espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 3421 - UM CHAMADO DE MARIA
Artigo visto 6396




Visto: 6396
Postado em: 22/10/09 às 21:12:03 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=3421
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos



1 – Sabemos que o vosso Mosteiro nasceu em Medjugorje, por um pedido da Rainha da Paz a Pe. Eugenio Maria, conte-nos como isto aconteceu.


O nosso Mosteiro, a nossa Fraternidade Monástica dos Discípulos de Jesus, nasceu em Medjugorje, na pequena aldeia da Bósnia-Hezergovina, antiga Iuguslavia, por um chamado direto de Nossa Senhora Rainha da Paz, por meio da vidente Viska, ao nosso fundador Pe.Eugenio Maria Pirovano La Barbera, sacerdote italiano, agora naturalizado no Brasil, pertencente na época a um Instituto Missionário (PIME). É belo olhar os desígnios de Deus na vida do nosso fundador, o qual foi preparado por Maria para assumir este grande trabalho, que é por excelecência Missionário, embora o seu desejo nunca foi de ser um fundador e menos ainda monge.

Para entendermos melhor a história da Fundação da nossa Fraternidade Monástica dos Discípulos de Jesus Para a Glória de Deus Pai, quero contar um pouco mais sobre a vida do nosso fundador, para podermos entender e olhar os planos de Deus, que desde toda eternidade pensou e quis esta obra que nasceu no seio de Maria em Medjugorje, por meio do seu sim, a Igreja e a Nossa Senhora Rainha da Paz.

Pe. Eugenio iniciou a sua caminhada no Brasil, em 1979, Chegou em São Paulo, na Paróquia do Sagrada Coração de Jesus, enquanto esperava resolver os tramites burocrática para ter o seu visto permanente. Foi nesta paróquia que conheceu a Renovação Carismática Católica em um encontro em Itaici, pregado pelo Padre Emiliano Tardif. Na volta deste retiro uma estranha oração saiu do coração dele: “Senhor que eu não morra como um padre burguês nesta paróquia do Brooklin, sem nenhuma experiência missionária”. O Padre contou que uns dias depois enquanto rezava, num momento particular escutou uma voz dentro dele que falava: “Vem e segue-me”. Ficou com medo que Jesus passasse e não acontecesse nada. Ao contrario conseguiu partir para o Mato Grosso, aonde naquela época iam somente voluntario lá trabalhou junto com os outros padres do PIME ajudando a fundar uma nova Diocese, hoje a Diocese de Jardim. Neste tempo, o padre viveu na cidade de Nioaque, catequizando a comunidade e os índios Terenas que ali moravam. Enquanto trabalhava no Mato Grosso chegou para ele a obediência do Superior que o destinava no Seminário do PIME de Londrina como padre spiritual e em seguida em Palhoça, no estado de Santa Catarina. Enfim voltou para São Paulo, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus e teve a oportunidade de trabalhar na conhecida favela do Buraco Quente.

Em 1987, com a doença e morte de seu pai, a prisão do irmão (que era inocente), e por ter sofrido por parte de seus superiores acusações injustas e infundadas, as quais, o fizeram pensar até em abandonar o sacerdócio. Nesta época, foi mandado em Roma, onde estudou na Universidade Gregoriana e fundou um grupo da Renovação Carismática que ainda existe e que o padre visita toda vez que vai para Itália. Em maio de 1988, foi convidado por Don Boggiano Pico (um padre amigo que o ajudava a sair da sua crise interior), a ir em uma peregrinação a Medjugorje. Embora não acreditasse nas aparições, foi até lá, e lá chegando teve sinais particulares de Nossa Senhora, terminada a sua experiência em Medjugorje, retornou acreditando nas aparições, lá experimentou um grande encontro com Maria, a ponto de mudar a sua vida por completo. Depois disso iniciou a ir todos os anos em Medjugorje.
Em janeiro de 1993, Pe. Eugenio estava em Medjugorje, participando de uma aparição como todos os peregrinos, quando um fato inédito aconteceu, após a aparição a vidente Viska se virou em direção a multidão que lá estava e perguntou: “Quem é o Pe.Eugenio do Brasil? Pe. Eugenio ficou com receito de se apresentar no momento, mas a noite foi até a casa da vidente Viska e disse: “Se apresentou algum Pe. Eugenio do Brasil hoje?” Ela lhe respondeu: “Não, mas é o senhor mesmo!”, e continuo dizendo: “Nossa Senhora quer que o senhor volte para o Brasil e funde uma comunidade que reze para a Igreja, e que viva as mensagens de Maria, mas para isso deve deixar a sua paróquia!”.

Chegando ao Brasil, no ano de 1993, Pe. Eugenio contou ao nosso bispo diocesano Dom Frei Fernando Antônio Figueiredo, tudo o que aconteceu e o senhor bispo respondeu-lhe: “Pe. Eugenio, rezaremos um ano para discernir o que o Senhor deseja!”. Pe. Eugenio depois destas palavras sentiu um alívio, pois pensava que tudo estava terminando ali, o seu desejo não era fundar nada, e menos ainda deixar a sua vida de pároco, mas este não era o desejo de Deus.

Passados um ano, no dia 22 de agosto de 1994, na Solenidade de Nossa Senhora Rainha, o bispo telefonou a Pe. Eugenio e pediu para que ele escrevesse tudo o que havia ocorrido em Medjugorje, para poder dar andamento a nova fundação, a qual recebeu a sua primeira aprovação no dia 11 de fevereiro de 1995, festa de Nossa Senhora de Lourdes, data em que recebeu o reconhecimento de “Associação de Fiéis”, por parte do Bispo de Santo Amaro, e após as demais aprovações que sucederam, finalmente no dia 19 de Março de 2005 na Solenidade de São José, a Fraternidade Monástica foi reconhecida pela Santa Igreja, como priorado “Sui Iuris” Regina Pacis.

Após estes anos, percebemos como esta obra é abençoada por Deus, pois vivemos totalmente da providência e dos nossos trabalhos, não compramos nada no supermercado desde 1999, se nos falta algo, pedimos a Deus que envie o alimento, e Deus por meio de Maria toca os corações, pois como disse Nossa Senhora em uma mensagem particular dirigida a nós por meio da vidente Viska “Sou eu a superiora desta Fraternidade, sou eu que chamo aqueles que quero para esta obra, tantos os consagrados, como também os leigos que vos ajudam com o trabalho e com os bens materiais”.


 
(MOSTEIRO REGINA PACIS E IGREJA DE DEUS PAI)

2 - O mosteiro está em outros lugares?

O nosso Mosteiro tem a casa Mãe aqui na nossa diocese, na periferia, no Jardim Mirna, próximo ao terminal Varginha, sendo situado a Av. Antônio Carlos Benjamim dos Santos, 3973.
Estamos por enquanto só na diocese, pois pretendemos aprofundar bem as nossas raízes aqui, para depois partirmos em missão onde o Senhor pelas mãos de Maria nos chamar, a evangelizar e a viver o evangelho como os primeiros monges.

Aqui em nosso Mosteiro temos um privilégio particular de Nossa Senhora, a qual nos garantiu que todos os dias as 17:40hs, ela está aqui da mesma forma que em Medjugorje, abençoando todos aqueles que estiverem aqui conosco, por isso todos os dias a esta hora, tocam os sinos da Igreja e nós nos ajoelhamos e rezamos uma Ave-Maria em agradecimento a Ela por tantas graças recebidas.

 

(MOSTEIRO MENINO JESUS E MOSTEIRO DA VISITAÇÃO)

3- Fale um pouco do Vosso Mosteiro, e atividades

Temos três Mosteiros no mesmo terreno: o Mosteiro Regina Pacis, o qual é a casa de formação, sendo também o mosteiro masculino, temos o Mosteiro da Visitação, onde residem as monjas, e o Mosteiro Menino Jesus, onde acolhemos jovens, leigos, religiosos que desejam fazer uma experiência profunda de oração, lá ministramos retiros de um dia todos os terceiros domingo do mês; de três e sete dias (retiro de deserto), na espiritualidade beneditina e mariana, aqueles que desejarem mais informações sobre os retiros podem enviar um e-mail a retirocmj@terra.com.br  ou ligar em nossa secretaria tel  (11) 5226-2047 , para aqueles que desejarem conferir a programação de retiros de 2009, poderão entrar no blog da rainha da paz no endereço: http://rainhadapaz.blog.terra.com.br/  (neste blog, poderá encontrar também textos de espiritualidade referentes a Medjugorje).

Temos também em nosso complexo estrutural a Igreja pública de “Deus Pai”, com missas de segunda a sábado às 18:00hs, e domingo às 11:00hs e 17:00hs, com exceção do primeiro domingo, no qual a missa é as 15:00hs, sendo ela a Missa de Cura presidida pelo nosso fundador Pe. Eugenio.


 
(GRUPO DE JOVENS DON BOSCO E TRABALHO DE QUARTA FEIRA SOPÃO)


4 - Quais os trabalhos feitos pelo mosteiro?

Todas às terças feiras, abrimos o nosso Mosteiro para dar o “sopão”, projeto este que se realiza no nosso Galpão “Mamma Margherita”, neste dia ajudamos cerca de 400 famílias.
Atendemos também as crianças da nossa redondeza, ajudamos varias creches, e damos uma especial atenção aos jovens que buscam o nosso Mosteiro como um meio de encontrar a razão de suas vidas.

Trabalhamos também com os Grupos de oração que desejam viver a espiritualidade de Medjugorje, na formação e orientação dos mesmos. E também fazemos trabalhos manuais ícones, terços, geléias, cremes e etc…, como forma de manter a nossa obra. Atendemos todos os dias em nosso Mosteiro, confissões e direções espirituais. Pretendemos ainda expandir o nosso trabalho com a construção e a edificação do “Santuário Rainha da Paz”, o qual está em processo de aprovação nos órgãos públicos, e desde já estamos orando em agradecimento pelas pessoas que Nossa Senhora Rainha da paz, chamará e enviará para a conclusão desta missão.
5 - Quem faz parte do Mosteiro e qual é a espiritualidade?
A comunidade Monástica é composta de leigos, clérigos, homens e mulheres, celibatários e casados, tendo como carisma a oração e a contemplação nos moldes da vida monástica, com o desenvolvimento de trabalhos de recuperação de crianças, adolescentes e jovens, dando-lhes uma formação social, espiritual e proporcionando-lhes assim a integração na sociedade. Maria quis que este carisma se estendesse também para os casais e leigos, para se consagrarem a Ela e a Igreja por meio do nosso Mosteiro, para viver a vida de oração, proposta pela nossa fraternidade.
 
6 - O que é ser um monge?

Ser monge é ser um cristão autentico, é viver em uma comunidade com o coração unificado com o Senhor. O Monge segue como regra principal do Evangelho vivido sob as pegadas de São Bento e, para nós em particular da Fraternidade Monástica dos Discípulos de Jesus, acrescentamos a este caminho de perfeição, aquela espiritualidade Mariana, típica de Medjugorje, seguindo as mensagens de Maria. Na vida Monástica temos como valores centrais a oração, a leitura espiritual, chamada Lectio Divina e o trabalho. Daí o conhecido refrão “Ora et Labora” que para nós se traduz com o nosso lema: “Seja a nossa oração e não o nosso trabalho a marcar o nosso dia”. Com base neste lema, nos levantamos as 5:00hs para iniciar o nosso dia com a adoração ao Santíssimo Sacramento, e temos a nossa jornada permeada pela meditação da palavra, pelo ofício divino, pelo rosário completo rezado em comunidade, pela santa Eucaristia, adoração a Santa cruz todas as sextas feiras e etc….
 
7 – Como entrar em contato com o vosso Mosteiro?

Para nos conhecer um pouco mais, aqueles que se interessarem podem entrar em contato com a nossa secretaria que funciona no horário comercial de segunda a sábado, pelo telefone  (11) 5526-2047 , pelo e-mail informativo@mosteiroreginapacis.org.br ou também pelo site www.mosteiroreginapacis.org.br e com muito prazer acolheremos todos aqueles que se interessarem em nos conhecer pessoalmente.
Aqueles que quiserem receber o nosso Jornalzinho “O DISCÍPULO”, poderão nos escrever solicitando a inscrição, e junto com o jornalzinho que é um informativo e formativo, receberão também um boleto que poderão nos ajudar com qualquer quantia em prol desta obra de Maria.
Aqueles que desejarem poderão assistir o Testemunho do Pe. Eugenio cessando os links:


http://gloria.tv/?media=33408  Parte 1
http://gloria.tv/?media=33516  Parte 2
http://gloria.tv/?media=33542  Parte 3
http://gloria.tv/?media=33557  Parte 4

Pe. Mateus Maria, FMDJ
paniejezuufamtobie@terra.com.br 


Pe. Martinho Maria de Porres, F.M.D.J.
Ir. Cecília Maria Patrícia de Roma, F.M.D.J.
Informativo@mosteiroreginapacis.org.br
www.mosteiroreginapacis.org.br
http://rainhadapaz.blog.terra.com.br/



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.854.738
Visitas Únicas Hoje: 1.194
Usuários Online: 414