá ficar surpreso ao saber que dom Cristian Crişan tem 38 anos de idade e é o bispo auxiliar da arquidiocese de Alba-Iulia e Făgăraș, na Romênia.

Nomeado pelo Papa Francisco em janeiro deste ano, dom Cristian recebeu a ordenação episcopal na catedral romena de Blaj, na Transilvânia, neste último 21 de junho, tornando-se o bispo católico mais jovem do mundo.

Aliás, o fato de ele ser católico também pode surpreender quem não sabia que a Igreja Católica é formada por 24 igrejas autônomas, com jurisdição sobre a própria liturgia por razões históricas, mas unidas pela mesma fé e integradas sob a condução do Papa. É o caso da tradição greco-católica romena, de rito bizantino, que tem costumes e nomenclaturas próprias, mas é fiel à única Igreja. Saiba mais a respeito dessa riqueza católica de ritos e tradições acessando o artigo recomendado abaixo.

Dom Cristian Crişan tem forte vínculo com a França: durante muitos anos, ele foi o pároco da paróquia greco-católica romena Saint-Georges-des-Roumains, em Paris, além de reitor da missão greco-católica romena na mesma cidade.

Fonte: aleteia.org

 

Chamo-me Cristian, tenho 38 anos, e sou o bispo católico mais jovem do mundo

 

D. Cristian Crişan, de 38 anos, tornou-se o bispo mais novo da Igreja católica, ao receber o terceiro grau do sacramento da Ordem, a 21 de junho, na catedral de Blaj, Transilvânia, Roménia, país onde nasceu a 11 de outubro de 1981.

O prelado foi eleito bispo auxiliar da diocese de Alba Iulia e Făgăraș pelo sínodo da Igreja greco-católica da Roménia em janeiro deste ano, tendo sido confirmado pelo papa Francisco. Antes, foi visitador apostólico para os crentes greco-católicos romenos na Europa Ocidental.

«Recebi a notícia com surpresa, emoção e gratidão para com o santo padre, o papa Francisco, com sua beatitude o padre Luciano [cardeal, arcebispo maior da Igreja romena unida a Roma, greco-católica], e com todos os nossos bispos por este sinal de grande confiança em mim», declarou.

«Como sacerdote, coloquei a minha vida nas mãos do Senhor, como resposta a um chamamento», acrescentou, observando que «ser jovem pode ser útil para entrar num diálogo mais fácil com o mundo em que vivemos, entendendo os seus desafios, mas também o seu grande potencial».

«O meu ministério continuará nesta lógica: ser obediente ao nosso arcebispo, responder aos sussurros do Espírito, estar aberto a capitalizar o potencial daqueles com quem me encontre», assinalou.

Em declaração proferida por ocasião da ordenação, D. Cristian Crişan evocou o «sangue dos mártires» católicos da Roménia: «Recordo-me que pelos oito anos, na minha povoação-natal, próximo de Reghin, ouvi pela primeira vez falar do mistério da Igreja perseguida, da qual nada sabia. Então compreendi porque é que os meus avôs e pais oravam “em espírito”, porque é que esses velhos padres que nos visitavam foram presos».

O novo bispo estudou filosofia e teologia em Blaj, de 2000 a 2003, antes de ser enviado para Roma, para estudar direito canónico, e depois para Paris, onde aprofundou ciências da educação.

Em 2007 foi graduado pelo Ateneo di Sant’Anselmo, na Cidade Eterna, e no ano seguinte foi ordenado padre católico do rito bizantino, em Bucareste.

Com a ordenação episcopal, D. Cristian Dumitru Crişan tomou o lugar do ucraniano D. Stepan Sus como o bispo mais novo, mais velho apenas quatro dias, e que foi ordenado em janeiro. Ambos são os únicos prelados com menos de 40 anos no mundo católico.

O direito canónico prevê a idade mínima de 35 anos para a ordenação episcopal. Em 1979, o atual cardeal Robert Sarah foi o bispo mais novo da Igreja católica, com 34 anos, num tempo em que a idade mínima para receber o último grau do sacramento da Ordem era de 30 anos. A partir de 1983, o limite mínimo passou a ser o atual.

Fontes: Vida Nueva, Vatican News, Katolisch, Biserica Romana Unita

 




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.851.240
Visitas Únicas Hoje: 1.533
Usuários Online: 256