espacojames



Página Inicial
Listar Curiosidades




Artigo N.º 7691 - Você acha o Planeta Terra gigante? Veja a comparação com outros planetas
Artigo visto 9477




Visto: 9477
Postado em: 22/04/11 às 10:56:50 por: James
Categoria: Curiosidades
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=177&id=7691
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Curiosidades


Por James - Espacojames.com.br

Nem sempre as ilustrações mostram de um jeito apropriado o tamanho dos planetas e as distâncias que separam cada um deles em relação ao Sol. Os planetas muitas vezes são mostrados nos livros juntos uns dos outros.

As imagens abaixo mostram o tamanho relativo de alguns astros do Sistema Solar e estrelas.

Nesta primeira imagem, veja que entre a Terra e Vênus quase não tem diferença de tamanho. O raio equatorial da Terra é de 6378 km, enquanto o de Vênus, 6051 km. O raio de Marte é de 3397 km. Mercúrio tem 2439 quilômetros de raio, já Plutão, tem 1160 km.






Júpiter é o maior planeta do sistema solar e tem 71492 quilômetros de raio, 11 vezes maior que o raio do nosso planeta. Saturno, o segundo maior planeta, tem 60268 quilômetros de raio.

Urano tem 51108 quilômetros e raio e Netuno tem 49538 quilômetros de raio. Mas, observe na figura que mesmo assim são maiores que a Terra.





O Sol com seu raio, de 695 mil quilômetros é 100 vezes maior que o raio terrestre. Mesmo sendo grande Júpiter fica muito pequeno perto do Sol. E a Terra, fica minúscula, e Plutão, quase invisível.

 

 

Mas as comparações não param. Nem mesmo o Sol é tão grande quanto parece. A ilustração abaixo mostra que até ele se torna uma pequena estrela quando comparado à outros sóis, muitos anos-luz distantes. Nosso Sol não passa de uma lanterna quando comparado à Sirius, distante 25 anos-luz do nosso planeta e a estrela mais brilhente no céu noturno.




Mas até mesmo Sirius, se comparada à grande Arcturus, perde sua majestada. Essa estrela gigante, 17 vezes maior que o Sol, põe suas concorrentes no chão e faz nosso Sol parecer uma pequena lamparina !

Mas não se iluda. No universo a briga é boa e quando você acha que já viu tudo, pode se enganar. Veja a imagem abaixo.

 

 



Agora quem parece uma pulga é a gigantesca Arcturus. Perto de Antares, uma supergigante vermelha distante 600 anos-luz da Terra, tudo parece pequeno. Antares é 700 vezes maior que nosso sol e brilha 10 mil vezes mais forte. Localiza-se no centro da constelação do Escorpião, e devido à sua coloração avermelhada, alguns astrônomos a chamam de Coração do Escorpião.

Como deu para conhecer, nossa Terra não é tão grande quanto imaginamos!

Veja na imagem abaixo o tamanho da maior estrela descoberta pelo homem em comparação com o nosso sol (... que é muitas vezes maior do que a terra ). O sol parece minúsculo que fica até difícil vê-lo. E a terra? Seria necessário um microscópio para visualizá-la.

 

 

Além de Antares existe ainda a “My Cephei” da constelação de Cepheus (do Céu do norte) com mais de 34.812.500.00 de diâmetro e sua irmã a super gigante “W Cephei A” com 36.760.0000 de diâmetro, essa ultima é cerca de 1.900 vezes maior que o nosso Sol! Mas você acha que já acabou? Não meu amigo(a) a festa está apenas começando! Vejam aqui “VY Canis Majoris” uma Hiper Gigante da constelação de Canis Major (Cão Maior) que fica entre o Céu Norte/Sul:

 

Acredite se puder, mas o nosso Sol está nessa imagem, veja o tamanho microscópico dele em comparação com a maior estrela já identificada no Universo.

Essa estrela é a maior que já foi identificada por telescópios da Terra até o momento, ela é mais de 2.600 vezes maior que o nosso Sol. (não direi o diâmetro por que não existe um consenso entre os estudiosos sobre seu real tamanho, mas certamente é maior que a “W Cephei A”).

 

 

E já que ela é a maior já identificada até hoje (19/05/2008), ela merece uma honra especial, eis acima algumas fotos da VY Canis Majoris tiradas pelo Telescópio espacial Hubble. Mas será que é a maior do Universo? Muito provavelmente não... Deve ter maiores por ai. Basta procurar... Como deu para notar, em um universo tão super gigante a Terra é como uma partícula de poeira. Realmente algo muito insignificante... então por que da vaidade de alguns? Certamente por que esses “alguns” não conseguem ver além do horizonte (são míopes?) eles se fecham em seu próprio mundinho e com isso criam a ilusão de serem importantes... quanta pretensão. Mais humildade minha gente! Os Mistérios do Universo são infinitos e a ciência atual não respondeu nem 1% desses mistérios ainda. Por que então de tantas certezas? Por que da arrogância? Não existe vida inteligente fora da Terra? “Eles” não estão nos visitando? Baseado em que você afirma isso? Baseado na Ciência? A Ciência da Terra é demasiadamente primitiva ainda... devemos ser cautelosos com esse tipo de afirmativa tão “confiante” os verdadeiros cientistas não defendem conclusões definitivas.


- "O ignorante afirma, o sábio duvida e o sensato reflete..." - (Aristóteles)

 

Nota espacojames:

Isto é apenas uma amostra do poder de Deus, da perfeição em criar todo o universo. "Quão grande ES tu! Magnífico Deus que fez o céu e a terra"

O homem criou estas dimensões naquilo que pôde observar através de telescópios ou satélites, mas conhecendo um pouquinho de Deus, cremos que existem estrelas muito maiores, tão grandes que nossa mente é incapaz de calcular.

Veja esta comparação que fiz, baseando-me em um livro de ciência sobre nosso raio de visão de objetos lado a lado mas com distâncias diferentes. Vendo de frente, a bola de basebal está  na frente da bola de futebol.

 

 

 

Sabemos que a bola de futebol é muito maior do que a bola de basebol mas dependendo da distância que vemos podemos perceber ao contrário.

Veja na imagem abaixo o raio de visão dos objetos:

 

 

 

Sendo assim, vemos o sol grande porque está próximo de nós, já a estrela antares que encontra-se há milhares de kilômetros parece pequena, pois trata-se de uma ilusão de ótica. Cada estrela vista no céu a noite, pode ser milhares de vezes maior do que o sol, haja vista a distância uma das outras. Isso é muito para nossa cabecinha, são distâncias que não podem ser calculadas pela mente humana, Deus conhece cada milímetro e as medições exatas de cada astro em relação aos outros.

 

Por isso, louve a Deus pela Criação! Ó Criatura!

 

Vendo o unverso tão grande assim,  cheio de estrelas com tamanho incalculável, muitas pessoas devem pensar: Existe vida Extraterrestre?

A resposta é bem simples! NÃO EXISTE VIDA FORA DA TERRA!
 

Pelo menos como a conhecemos, assim diz Nossa Senhora. Existe um mundo espiritual, não físico como acredita os cientístas. Para entender melhor, leia a Mensagem de Nossa Senhora à vidente Verônica (DO TEXTO APROVADO DO SEGREDO DE LA SALETTE)

 

UMA GRANDE ILUSÃO

Verônica narra – "Oh, há dois objetos voadores agora. Estão indo muito, muito alto no céu…."


Nossa senhora – “Não tenha medo, porque está lhe sendo permitido ver com o que Satanás planeja iludir a humanidade. Não há nenhuma vida como você a conhece, ou ser humano, ou de qualquer outra forma, em nenhum outro planeta.  A criação do Pai foi-lhe dada no Livro do amor e da vida. Não fantasiem sobre vida em outros planetas, minhas crianças. É uma enganação. Se assim não o fosse vocês teriam sido avisados, porque o Pai não esconde nada de suas crianças. Criou o homem, conhecidos Adão e Eva, e como tais eles foram os primeiros dos seus — da criação do Pai. Você pode dizer, seu primeiro símbolo de mãe e pai.” – Nossa Senhora das Rosas, 28 de setembro de 1974.

Fiz um pequeno resumo sobre estas mensagens no artigo N.º 8339, CLIQUE AQUI PARA LER!

Somos apenas um grão de areia, sem Deus não somos nada!

Abraços e fiquem com Deus

James - www.espacojames.com.br

 

 

 


Artes: james - www.espacojames.com.br
Fonte Pesquisada: http://www.apolo11.com/curiosidades.php?posic=dat_20061011-120632.inc



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.826.242
Visitas Únicas Hoje: 631
Usuários Online: 409