Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 10965 - O Papa Francisco e sua “capacidade de incidir nas pessoas religiosas simples, que tem necessidade de linguagem imediata e de presença próxima ao cotidiano”.
Artigo visto 1415 vezes




Visto: 1415
Postado em: 10/05/13 às 06:13:15 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=10965
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

Religión Digital

Ao eleger Jorge Mario Bergoglio como Papa os cardeais apostaram em uma alternativa “extra europeia” e decidiram reconhecer a importância da América Latina para a Igreja Católica, afirmou o cardeal Gianfranco Ravasi.

 

Em entrevista, o presidente do Pontifício Conselho para a Cultura do Vaticano, que inicia um giro pelo México, onde dará conferências e participará de debates públicos, explicou as perspectivas com o primeiro pontífice latino-americano.
 
Assegurou que para além da personalidade do arcebispo de Buenos Aires, que não era particularmente conhecida, sua eleição é o reconhecimento de que, apesar de todos os seus problemas, o cristianismo latino-americano é significativo em nível quantitativo e qualitativo, porque é uma comunidade muito viva e criativa.
 
“Os católicos dessa região convertem-se em exemplo para nós europeus, que estamos bloqueados pela secularização, mas que carecemos de grandes estímulos”, disse.
 
“As nossas (as europeias) parecem comunidades cansadas, do ponto de vista religioso, enquanto aquelas são muito mais reativas”, referiu.
 
Presidente do escritório vaticano dedicado a coordenar projetos culturais católicos pelo mundo afora, Ravasiparticipou do Conclave de março passado.
 
Durante o pontificado de Bento XVI cresceu em presença e popularidade por seus projetos peculiares.
 
Tuiteiro frequente, biblista e amante da música clássica, definiu-se a si mesmo como um “eclético”.
 
No México, protagonizará uma etapa mais da iniciativa “Átrio dos gentios”, criada por Joseph Ratzinger para promover o diálogo entre crentes e ateus.
 
Destacou que a principal qualidade do Papa Francisco é sua capacidade de incidir nas pessoas religiosas simples, que tinham necessidade de uma linguagem imediata e de uma presença próxima ao cotidiano, assim como dos religiosos indiferentes, aqueles que também se sentem atraídos pelo novo pontífice.
 
Reconheceu que os bispos europeus costumam ser muito mais intelectuais e, com frequência, são capazes de entrar em contato direto com a base, que não se coloca muitos argumentos, mas requer testemunhos e estímulos.
 
“Em troca, agora existe a necessidade do elemento nacional-popular, do grande horizonte que se nutre apenas da televisão, mas que tem seus problemas. Talvez serão os intelectuais que vão começar a ter algumas reservas”, constatou.
 
O purpurado assegurou que Francisco, num futuro não muito distante, realizará discursos mais elaborados, intelectualmente falando.
 
“Agora os níveis mais altos foram também conquistados por esta figura, mas exigem um interlocutor que apresente as grandes questões, sólidas e eternas, sobre a vida, a sociedade e as grandes decisões éticas”, estabeleceu.
 
“A grande habilidade do Papa Francisco é seguramente a de chegar a esses temas não do alto, mas da base, desde aquilo que as pessoas esperam em sua existência e que progressivamente sobe para oferecer respostas profundas. Os intelectuais estão acostumados a partir do alto”, acrescentou.
 
Segundo Ravasi não existe contradição entre a intelectualidade de Bento XVI e a simplicidade do Papa Francisco, porque a realidade pode ser encarada a partir de diversos enfoques.
 
Advertiu que se Bergoglio continuar falando ao povo de coisas imediatas não será suficiente, porque os grandes problemas estão no substrato das pessoas, inclusive as mais humildes.
 
Assim mesmo indicou que a teoria por si só não serve para nada e por isso Joseph Ratzinger sempre fez um esforço para entrar em contato direto com o povo, demonstrando uma evidente dificuldade.
 
“Em seus últimos atos as pessoas viam o esforço que ele fazia [para estar mais próximo do povo] porque compreendia bem sua importância. Ele participou das Jornadas Mundiais da Juventude. E, justamente, por ter o próximo encontro no Rio de Janeiro, ao qual não poderia faltar, o motivou a apresentar a sua renúncia”, ponderou.
 
Ravasi inicia sua visita ao México por Monterrey. Na terça-feira estão previstos vários atos em Puebla enquanto na quarta-feira e quinta-feira terá apresentações na Cidade do México.


Fonte: http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/



LEIA TAMBÉM
Tanzânia: explosão em igreja Católica deixa feridos e um morto. Veja!
Em que medida a “falta de fé” pode ser motivo para a declaração de nulidade matrimonial?
Uruguai e Colômbia reagem a aborto através de participação maciça de sua população.
Vaticano descobre primeira imagem europeia de indígenas americanos (feita na época de Cristóvão Colombo)
Uruguaios mais perto de reverter lei que aprovou aborto no País.
336 milhões de seres humanos foram exterminados na China pelo aborto entre 1971 e 2010.
Franceses continuam a protestar contra aprovação do “matrimônio” Gay.
Atenção! mais de 70 igrejas já foram destruídas na Nigéria por fundamentalistas islâmicos.
Veja o vídeo que está chocando o Brasil e unindo católicos e evangélicos a favor da família.



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.340.546
Visitas Únicas Hoje: 498
Usuários Online: 128