espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 14693 - Igrejas de pedra: o reino que resistiu à invasão muçulmana da Espanha
Artigo visto 3042




Visto: 3042
Postado em: 14/07/17 às 10:00:03 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=14693
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Diretamente da Alta Idade Média, o fascinante estilo pré-românico das Astúrias

Depois da invasão muçulmana do ano 711, a Espanha cristã quase deixou de existir.

Mas algumas bravas comunidades resistiram: entre elas, o reino das Astúrias, encravado entre as montanhas do norte da Península Ibérica. E foi aproveitando a privilegiada defesa oferecida pelas montanhas que esse reino pequeno e grandioso conseguiu subsistir e se transformar no embrião da Reconquista Cristã que se consumaria séculos depois.

Daquela época difícil e perigosa, resta ainda uma série de igrejas e edifícios simplesmente únicos em todo o mundo: construções pequenas e sólidas, com arcos em formato de ferradura e abóbadas de meio ponto herdadas dos romanos. Trata-se do estilo artístico e arquitetônico reconhecido como pré-românico asturiano, anterior, como obviamente indicado pelo próprio nome, ao estilo românico ainda por estabelecer-se.

A arte românica (ou romanesca) só se consolidaria na Europa entre os séculos XI e XIII. Ela seria o primeiro estilo arquitetônico unitário do continente desde a queda do Império Romano, mais de quinhentos antes. Representada principalmente por igrejas e mosteiros, essa arte se caracteriza pela pedra e pela solidez, com paredes grossas, contrafortes ao estilo de fortificações, recurso a ameias, fachadas lisas e simples, poucas janelas, interiores escuros e singelos, arcos redondos, abóbadas “de berço”, planta em cruz latina e, geralmente, três naves: a central e duas laterais. Esse estilo sóbrio e austero contrastará de forma intensa com o vibrante estilo gótico pelo qual será substituído a partir do século XIII, cheio de luz e altura.

O pré-românico das Astúrias
A essência do românico já pode ser percebida no pré-românico asturiano, um estilo que surgiu trezentos anos antes, no final do século VIII. Desse estilo único restam apenas 12 igrejas e 6 construções civis. Algumas delas:

Santianes de Pravia

San Miguel de Lillo

San Salvador de Valdediós

Viaje neste vídeo


Hoje convidamos você a visitar uma delas: a igreja de Santa Cristina de Lena. Sua estrutura, em cruz grega, data do século IX e é Patrimônio da Humanidade declarado pela UNESCO desde 1985:


 


Fonte: www.aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.852.610
Visitas Únicas Hoje: 934
Usuários Online: 315