espacojames



Página Inicial
Listar Saiba Mais




Artigo N.º 1501 - Qual a diferença entre o Terço e o Rosário?
Artigo visto 46048




Visto: 46048
Postado em: 25/04/09 às 08:05:27 por: James
Categoria: Saiba Mais
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=19&id=1501
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Saiba Mais


Algumas pessoas já perguntaram-me sobre a diferença entre o Terço e o Rosário pois bem, o Rosário é o conjunto de 150 Ave-Marias, ou seja, 15 mistérios que contemplamos desde a anunciação do anjo Gabriel até a coroação de Maria como Rainha do Céu e da terra.

Já o Terço como o próprio nome diz se trata da terça parte do Rosário, ou seja, 50 Ave-Marias ou 5 mistérios.

Temos então, o Rosário dividido em três partes: A primeira parte os Mistérios Gozosos, a segunda parte os Mistérios Dolorosos e por fim os Mistérios Gloriosos.

Quem  achar  difícil  no  seu dia-a-dia rezar o Rosário inteiro, pode  dividi-lo rezando a primeira parte de manhã, a segunda a tarde e a terceira a noite, mas se mesmo assim continuar difícil, pode fazer como o proposto acima, rezando uma terça parte por dia, ou seja, o Terço.

Será que o Rosário(Terço) não é uma oração mecânica, pouco inteligente?
 

Existe o risco de fazer do Rosário(Terço)uma oração mecânica, na qual a única  preocupação é a repetição apressada. Porém, quando paramos para examinar  o  sentido  da repetição, descobrimos: a força do Rosário(Terço) está na repetição.

Diz Jesus: "Se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas,  não entrareis no reino dos Céus" (Mt 18,3). Quando rezamos o Terço,  estamos  diante  de Deus, do modo que mais lhe agrada, como um coração de criança e sem impor  condições a Ele. ( Pe. Alberto Luiz Gambarini ).

Já ouvi algumas pessoas questionando sobre o Terço, dizendo  que  é   apenas repetitivo, ou que não é Bíblico. Pois bem, não vou  aqui  escrever  um   testamento explicando a respeito, mas há um CD do  Pe. Joãozinho(recomendo) que se  chama:  "Os mistérios do TERÇO".  No encarte deste CD, ele fala sobre 10 boas razões para  rezar o Terço, que eu gostaria de colocar aqui. Não pedi autorização a ele nem  a  ninguém que por direito deveria, mas se tratando das coisas de Deus, acho que não  terá problema:

1. É uma oração bíblica: o Pai nosso é a oração que Jesus  nos  ensinou.

A Ave-Maria foi ensinada por Deus Pai através do anjo Gabriel(Lc 1,28) e pelo Espírito Santo através  da  boca  de  Isabel (Lc 1,42). Quando rezamos a  Ave-Maria, realizamos hoje a profecia do Magnificat:"Todas as gerações me chamarão  de bendita" (Lc 1,48).

2. Cristo está no centro do Terço: o mais importante não é prestar atenção na repetição de palavras. Na verdade elas são apenas uma cantilena a nos embalar no que realmente importa:  contemplar e  meditar  os momentos mais importantes da vida de Jesus Cristo.

3. Rezar com a Igreja: o Terço nos coloca em comunhão com toda a  Igreja em oração.

4. Maravilhosa terapia: se tiver deprimido,ou mesmo com insônia, procure o terço. É um ótimo calmante... e não é tóxico.

5. Simples e profundo: crianças,  jovens e  idosos, sábios   e  simples, todos podem encontrar sentido na oração do Terço.

6. Escola de oração: o Terço nos leva a entender o valor da oração.

7. Atual: cada dia vejo mais jovens descobrindo a atualidade do terço.

8. Prática de solidariedade: procure incluir o nome de uma pessoa em cada Ave-Maria. Chamo isso de "Terço dos amigos".

9. Popular: o terço tem 100% da preferência do povo.

10. Leva à quietude: nos dias agitados de hoje, o Terço é uma fonte de paz.

 

Fonte: Padre Joãozinho / CD: Os mistérios do TERÇO.

"O Rosário, lentamente recitado e meditado - em família, em comunidade, pessoalmente - vos fará penetrar, pouco a pouco, nos sentimentos de Jesus Cristo e de sua Mãe, evocando todos os acontecimentos que são a chave de nossa salvação" -

João Paulo II




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.853.414
Visitas Únicas Hoje: 1.738
Usuários Online: 489