espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 3764 - Santa Sé chega ao ápice de suas relações com a Rússia
Artigo visto 2870




Visto: 2870
Postado em: 06/12/09 às 03:50:57 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=3764
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Anúncio após a visita do presidente Medvedev ao Papa

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 3 de dezembro de 2009 (ZENIT.org).- A Santa Sé e a Federação Russa deram um passo significativo ao confirmar que estabelecerão relações diplomáticas. O anúncio foi feito na conclusão da visita que o presidente Dmitri Medvedev fez ao Papa na tarde de ontem.


A primeira conversa entre o Papa e Medvedev durou 27 minutos. Antes, o presidente tinha mantido um encontro de 15 minutos com o secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, acompanhado do arcebispo Dominique Mamberti, secretário para as Relações com os Estados.

Proximidade

Segundo informa uma nota emitida pela Santa de Imprensa da Santa Sé, “no decorrer das conversas expressou-se satisfação por ambas partes pelas cordiais relações existentes e se decidiu estabelecer plenas relações diplomáticas entre a Santa Sé e a Federação Russa”.

Por sua parte, a porta-voz do presidente russo, Natalia Timakova, confirmou que Medvedev ordenou que o Ministério de Assuntos Exteriores “transforme a representação da Federação Russa no Vaticano em Embaixada” e “referende os acordos alcançados nos correspondentes documentos”. 

A União Soviética estabeleceu relações diplomáticas com a Santa Sé em março de 1990, um ano antes de sua desintegração. Em janeiro de 1992, o Vaticano reconheceu a Rússia como sucessora jurídica da URSS, estabelecendo com ele relações no âmbito das representações permanentes.

Segundo este acordo, o “representante” do Vaticano na Federação Russa, atualmente o arcebispo Antonio Mennini, também será reconhecido como núncio apostólico por Moscou.

Presentes

O Papa entregou ao presidente uma cópia em russo de sua última encíclica, Caritas in Veritate, cuja impressão concluiu no dia anterior. Durante o encontro, ambos mantiveram “uma troca de opiniões sobre a situação econômica e política internacional”.

Segundo a nota vaticano, “analisaram-se os atuais desafios no campo da paz e da segurança”.

Falou-se ainda de temas culturais e sociais de interesse comum, como o valor da família e a contribuição dos crentes na vida da Rússia.

Medvedev presenteou ao Papa os 22 volumes que lhe faltavam da Enciclopédia Ortodoxa. Os tomos precedentes tinham sido presenteados ao pontífice por Vladimir Putin em 2007.

Ecumenismo

Nem o comunicado vaticano nem as declarações da porta-voz do chefe de Estado fazem menção às relações entre a Santa Sé e o patriarcado ortodoxo de Moscou, que nos últimos tempos melhoraram significativamente, no respeito das diferentes competências.

Na véspera, o arcipreste Igor Vyzhanov, secretário do Departamento para as Relações Exteriores do Patriarcado de Moscou, declarou a Interfax que a visita do presidente não era “uma missão de medição” entre ambas Igrejas, que têm seus próprios canais de comunicação.

Por este motivo, tampouco se fez referência nos comunicados à possibilidade de uma visita de Bento XVI à Rússia, pois a Santa Sé, em virtude das relações de irmandade que a unem à Igreja Ortodoxa, esperará um convite do patriarca de Moscou, Sua Beatitude Kirill.

Por sua parte, o patriarca, em declarações à última edição do semanário italiano “Panorama”, declarou que os responsáveis da Igreja Ortodoxa Russa “nunca excluíram a possibilidade de um encontro, adequadamente preparado, entre seu Primaz e o Papa”, algo que não acontece desde o cisma do Oriente, há quase mil anos.

A Federação Russa tem uma população de 140 milhões de habitantes, dos quais os católicos são 13 milhões.


Fonte: www.zenit.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.861.173
Visitas Únicas Hoje: 1.310
Usuários Online: 285