espacojames



Página Inicial
Listar Artigos Salvai Almas




Artigo N.º 6164 - ORIENTAÇÕES PARA O BATISMO DE DESEJO
Artigo visto 15433




Visto: 15433
Postado em: 10/09/10 às 18:08:04 por: James
Categoria: Artigos Salvai Almas
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=28&id=6164
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos Salvai Almas


Espacojames: Respondendo alguns emails que recebi sobre crianças que não chegaram a nascer ou nasceram mortas sem serem batizadas, sigam as orientações do confidente Cláudio do Movimento Salvai Almas.

Existem três formas de Batismo.

1) O Batismo-Sacramento: celebrado normalmente pela Igreja com os vivos.

2) O Batismo de Sangue: No caso de mártires pela fé e que não receberam o Batismo. Isto acontecia muito na Igreja primitiva quando o adulto era preparado com muita antecedência para o Batismo.

3) O Batismo de Desejo: Pessoas que desejavam recebê-lo, mas por qualquer circunstâncias morreram antes. Também seria o caso de incluir os pagãos que não conheceram a Cristo, mas que viveram retamente de acordo com a sua consciência e a Lei Natural. Se O tivessem conhecido, teriam pedido o Batismo. Neste último caso, que só Deus conhece, poderá acontecer o Batismo de Desejo, segundo Catecismo.

Quanto às crianças que morrem sem batismo (natimortos ou abortos, sejam espontâneos ou provocados) a Igreja não definiu normas específicas. Há uma comissão no Vaticano, nomeada por Bento XVI que está estudando a questão. Em teologia chama-se de questão em aberto. Segundo Cláudio nos orientava e agora o próprio Jesus pede o batismo dessas crianças ( Leia o artigo Mansão Pagã ) deve ser feito pela Igreja ou pela mãe ou avó materna.

A Igreja não faz esse tipo de batismo porque não tem normas específicas e, então, é compreensível a atitude dos sacerdotes que negam o batismo a essas crianças. Há que se considerar também que Jesus foi muito claro no Evangelho: "Quem crer e for batizado, será salvo. Quem não crer, será condenado". Portanto, o Batismo é absolutamente necessário para entrar no céu. Então devemos fazer o batismo de Desejo. 

Como a criança não teve a chance de desejar o batismo, este desejo deve ser suprido pela mãe, assim como a necessidade da Fé para o batismo é suprida pela Igreja e/ou pelos pais e padrinhos. Há dois casos: Quando existe o túmulo da criança e quando não existe, pois foi abortada no início da gestação.

Quando existe o túmulo da criança

Deve ser batizada no túmulo.

Quando não existe o túmulo da criança

Adota-se o seguinte procedimento: Usar, de preferência, água benta (mas pode ser água comum). Se souber o sexo, dar-lhe um nome. Se não souber, dar-lhe um nome que seja usado tanto por homens como mulheres. (exemplo: Nadir ). Se não, dar-lhe um nome como José/Maria. Conforme o sexo, Deus adota o nome. Derramar três vezes água benta sobre uma criança imaginária ao mesmo tempo em que se pronuncia a fórmula do batismo:

Eu (fulana) te batizo José/Maria, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A criança não recebe o Sacramento do Batismo, mas os frutos do Batismo e, imediatamente, irá para o abraço de Deus Pai.

Quando houve aborto provocado existe pecado grave. Neste caso, antes do batismo, orientar a mãe para que, devidamente arrependida e com o firme propósito de não mais cometê-lo, procure um sacerdote e se confesse e somente depois efetue o Batismo.

 

Cláudio - Movimento Salvai Almas




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 9.863.697
Visitas Únicas Hoje: 1.741
Usuários Online: 378