espacojames



Página Inicial
Listar Resposta Católica


Como Baixar o vídeo para seu computador? Copie o link deste vídeo [ https://www.youtube.com/watch?v=Teko32F3xcE ] depois, entre neste site: [ http://pt.savefrom.net ] cole o link no campo indicado e clique na seta > para baixar. Não precisa instalar nada, todo o processo é online.


Artigo N.º 9652 - 75 – A Resposta Católica: Como posso ser dispensado de um voto?
Artigo visto 3158




Visto: 3158
Postado em: 17/04/12 às 17:08:16 por: James
Categoria: Resposta Católica
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=197&id=9652
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Resposta Católica


O Código de Direito Canônico, em seu cânon 1191, § 1º, diz que "o voto, isto é, a promessa deliberada e livre de um bem possível e melhor, feita a Deus, deve ser cumprido em razão da virtude da religião." Isso quer dizer que uma promessa feita é uma promessa cumprida seja qual for a circunstância? Não, porque existem algumas situações em que o cumprimento da promessa se torna muito difícil, quiçá, impossível. Para esses casos o mesmo CDC faculta a possibilidade de desobrigação do voto no Cânon 1195 e seguintes.

Porém, mais do que obrigar ou desobrigar alguém do cumprimento de uma promessa feita de livre vontade, é preciso analisar o que motivou a obrigação e também o que leva um fiel a desistir de cumprir sua palavra dada a Deus. No caso em tela, existia o desejo de total consagração a Deus. O chamado para o sacerdócio e para o celibato. Como um pai, Padre Paulo Ricardo ensina a esse jovem que pode ser desobrigado de sua promessa, porém, explica que o sentimento que o motivou a prometer é muito sublime e agradável a Deus, à Nossa Senhora.

Com decidir? Olhando para a eternidade, para a morte, apresentando-se diante de Deus com todos os talentos recebidos. Este é o melhor método para comprovar o erro ou o acerto das decisões. Desobrigar-se da promessa agradará a Deus? O que restará para apresentar diante Dele no instante último?




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.853.470
Visitas Únicas Hoje: 1.794
Usuários Online: 433