Espacojames


Página Inicial
Listar Saiba Mais




Artigo N.º 15356 - O que são orações de reparação?
Artigo visto 273 vezes




Visto: 273
Postado em: 06/07/19 às 21:36:15 por: James
Categoria: Saiba Mais
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=19&id=15356
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Saiba Mais

Nós, católicos, temos o dever de reparar o dano espiritual causado pelos nossos pecados e pelos da humanidade

Desde Adão e Eva, a humanidade tenta reparar os danos que infligem a outras pessoas. Embora Jesus Cristo tenha feito o último ato de reparação no Calvário, os católicos acreditam que ainda precisamos fazer o que pudermos para reparar os danos que cometemos.

O Catecismo da Igreja Católica explica que, depois de confessar nossos pecados no sacramento da reconciliação, ainda precisamos consertar os danos que causamos aos outros:

Muitos pecados prejudicam o próximo. Há que fazer o possível por reparar esse dano (por exemplo: restituir as coisas roubadas, restabelecer a boa reputação daquele que foi caluniado, indenizar por ferimentos). A simples justiça o exige. Mas, além disso, o pecado fere e enfraquece o próprio pecador, assim como as suas relações com Deus e com o próximo. A absolvição tira o pecado, mas não remedia todas as desordens causadas pelo pecado. Aliviado do pecado, o pecador deve ainda recuperar a perfeita saúde espiritual. Ele deve, pois, fazer mais alguma coisa para reparar os seus pecados: «satisfazer» de modo apropriado ou «expiar» os seus pecados. A esta satisfação também se chama penitência.” (Catecismo da Igreja Católica, 1459)

Embora isso se refira principalmente a atos físicos de reparação, também é possível oferecer orações de reparação por danos pessoais e danos causados ​​por outras pessoas. A Enciclopédia Católica explica:

Somos restaurados à graça através dos méritos da morte de Cristo, e essa graça nos permite adicionar nossas orações, trabalhos e provações às de Nosso Senhor” e preencher as coisas que estão querendo os sofrimentos de Cristo. Podemos, portanto, fazer algum tipo de reparação à justiça de Deus por nossas próprias ofensas contra Ele e, em virtude da Comunhão dos Santos, a unidade e a solidariedade do Corpo místico de Cristo, podemos também fazer satisfação e reparação pela pecados dos outros ”.

Desta forma, podemos ajudar a reparar os danos espirituais que outros causaram e contribuir para a cura do mundo. O próprio Jesus apareceu à Santa Margarida Maria Alacoque e pediu-lhe para promover a devoção ao seu Sagrado Coração como forma de reparar os vários pecados cometidos contra ele.


Orações de reparação também podem ser pensadas como “orações de amor”, proclamando a Jesus o amor que você tem por ele, mesmo quando outros o rejeitam.

Acima de tudo, as orações de reparação nos ajudam a entender que nossas ações têm consequências físicas e espirituais. A justiça exige que consertemos o dano de ambas as maneiras, invocando o toque de cura de Deus sobre nossos pecados e os pecados do mundo.


Fonte: www.aleteia.org



LEIA TAMBÉM
Qual o significado de quando ficamos em pé ou sentados durante a Missa?
Por que a festa de Corpus Christi é celebrada sempre em uma quinta-feira?
Como sabemos que Deus é bom?
O significado dos 7 dons do Espírito Santo
O significado da imagem da pomba na Bíblia
Quantas vezes Jesus apareceu após sua ressurreição?
É pecado quebrar a penitência quaresmal?
Por que o padre se veste de rosa?
O que fazer quando padrinhos e madrinhas mudam de religião?



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.333.982
Visitas Únicas Hoje: 870
Usuários Online: 360