Recorde de acesso em:
23/03/2016
é de 7.940
Total Visitas Únicas: 5.125.276 Visitas Únicas Hoje: 1.253
Usuários Online: 232
Sistema de Busca
Documento sem título

Qual a aparição de Nossa Senhora mais importante na História?

Medjugorje

Fátima














Newsletter Espacojames
Receba nossas atualizações diretamente no seu Email - Grátis!
 

Artigos
Artigos sobre diversos temas, todos relacionados a igreja e o nossa vida cristã.




Salvar em PDF






Visto: 1434 - Impresso: 26 - Enviado: 13 - Salvo em Word: 15
Postado em: 14/07/16 às 20:11:57 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=14395
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos

Ela é obra e dom de toda a Trindade

“A Eucaristia nos é dada como obra e dom de toda a Trindade” (Pe. Raniero Cantalamessa, OFM)

Uma amiga me contou, dias atrás, que seu pai ajudava a mãe na cozinha em várias tarefas, inclusive em uma bem tediosa: descascar nozes, classificá-las e guardá-las em sacos – e depois dar uma parte delas a amigos e familiares. Ele faleceu. Alguns meses mais tarde, minha amiga foi pegar algumas das nozes no freezer e parou para pensar, com carinho, que seu pai tinha partido, mas deixara aquele alimento cuidadosamente pronto.

Não foi difícil para essa minha amiga traçar um paralelo quase imediato com a Eucaristia. Quando Jesus sabia que estava prestes a ascender ao céu, deixou para os seus amigos não apenas alimento terreno que os nutrisse, mas seu próprio Corpo e Sangue.

 

Estamos bem cuidados.

Temos um Pai celestial que conhece todas as nossas necessidades e cuida de satisfazê-las. Nosso pão de cada dia não é só um símbolo ou só uma subsistência terrena: é verdadeiro alimento espiritual, é a Carne real e o Sangue real de nosso Salvador, Deus feito homem. A Eucaristia é o alimento que transcende a cerimônia e tem sua essência e seu poder enraizados na própria Trindade.

 

 

Eis alguns dos efeitos surpreendentes da Eucaristia:

1) União com Cristo: receber Jesus na Eucaristia funde o nosso ser com o de Cristo. São Cirilo de Alexandria o descreve como “quando a cera derretida se funde com outra cera”. A jornada cristã consiste em tornar-se como Cristo, em “permanecer nele” – e Ele em nós. A Eucaristia é o meio para que isto aconteça.

2) Destruição do pecado venial: a Eucaristia destrói o pecado venial. Destrói! O fervor da nossa caridade pode ser afetado pelo pecado venial, mas, quando recebemos a Eucaristia, nos unimos à própria Caridade, que queima todo vestígio de pecado venial e nos deixa limpos, prontos para recomeçar.

3) Preservação contra o pecado mortal: assim como devemos abster-nos de receber a Eucaristia quando conscientes de estar em pecado mortal, também devemos recebê-la tanto quanto possível quando em graça, porque ela nos preserva e nos ajuda a evitar o pecado grave. O poder da Eucaristia lava o pecado venial da nossa alma e a recobre de uma “camada protetora” contra o pecado mortal!

4) Relação pessoal com Jesus: todo cristão sabe da importância da relação pessoal com Jesus, mas é principalmente através da Eucaristia que podemos realmente viver o encontro com a Pessoa de Jesus, presente na Hóstia Santa. Bento XVI, na Sacramentum Caritatis, nos esclareceu:

Há hoje uma necessidade de redescobrir que Jesus Cristo não é apenas uma convicção privada ou uma ideia abstrata, mas sim uma Pessoa real, cuja participação na história humana é capaz de renovar a vida de cada homem e de cada mulher. Por isso, a Eucaristia, como fonte e ápice da vida e da missão da Igreja, deve ser traduzida em espiritualidade, em uma vida vivida ‘de acordo com o Espírito’“.

5) Dá vida: a Eucaristia “preserva, aumenta e renova a vida da graça recebida no batismo” (cf. Catecismo, nº 1392). Ou seja, comungar aumenta a vida da graça já presente dentro de nós!

6) Une ao Corpo de Cristo: como ficamos mais unidos a Cristo através da Eucaristia, também ficamos mais unidos a todas as outras pessoas que recebem a Eucaristia! Em outras palavras: a Eucaristia, que é o Corpo de Cristo, nos mantém como um corpo de irmãos unidos a Ele e entre nós na Igreja.

7) Compromete-nos com os pobres: as palavras de São João Crisóstomo envergonham aqueles de nós que saem da mesa eucarística sem se importarem com Cristo presente nos pobres:

Você provou o Sangue do Senhor, mas ainda não reconhece o seu irmão… Você desonra esta mesa quando julga que alguém que é digno de participar desta refeição não é digno de compartilhar dos seus alimentos. Deus libertou você de todos os seus pecados e o convidou a esta mesa, mas você não se tornou mais misericordioso“.

8) É refúgio espiritual: a Sagrada Comunhão é uma antecipação das alegrias do céu; é capaz de produzir em nós o júbilo de experimentar a verdadeira unidade com Deus. Se nos sentimos abatidos pelas dificuldades da vida, podemos nos aproximar da Eucaristia, nossa fonte de alegria, e pedir ao Senhor que nos encha da sua consolação e paz!

9) É pacificação para a alma e para os povos: no Sínodo de 2005 sobre a Eucaristia, os bispos debateram como a recepção da Eucaristia em áreas devastadas pela guerra transforma o povo de Deus e dá forças para buscar a paz:

Graças a celebrações eucarísticas, povos envolvidos em conflitos têm sido capazes de se reunir em torno da palavra de Deus, ouvir a sua mensagem profética de reconciliação através do perdão gratuito e receber a graça da conversão que lhes permite partilhar o mesmo pão e o mesmo cálice” (Propositio, 49).

10) É foco para a nossa vida: quem realmente compreende a natureza profunda da Eucaristia começa a centrar a sua vida em torno à Comunhão. Não há nada mais importante: nem futebol, nem reuniões, nem festas. Não há nada mais importante que o nosso encontro semanal para receber o remédio do Doutor das almas, Jesus Cristo.

Todos estes efeitos surpreendentes – e muitos outros – estão ao seu alcance!

Mas lembre-se de que a sua disposição ao receber a Eucaristia pode determinar o quanto você está aberto a esses efeitos.

Então, seja reverente, recolha-se com fervor e peça a Deus, através do poder da Eucaristia, todas as graças de que você precisa na sua vida hoje.

Ele vai ouvir!



Fonte: www.aleteia.org











Postado por: James - www.espacojames.com.br em: 14/07/16 às 20:11:57 h.


Saiba como contribuir com nosso site:

1) O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!   [ Leia + ]

2) - Receba diariamente os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui! é grátis!
 
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por aqui!

4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações clique no botão abaixo.




LEIA TAMBÉM











Copyright 2006 - 2015 - www.espacojames.com.br - Todos os Direitos Reservados - Santarém - Pará - Brasil
Desenvolvido por: ESPACOJAMES