Espacojames

Artigos
Listar Itens dessa Categoria





Lições da Virgem de Fátima para vivermos bem a Quaresma
Artigo visto 342 vezes


Nas aparições de 1917, Nossa Senhora deixou clara a necessidade da conversão e a importância da oração

Padre Carlos Cabecinhas é reitor do Santuário de Fátima, em Portugal. E foi ele que, em uma homilia, explicou que “a mensagem de Fátima oferece-nos uma verdadeira pedagogia para viver” o tempo da Quaresma, incentivando dois elementos essenciais: a oração e a conversão.

O sacerdote lembra que, nas aparições da Virgem de Fátima em 1917, “a conversão é-nos apresentada como essencial”, e destaca que sempre esteve presente “um apelo à oração”.

“Estes são os dois caminhos que o Evangelho nos apresenta” para, a exemplo de Jesus Cristo, “convertermos a nossa vida”. O reitor advertiu que “as tentações que Jesus teve de enfrentar, nos 40 dias de deserto, não são assim tão diferentes das que nós experimentamos e temos de combater”.

“Aqui estão presentes todas as opções que acompanharam a sua vida em ministério e todas as tentações são resistidas”, sublinhou o sacerdote, acrescentando que “Jesus não se deixa seduzir pelo ter ou pelo poder e não prescinde de seguir a vontade de Deus, que determina as suas escolhas e opções”.

O reitor explicou que “por detrás de todas as tentações está sempre em causa o primado de Deus na nossa vida, que lugar Lhe damos, que relação temos com Ele. E é nesta relação que se joga a nossa vida de cristãos: se queremos estar com Ele ou ceder às tentações do mundo”.

Desse modo, assinalou, o tempo da Quaresma “é-nos oferecido como tempo favorável para a conversão, para examinarmos as nossas opções e escolhas à luz das que foram feitas por Jesus”.

Nesse sentido, exortou a ser “sinceros: apesar da nossa vontade sincera e genuína, continuamos a encontrar alguns aspetos a necessitarem de conversão”. Para isso, sugeriu um itinerário baseado em “dois caminhos” que o Evangelho apresenta: “a escuta da palavra de Deus e a oração mais assídua e intensa”.

Além disso, Pe. Carlos Cabecinhas recordou o exemplo da vida dos Santos Pastorinhos. “Na sua vida encontramos a necessidade de não pecar, de rezar, de consolar a Deus, de reparar os pecados do mundo”, isto é, “encontramos os meios de conversão a que a Quaresma nos convida”, pontuou.

Fonte: www.aleteia.org



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 8.140.005
Visitas Únicas Hoje: 149
Usuários Online: 356